A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ecar, Vitória de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22273
Resumo: A formação inicial de professores da educação básica, para a atuação com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente no curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói, é o tema desta monografia. O objetivo geral do estudo é analisar os principais elementos que perpassam o projeto político pedagógico no curso de Pedagogia da referida universidade quanto à formação inicial de professores para a EJA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir de revisão de literatura e da análise de documentos da Faculdade de Educação da UFF (FEUFF). Conclui-se que os elementos que perpassam essa formação nesse curso de Pedagogia evidenciam os desafios postos na formação docente inicial para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Entende-se, aqui, a formação realizada na universidade (pública, laica e gratuita), em nível superior, como espaço oportuno de formação docente para a Educação de Jovens e Adultos e lugar potencial de formação. Considera-se também que, apesar de as ações da universidade com relação a essa formação ainda serem tímidas, é possível e necessário que, nos cursos de pedagogia, haja a ampliação dessa formação para a EJA. O posicionamento político presente neste trabalho mostra-se a favor de que a universidade oportunize e teça caminhos para a formação inicial de professores para a modalidade EJA, ampliando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão nessa área
id UFF-2_160b24f229b11952c26c48b8d3f56e9f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22273
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-NiteróiEducação de Jovens e AdultosFormação docentePedagogiaEducação de adultosFormação de professorYouth and Adult EducationTeacher trainingPedagogyA formação inicial de professores da educação básica, para a atuação com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente no curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói, é o tema desta monografia. O objetivo geral do estudo é analisar os principais elementos que perpassam o projeto político pedagógico no curso de Pedagogia da referida universidade quanto à formação inicial de professores para a EJA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir de revisão de literatura e da análise de documentos da Faculdade de Educação da UFF (FEUFF). Conclui-se que os elementos que perpassam essa formação nesse curso de Pedagogia evidenciam os desafios postos na formação docente inicial para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Entende-se, aqui, a formação realizada na universidade (pública, laica e gratuita), em nível superior, como espaço oportuno de formação docente para a Educação de Jovens e Adultos e lugar potencial de formação. Considera-se também que, apesar de as ações da universidade com relação a essa formação ainda serem tímidas, é possível e necessário que, nos cursos de pedagogia, haja a ampliação dessa formação para a EJA. O posicionamento político presente neste trabalho mostra-se a favor de que a universidade oportunize e teça caminhos para a formação inicial de professores para a modalidade EJA, ampliando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão nessa áreaThe initial training of elementary school teachers to work with Youth and Adult Education (EJA), specifically at the Universidade Federal Fluminense (UFF) Pedagogy course, Niteroi campus, is the theme of this monography. The overall objective is to analyze the main elements that are present in the pedagogical and political project in the Pedagogy course of the aforementioned university concerning the initial training of teachers for EJA. It is a bibliographical research, stemming from literature assessment and the analysis of the UFF Education Faculty (FEUFF). It is concluded that the elements which are present in the training in this Pedagogy course highlight the challenges found in the initial teacher training for EJA in Brazil. The graduate-level training performed in the (public, secular and cost-free) university is understood here as the appropriate place for teacher training for the Youth and Adult Education and a potential place for training. It is also considered that, although the university actions concerning this training are still very timid, it is possible and necessary that there is an increase of this training for EJA in the pedagogy courses. The political positioning present in this work is in favor that the university offers opportunities and create ways for the initial training of teachers for EJA, increasing the interaction among education, research and extension in this areaVentura, Jaqueline PereiraBomfim, Maria Inês do Rego MonteiroEcar, Vitória de Souza2021-06-02T16:41:32Z2021-06-02T16:41:32Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfECAR, Vitória de Souza. A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no curso de Pedagogia da UFF-Niterói. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22273http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-26T18:35:27Zoai:app.uff.br:1/22273Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-26T18:35:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói
title A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói
spellingShingle A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói
Ecar, Vitória de Souza
Educação de Jovens e Adultos
Formação docente
Pedagogia
Educação de adultos
Formação de professor
Youth and Adult Education
Teacher training
Pedagogy
title_short A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói
title_full A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói
title_fullStr A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói
title_full_unstemmed A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói
title_sort A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói
author Ecar, Vitória de Souza
author_facet Ecar, Vitória de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Jaqueline Pereira
Bomfim, Maria Inês do Rego Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Ecar, Vitória de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Formação docente
Pedagogia
Educação de adultos
Formação de professor
Youth and Adult Education
Teacher training
Pedagogy
topic Educação de Jovens e Adultos
Formação docente
Pedagogia
Educação de adultos
Formação de professor
Youth and Adult Education
Teacher training
Pedagogy
description A formação inicial de professores da educação básica, para a atuação com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente no curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói, é o tema desta monografia. O objetivo geral do estudo é analisar os principais elementos que perpassam o projeto político pedagógico no curso de Pedagogia da referida universidade quanto à formação inicial de professores para a EJA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir de revisão de literatura e da análise de documentos da Faculdade de Educação da UFF (FEUFF). Conclui-se que os elementos que perpassam essa formação nesse curso de Pedagogia evidenciam os desafios postos na formação docente inicial para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Entende-se, aqui, a formação realizada na universidade (pública, laica e gratuita), em nível superior, como espaço oportuno de formação docente para a Educação de Jovens e Adultos e lugar potencial de formação. Considera-se também que, apesar de as ações da universidade com relação a essa formação ainda serem tímidas, é possível e necessário que, nos cursos de pedagogia, haja a ampliação dessa formação para a EJA. O posicionamento político presente neste trabalho mostra-se a favor de que a universidade oportunize e teça caminhos para a formação inicial de professores para a modalidade EJA, ampliando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão nessa área
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-06-02T16:41:32Z
2021-06-02T16:41:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ECAR, Vitória de Souza. A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no curso de Pedagogia da UFF-Niterói. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22273
identifier_str_mv ECAR, Vitória de Souza. A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no curso de Pedagogia da UFF-Niterói. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135262291034112