Segmentação por coorte: uma aplicação no mercado de cartões de crédito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Gustavo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4737
Resumo: Estudos evidenciam a existência de um período de maior sensibilidade na vida das pessoas influenciadas por acontecimentos que desenvolvem valores e atitudes levados por toda a vida. Esse efeito, chamado de efeito coorte, acontece na transição da vida para a fase adulta. A segmentação por coortes estuda esses comportamentos diferenciados entre cada coorte a fim de auxiliar na previsão de demandas e direcionar para ações de marketing específicas, tanto para estratégias em massa quanto individual. O mercado de cartões de crédito cresce em grandes proporções a cada ano e já está presente no dia-a-dia de todas as classes sociais brasileiras, com a facilidade de não ter que levar dinheiro em espécie e poder ter um prazo para pagar as compras à vista. Desta forma, este trabalho apresenta uma investigação empírica, em que as pessoas expressam seus hábitos de utilização, ou não, de cartões de crédito, com o objetivo de verificar se efeitos de coortes afetam suas maneiras de utilização do serviço. Com isso, além de contribuição para o estudo do tema coortes em marketing, através dos resultados e conclusões apresentados, este trabalho pode fornecer subsídios aos profissionais de marketing para a sustentabilidade do crescimento do mercado de cartões de crédito. Com os resultados apresentados, observamos a potencialidade da utilização da segmentação por coortes no mercado de cartões de crédito. Comprovando-se a diferença de comportamentos dos usuários de cartão de crédito entre as coortes
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