Segmentação por coorte: uma aplicação no mercado de cartões de crédito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4737 |
Resumo: | Estudos evidenciam a existência de um período de maior sensibilidade na vida das pessoas influenciadas por acontecimentos que desenvolvem valores e atitudes levados por toda a vida. Esse efeito, chamado de efeito coorte, acontece na transição da vida para a fase adulta. A segmentação por coortes estuda esses comportamentos diferenciados entre cada coorte a fim de auxiliar na previsão de demandas e direcionar para ações de marketing específicas, tanto para estratégias em massa quanto individual. O mercado de cartões de crédito cresce em grandes proporções a cada ano e já está presente no dia-a-dia de todas as classes sociais brasileiras, com a facilidade de não ter que levar dinheiro em espécie e poder ter um prazo para pagar as compras à vista. Desta forma, este trabalho apresenta uma investigação empírica, em que as pessoas expressam seus hábitos de utilização, ou não, de cartões de crédito, com o objetivo de verificar se efeitos de coortes afetam suas maneiras de utilização do serviço. Com isso, além de contribuição para o estudo do tema coortes em marketing, através dos resultados e conclusões apresentados, este trabalho pode fornecer subsídios aos profissionais de marketing para a sustentabilidade do crescimento do mercado de cartões de crédito. Com os resultados apresentados, observamos a potencialidade da utilização da segmentação por coortes no mercado de cartões de crédito. Comprovando-se a diferença de comportamentos dos usuários de cartão de crédito entre as coortes |
id |
UFF-2_15d054be4f96c60f9d076e8754ca71ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4737 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Segmentação por coorte: uma aplicação no mercado de cartões de créditoSegmentaçãoEfeito coorteMarketingCartão de créditoMarketingCartão de créditoSegmentationCohort's effectMarketingCredit-cardsEstudos evidenciam a existência de um período de maior sensibilidade na vida das pessoas influenciadas por acontecimentos que desenvolvem valores e atitudes levados por toda a vida. Esse efeito, chamado de efeito coorte, acontece na transição da vida para a fase adulta. A segmentação por coortes estuda esses comportamentos diferenciados entre cada coorte a fim de auxiliar na previsão de demandas e direcionar para ações de marketing específicas, tanto para estratégias em massa quanto individual. O mercado de cartões de crédito cresce em grandes proporções a cada ano e já está presente no dia-a-dia de todas as classes sociais brasileiras, com a facilidade de não ter que levar dinheiro em espécie e poder ter um prazo para pagar as compras à vista. Desta forma, este trabalho apresenta uma investigação empírica, em que as pessoas expressam seus hábitos de utilização, ou não, de cartões de crédito, com o objetivo de verificar se efeitos de coortes afetam suas maneiras de utilização do serviço. Com isso, além de contribuição para o estudo do tema coortes em marketing, através dos resultados e conclusões apresentados, este trabalho pode fornecer subsídios aos profissionais de marketing para a sustentabilidade do crescimento do mercado de cartões de crédito. Com os resultados apresentados, observamos a potencialidade da utilização da segmentação por coortes no mercado de cartões de crédito. Comprovando-se a diferença de comportamentos dos usuários de cartão de crédito entre as coortesStudies has shown that there is a period of greater sensitivity in people's life, affected by events that develop attitudes and values taken for alI life. This effect, called 'cohort's effect' is the transition from childhood's life to adulthood. The cohort studies targeting these particular behaviors between each cohort in order to help the forecasting demand and direct specific actions of marketing, such as mass' strategies or individual. The market of credit-cards grows in large scale every year and is already present in the day by day of alI social classes in Brazil , with the ease of not having to carry money nor pay in cash. Thus, this paper presents an empirical research, where people express their habits of using credit-cards or not, to verify how this 'cohort's effects' affects their ways of using the service. Therefore, besides its contribution to the study of the subject for the market-area, the results and findings may provide subsidies to marketing's people use it for the sustainability of growth ofthe credit-cards' market. With the results presented, we see the potential use of market segmentation by cohorts of credit-cards. Showing the difference of behavior of the users credit card between the cohortsAbegão, Luís HenriqueOliveira, Murilo AlvarengaPereira, Rodrigo Carlos MarquesSiqueira, Gustavo2017-09-29T16:04:21Z2017-09-29T16:04:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4737CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-01T19:12:40Zoai:app.uff.br:1/4737Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:16.227170Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Segmentação por coorte: uma aplicação no mercado de cartões de crédito |
title |
Segmentação por coorte: uma aplicação no mercado de cartões de crédito |
spellingShingle |
Segmentação por coorte: uma aplicação no mercado de cartões de crédito Siqueira, Gustavo Segmentação Efeito coorte Marketing Cartão de crédito Marketing Cartão de crédito Segmentation Cohort's effect Marketing Credit-cards |
title_short |
Segmentação por coorte: uma aplicação no mercado de cartões de crédito |
title_full |
Segmentação por coorte: uma aplicação no mercado de cartões de crédito |
title_fullStr |
Segmentação por coorte: uma aplicação no mercado de cartões de crédito |
title_full_unstemmed |
Segmentação por coorte: uma aplicação no mercado de cartões de crédito |
title_sort |
Segmentação por coorte: uma aplicação no mercado de cartões de crédito |
author |
Siqueira, Gustavo |
author_facet |
Siqueira, Gustavo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abegão, Luís Henrique Oliveira, Murilo Alvarenga Pereira, Rodrigo Carlos Marques |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segmentação Efeito coorte Marketing Cartão de crédito Marketing Cartão de crédito Segmentation Cohort's effect Marketing Credit-cards |
topic |
Segmentação Efeito coorte Marketing Cartão de crédito Marketing Cartão de crédito Segmentation Cohort's effect Marketing Credit-cards |
description |
Estudos evidenciam a existência de um período de maior sensibilidade na vida das pessoas influenciadas por acontecimentos que desenvolvem valores e atitudes levados por toda a vida. Esse efeito, chamado de efeito coorte, acontece na transição da vida para a fase adulta. A segmentação por coortes estuda esses comportamentos diferenciados entre cada coorte a fim de auxiliar na previsão de demandas e direcionar para ações de marketing específicas, tanto para estratégias em massa quanto individual. O mercado de cartões de crédito cresce em grandes proporções a cada ano e já está presente no dia-a-dia de todas as classes sociais brasileiras, com a facilidade de não ter que levar dinheiro em espécie e poder ter um prazo para pagar as compras à vista. Desta forma, este trabalho apresenta uma investigação empírica, em que as pessoas expressam seus hábitos de utilização, ou não, de cartões de crédito, com o objetivo de verificar se efeitos de coortes afetam suas maneiras de utilização do serviço. Com isso, além de contribuição para o estudo do tema coortes em marketing, através dos resultados e conclusões apresentados, este trabalho pode fornecer subsídios aos profissionais de marketing para a sustentabilidade do crescimento do mercado de cartões de crédito. Com os resultados apresentados, observamos a potencialidade da utilização da segmentação por coortes no mercado de cartões de crédito. Comprovando-se a diferença de comportamentos dos usuários de cartão de crédito entre as coortes |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-29T16:04:21Z 2017-09-29T16:04:21Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4737 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823689631531008 |