O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Daniela Ferreira de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5177
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores da EJA no processo ensino-aprendizagem e as estratégias que desenvolvem para superá-las, verificando as condições de trabalho ofertadas pelas instituições escolares onde atuam os professores da Educação de Jovens e Adultos, nos aspectos físico, didático e formativo. A metodologia tem como base a abordagem da pesquisa qualitativa de caráter descritivo a partir de estudo de campo. Os dados foram coletas com 03 professoras, utilizando-se como instrumento entrevistas individuais semiestruturadas. A análise dos dados coletados se deu por meio de técnicas qualitativas da análise de conteúdo. No referencial teórico abordamos questões sobre as dificuldades docentes na EJA a partir de teóricos como Arroyo (2008); Campelo (2010); Di Pierro (2010); Sampaio (2010), Freire (1987), entre outros. Ao longo das análises dos dados percebemos que os professores alfabetizadores da EJA enfrentam muitos e diversos problemas para efetivar o processo de ensino-aprendizagem, mas diante de tais problemas as professoras, a seu modo e de acordo com as suas possibilidades individuais, buscam soluções variadas. A questão da falta de formação docente específica para atuar na EJA é outro problema sério enfrentado pelas professoras, porém os problemas que enfrentam para efetivar o processo de ensino e aprendizagem refletem muito mais no seu trabalho do que a falta de formação continuada para os professores, espaço físico, material didático e dificuldades docentes, pois há uma problemática muito maior que se refere às questões sociais, econômicas e culturais.
id UFCG_f0bca72cbd8130f8a781309366a2564e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5177
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes.The teaching process in youth and adult education: teaching difficulties and confrontations.Educação de jovens e adultosProfessores de jovens e adultos - enfrentamentosFormação docente - educação de jovens e adultosYouth and Adult EducationYouth and Adult Teachers - CopingTeacher training - youth and adult educationEducação.O objetivo deste trabalho é analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores da EJA no processo ensino-aprendizagem e as estratégias que desenvolvem para superá-las, verificando as condições de trabalho ofertadas pelas instituições escolares onde atuam os professores da Educação de Jovens e Adultos, nos aspectos físico, didático e formativo. A metodologia tem como base a abordagem da pesquisa qualitativa de caráter descritivo a partir de estudo de campo. Os dados foram coletas com 03 professoras, utilizando-se como instrumento entrevistas individuais semiestruturadas. A análise dos dados coletados se deu por meio de técnicas qualitativas da análise de conteúdo. No referencial teórico abordamos questões sobre as dificuldades docentes na EJA a partir de teóricos como Arroyo (2008); Campelo (2010); Di Pierro (2010); Sampaio (2010), Freire (1987), entre outros. Ao longo das análises dos dados percebemos que os professores alfabetizadores da EJA enfrentam muitos e diversos problemas para efetivar o processo de ensino-aprendizagem, mas diante de tais problemas as professoras, a seu modo e de acordo com as suas possibilidades individuais, buscam soluções variadas. A questão da falta de formação docente específica para atuar na EJA é outro problema sério enfrentado pelas professoras, porém os problemas que enfrentam para efetivar o processo de ensino e aprendizagem refletem muito mais no seu trabalho do que a falta de formação continuada para os professores, espaço físico, material didático e dificuldades docentes, pois há uma problemática muito maior que se refere às questões sociais, econômicas e culturais.The objective of this study is to analyze the difficulties faced by EJA teachers in the teaching-learning process and the strategies that these professionals develop to overcome them, verifying the work conditions offered by the school institutions where the Youth and Adult Education teachers work, in the aspects physical, didactic and formative. The methodology of this work has as basis the qualitative research approach, of descriptive character, from field study. Data were collected with 03 female teachers, using, as instrument, semi-structured individual interviews. The analysis of the collected data occurred through qualitative techniques of content analysis. In the theoretical reference, we work questions about teaching difficulties in the EJA, from authors such as Arroyo (2008); Campelo (2010); Di Pierro (2010); Sampaio (2010), Freire (1987), among others. During the analysis of the data, we verified that EJA literacy teachers face many and different problems to accomplish the teaching-learning process, but in the face of these problems, teachers, in their own way and according to their individual possibilities, seek varied solutions. The question of the lack of specific teacher training to work in the EJA is another serious problem faced by teachers, but, the problems, that they face to accomplish the teaching and learning process, reflect much more in their work than the lack of continuous training for teachers or the lack of physical space, didactic material and teaching difficulties, because there is a much larger problem that refers to social, economic and cultural issues.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Dorgival Gonçalves.FERNANDES, Dorgival Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/7158784499086756JOCA, Alexandre Martins.PIRES, Aparecida Carneiro.FREITAS, Daniela Ferreira de.2017-09-052019-07-30T16:18:31Z2019-07-302019-07-30T16:18:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5177FREITAS, Daniela Ferreira de. O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes. 2017. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T17:04:52Zoai:localhost:riufcg/5177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T17:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes.
