Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33753 |
Resumo: | Iniciado na forma de um programa piloto (2009) e depois expandido para o restante da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro (2010), o Programa Conexão Educação tem por objetivo, através de intenso uso de tecnologias da informação, propiciar a produção de informações confiáveis e em tempo real para o comando da Secretaria de Estado de Educação. Ao possibilitar análises, conferências e controle em tempo real o programa se instala nas escolas estaduais trazendo uma espaço-temporalidade diferente daquela que se constituía até então nos estabelecimentos de ensino, constituinte de uma forma escolar moderna tributária dos princípios da modernidade e que se instalou no Brasil na virada do século XIX para XX. O presente trabalho objetivou, então, compreender as modificações provocadas por tal programa na rede estadual de ensino. Para tanto, realizou-se um percurso em que foi analisado, em termos gerais, o processo de introdução da forma escolar moderna no Brasil na virada do século XIX para o XX; discutiu-se teoricamente as relações entre a dimensão espaço-temporal de tal forma escolar e a modernidade, bem como os dilemas que se colocam frente a ela em tempos pós-modernos; discutiu-se as contribuições teóricas de quatro autores que analisaram a dimensão espaço-temporal da educação e, por fim, analisou-se a forma como o programa Conexão Educação foi instalado nas escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro e suas conseqüências para o espaço-tempo da rede. |
id |
UFF-2_1798f322ab05495e3ccacd933301cfa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/33753 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de JaneiroPrograma Conexão EducaçãoPolítica EducacionalEspaço-tempoEspaço escolarForma escolar modernaModernidadePolítica educacionalEscola públicaModernidadeConexão Educação ProgramEducation PolicySpace-timeSchool spaceModernityIniciado na forma de um programa piloto (2009) e depois expandido para o restante da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro (2010), o Programa Conexão Educação tem por objetivo, através de intenso uso de tecnologias da informação, propiciar a produção de informações confiáveis e em tempo real para o comando da Secretaria de Estado de Educação. Ao possibilitar análises, conferências e controle em tempo real o programa se instala nas escolas estaduais trazendo uma espaço-temporalidade diferente daquela que se constituía até então nos estabelecimentos de ensino, constituinte de uma forma escolar moderna tributária dos princípios da modernidade e que se instalou no Brasil na virada do século XIX para XX. O presente trabalho objetivou, então, compreender as modificações provocadas por tal programa na rede estadual de ensino. Para tanto, realizou-se um percurso em que foi analisado, em termos gerais, o processo de introdução da forma escolar moderna no Brasil na virada do século XIX para o XX; discutiu-se teoricamente as relações entre a dimensão espaço-temporal de tal forma escolar e a modernidade, bem como os dilemas que se colocam frente a ela em tempos pós-modernos; discutiu-se as contribuições teóricas de quatro autores que analisaram a dimensão espaço-temporal da educação e, por fim, analisou-se a forma como o programa Conexão Educação foi instalado nas escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro e suas conseqüências para o espaço-tempo da rede.In 2009 the Conexão Educação program started as a pilot project in some of Rio de Janeiro state schools with the objective of producing reliable, real-time information for the Secretary of Education through the intensive use of information technology. Later (2010) the program expanded to all state schools. The program stablished a different spatio-temporality in schools than the one inherited from Scientific Modernity and deployed in Brazil in late 19th century. The aim of this study therefore is to understand and evaluate the changes brought by the stablishment of that program. The first chapter begins by laying out the theoretical and historical dimensions connecting Modernity, Post-Modernity, time-space and education following a brief overview of the recent history of the implementation of a modern school shape in Brazil in late 19th century and the beginning of the 20th century highlighting the spatio-temporal dimensions of the process. The second chapter discusses the theories of four different authors that theorized about spatio-temporal dimension of schools and education. Finally, the third chapter discusses the design, characterization and evaluation of the Conexão Educação program and its consequences over spatio-temporal dimension of Rio de Janeiro state schools.165 p.Costa, Rogério Haesbaert daGasparello, Arlette MedeirosBarbosa, Jorge LuizRangel, Sônia de Oliveira CâmaraAndré, Philipe Braga2024-07-29T16:04:50Z2024-07-29T16:04:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRÉ, Philipe Braga. Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2012. 165 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33753CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-29T16:04:54Zoai:app.uff.br:1/33753Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:36.821396Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
title |
Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro André, Philipe Braga Programa Conexão Educação Política Educacional Espaço-tempo Espaço escolar Forma escolar moderna Modernidade Política educacional Escola pública Modernidade Conexão Educação Program Education Policy Space-time School space Modernity |
title_short |
Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
title_full |
Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
title_sort |
Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro |
author |
André, Philipe Braga |
author_facet |
André, Philipe Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Rogério Haesbaert da Gasparello, Arlette Medeiros Barbosa, Jorge Luiz Rangel, Sônia de Oliveira Câmara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André, Philipe Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Conexão Educação Política Educacional Espaço-tempo Espaço escolar Forma escolar moderna Modernidade Política educacional Escola pública Modernidade Conexão Educação Program Education Policy Space-time School space Modernity |
topic |
Programa Conexão Educação Política Educacional Espaço-tempo Espaço escolar Forma escolar moderna Modernidade Política educacional Escola pública Modernidade Conexão Educação Program Education Policy Space-time School space Modernity |
description |
Iniciado na forma de um programa piloto (2009) e depois expandido para o restante da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro (2010), o Programa Conexão Educação tem por objetivo, através de intenso uso de tecnologias da informação, propiciar a produção de informações confiáveis e em tempo real para o comando da Secretaria de Estado de Educação. Ao possibilitar análises, conferências e controle em tempo real o programa se instala nas escolas estaduais trazendo uma espaço-temporalidade diferente daquela que se constituía até então nos estabelecimentos de ensino, constituinte de uma forma escolar moderna tributária dos princípios da modernidade e que se instalou no Brasil na virada do século XIX para XX. O presente trabalho objetivou, então, compreender as modificações provocadas por tal programa na rede estadual de ensino. Para tanto, realizou-se um percurso em que foi analisado, em termos gerais, o processo de introdução da forma escolar moderna no Brasil na virada do século XIX para o XX; discutiu-se teoricamente as relações entre a dimensão espaço-temporal de tal forma escolar e a modernidade, bem como os dilemas que se colocam frente a ela em tempos pós-modernos; discutiu-se as contribuições teóricas de quatro autores que analisaram a dimensão espaço-temporal da educação e, por fim, analisou-se a forma como o programa Conexão Educação foi instalado nas escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro e suas conseqüências para o espaço-tempo da rede. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-29T16:04:50Z 2024-07-29T16:04:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRÉ, Philipe Braga. Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2012. 165 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012. https://app.uff.br/riuff/handle/1/33753 |
identifier_str_mv |
ANDRÉ, Philipe Braga. Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2012. 165 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823639844093952 |