A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22273 |
Resumo: | A formação inicial de professores da educação básica, para a atuação com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente no curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói, é o tema desta monografia. O objetivo geral do estudo é analisar os principais elementos que perpassam o projeto político pedagógico no curso de Pedagogia da referida universidade quanto à formação inicial de professores para a EJA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir de revisão de literatura e da análise de documentos da Faculdade de Educação da UFF (FEUFF). Conclui-se que os elementos que perpassam essa formação nesse curso de Pedagogia evidenciam os desafios postos na formação docente inicial para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Entende-se, aqui, a formação realizada na universidade (pública, laica e gratuita), em nível superior, como espaço oportuno de formação docente para a Educação de Jovens e Adultos e lugar potencial de formação. Considera-se também que, apesar de as ações da universidade com relação a essa formação ainda serem tímidas, é possível e necessário que, nos cursos de pedagogia, haja a ampliação dessa formação para a EJA. O posicionamento político presente neste trabalho mostra-se a favor de que a universidade oportunize e teça caminhos para a formação inicial de professores para a modalidade EJA, ampliando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão nessa área |
id |
UFF-2_160b24f229b11952c26c48b8d3f56e9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22273 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-NiteróiEducação de Jovens e AdultosFormação docentePedagogiaEducação de adultosFormação de professorYouth and Adult EducationTeacher trainingPedagogyA formação inicial de professores da educação básica, para a atuação com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente no curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói, é o tema desta monografia. O objetivo geral do estudo é analisar os principais elementos que perpassam o projeto político pedagógico no curso de Pedagogia da referida universidade quanto à formação inicial de professores para a EJA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir de revisão de literatura e da análise de documentos da Faculdade de Educação da UFF (FEUFF). Conclui-se que os elementos que perpassam essa formação nesse curso de Pedagogia evidenciam os desafios postos na formação docente inicial para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Entende-se, aqui, a formação realizada na universidade (pública, laica e gratuita), em nível superior, como espaço oportuno de formação docente para a Educação de Jovens e Adultos e lugar potencial de formação. Considera-se também que, apesar de as ações da universidade com relação a essa formação ainda serem tímidas, é possível e necessário que, nos cursos de pedagogia, haja a ampliação dessa formação para a EJA. O posicionamento político presente neste trabalho mostra-se a favor de que a universidade oportunize e teça caminhos para a formação inicial de professores para a modalidade EJA, ampliando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão nessa áreaThe initial training of elementary school teachers to work with Youth and Adult Education (EJA), specifically at the Universidade Federal Fluminense (UFF) Pedagogy course, Niteroi campus, is the theme of this monography. The overall objective is to analyze the main elements that are present in the pedagogical and political project in the Pedagogy course of the aforementioned university concerning the initial training of teachers for EJA. It is a bibliographical research, stemming from literature assessment and the analysis of the UFF Education Faculty (FEUFF). It is concluded that the elements which are present in the training in this Pedagogy course highlight the challenges found in the initial teacher training for EJA in Brazil. The graduate-level training performed in the (public, secular and cost-free) university is understood here as the appropriate place for teacher training for the Youth and Adult Education and a potential place for training. It is also considered that, although the university actions concerning this training are still very timid, it is possible and necessary that there is an increase of this training for EJA in the pedagogy courses. The political positioning present in this work is in favor that the university offers opportunities and create ways for the initial training of teachers for EJA, increasing the interaction among education, research and extension in this areaVentura, Jaqueline PereiraBomfim, Maria Inês do Rego MonteiroEcar, Vitória de Souza2021-06-02T16:41:32Z2021-06-02T16:41:32Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfECAR, Vitória de Souza. A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no curso de Pedagogia da UFF-Niterói. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22273http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-26T18:35:27Zoai:app.uff.br:1/22273Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-26T18:35:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói |
title |
A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói |
spellingShingle |
A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói Ecar, Vitória de Souza Educação de Jovens e Adultos Formação docente Pedagogia Educação de adultos Formação de professor Youth and Adult Education Teacher training Pedagogy |
title_short |
A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói |
title_full |
A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói |
title_fullStr |
A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói |
title_full_unstemmed |
A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói |
title_sort |
A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói |
author |
Ecar, Vitória de Souza |
author_facet |
Ecar, Vitória de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ventura, Jaqueline Pereira Bomfim, Maria Inês do Rego Monteiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ecar, Vitória de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Formação docente Pedagogia Educação de adultos Formação de professor Youth and Adult Education Teacher training Pedagogy |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Formação docente Pedagogia Educação de adultos Formação de professor Youth and Adult Education Teacher training Pedagogy |
description |
A formação inicial de professores da educação básica, para a atuação com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente no curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói, é o tema desta monografia. O objetivo geral do estudo é analisar os principais elementos que perpassam o projeto político pedagógico no curso de Pedagogia da referida universidade quanto à formação inicial de professores para a EJA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir de revisão de literatura e da análise de documentos da Faculdade de Educação da UFF (FEUFF). Conclui-se que os elementos que perpassam essa formação nesse curso de Pedagogia evidenciam os desafios postos na formação docente inicial para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Entende-se, aqui, a formação realizada na universidade (pública, laica e gratuita), em nível superior, como espaço oportuno de formação docente para a Educação de Jovens e Adultos e lugar potencial de formação. Considera-se também que, apesar de as ações da universidade com relação a essa formação ainda serem tímidas, é possível e necessário que, nos cursos de pedagogia, haja a ampliação dessa formação para a EJA. O posicionamento político presente neste trabalho mostra-se a favor de que a universidade oportunize e teça caminhos para a formação inicial de professores para a modalidade EJA, ampliando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão nessa área |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-06-02T16:41:32Z 2021-06-02T16:41:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ECAR, Vitória de Souza. A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no curso de Pedagogia da UFF-Niterói. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22273 |
identifier_str_mv |
ECAR, Vitória de Souza. A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no curso de Pedagogia da UFF-Niterói. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135262291034112 |