The teaching process in youth and adult education: teaching difficulties and confrontations.
title O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes.
spellingShingle O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes.
FREITAS, Daniela Ferreira de.
Educação de jovens e adultos
Professores de jovens e adultos - enfrentamentos
Formação docente - educação de jovens e adultos
Youth and Adult Education
Youth and Adult Teachers - Coping
Teacher training - youth and adult education
Educação.
title_short O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes.
title_full O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes.
title_fullStr O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes.
title_full_unstemmed O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes.
title_sort O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes.
author FREITAS, Daniela Ferreira de.
author_facet FREITAS, Daniela Ferreira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
http://lattes.cnpq.br/7158784499086756
JOCA, Alexandre Martins.
PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Daniela Ferreira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Professores de jovens e adultos - enfrentamentos
Formação docente - educação de jovens e adultos
Youth and Adult Education
Youth and Adult Teachers - Coping
Teacher training - youth and adult education
Educação.
topic Educação de jovens e adultos
Professores de jovens e adultos - enfrentamentos
Formação docente - educação de jovens e adultos
Youth and Adult Education
Youth and Adult Teachers - Coping
Teacher training - youth and adult education
Educação.
description O objetivo deste trabalho é analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores da EJA no processo ensino-aprendizagem e as estratégias que desenvolvem para superá-las, verificando as condições de trabalho ofertadas pelas instituições escolares onde atuam os professores da Educação de Jovens e Adultos, nos aspectos físico, didático e formativo. A metodologia tem como base a abordagem da pesquisa qualitativa de caráter descritivo a partir de estudo de campo. Os dados foram coletas com 03 professoras, utilizando-se como instrumento entrevistas individuais semiestruturadas. A análise dos dados coletados se deu por meio de técnicas qualitativas da análise de conteúdo. No referencial teórico abordamos questões sobre as dificuldades docentes na EJA a partir de teóricos como Arroyo (2008); Campelo (2010); Di Pierro (2010); Sampaio (2010), Freire (1987), entre outros. Ao longo das análises dos dados percebemos que os professores alfabetizadores da EJA enfrentam muitos e diversos problemas para efetivar o processo de ensino-aprendizagem, mas diante de tais problemas as professoras, a seu modo e de acordo com as suas possibilidades individuais, buscam soluções variadas. A questão da falta de formação docente específica para atuar na EJA é outro problema sério enfrentado pelas professoras, porém os problemas que enfrentam para efetivar o processo de ensino e aprendizagem refletem muito mais no seu trabalho do que a falta de formação continuada para os professores, espaço físico, material didático e dificuldades docentes, pois há uma problemática muito maior que se refere às questões sociais, econômicas e culturais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-05
2019-07-30T16:18:31Z
2019-07-30
2019-07-30T16:18:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5177
FREITAS, Daniela Ferreira de. O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes. 2017. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5177
identifier_str_mv FREITAS, Daniela Ferreira de. O processo de ensino na educação de jovens e adultos: dificuldades e enfrentamentos docentes. 2017. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382381785088