Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Philipe Braga
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33753
Resumo: Iniciado na forma de um programa piloto (2009) e depois expandido para o restante da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro (2010), o Programa Conexão Educação tem por objetivo, através de intenso uso de tecnologias da informação, propiciar a produção de informações confiáveis e em tempo real para o comando da Secretaria de Estado de Educação. Ao possibilitar análises, conferências e controle em tempo real o programa se instala nas escolas estaduais trazendo uma espaço-temporalidade diferente daquela que se constituía até então nos estabelecimentos de ensino, constituinte de uma forma escolar moderna tributária dos princípios da modernidade e que se instalou no Brasil na virada do século XIX para XX. O presente trabalho objetivou, então, compreender as modificações provocadas por tal programa na rede estadual de ensino. Para tanto, realizou-se um percurso em que foi analisado, em termos gerais, o processo de introdução da forma escolar moderna no Brasil na virada do século XIX para o XX; discutiu-se teoricamente as relações entre a dimensão espaço-temporal de tal forma escolar e a modernidade, bem como os dilemas que se colocam frente a ela em tempos pós-modernos; discutiu-se as contribuições teóricas de quatro autores que analisaram a dimensão espaço-temporal da educação e, por fim, analisou-se a forma como o programa Conexão Educação foi instalado nas escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro e suas conseqüências para o espaço-tempo da rede.
id UFF-2_1798f322ab05495e3ccacd933301cfa1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33753
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de JaneiroPrograma Conexão EducaçãoPolítica EducacionalEspaço-tempoEspaço escolarForma escolar modernaModernidadePolítica educacionalEscola públicaModernidadeConexão Educação ProgramEducation PolicySpace-timeSchool spaceModernityIniciado na forma de um programa piloto (2009) e depois expandido para o restante da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro (2010), o Programa Conexão Educação tem por objetivo, através de intenso uso de tecnologias da informação, propiciar a produção de informações confiáveis e em tempo real para o comando da Secretaria de Estado de Educação. Ao possibilitar análises, conferências e controle em tempo real o programa se instala nas escolas estaduais trazendo uma espaço-temporalidade diferente daquela que se constituía até então nos estabelecimentos de ensino, constituinte de uma forma escolar moderna tributária dos princípios da modernidade e que se instalou no Brasil na virada do século XIX para XX. O presente trabalho objetivou, então, compreender as modificações provocadas por tal programa na rede estadual de ensino. Para tanto, realizou-se um percurso em que foi analisado, em termos gerais, o processo de introdução da forma escolar moderna no Brasil na virada do século XIX para o XX; discutiu-se teoricamente as relações entre a dimensão espaço-temporal de tal forma escolar e a modernidade, bem como os dilemas que se colocam frente a ela em tempos pós-modernos; discutiu-se as contribuições teóricas de quatro autores que analisaram a dimensão espaço-temporal da educação e, por fim, analisou-se a forma como o programa Conexão Educação foi instalado nas escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro e suas conseqüências para o espaço-tempo da rede.In 2009 the Conexão Educação program started as a pilot project in some of Rio de Janeiro state schools with the objective of producing reliable, real-time information for the Secretary of Education through the intensive use of information technology. Later (2010) the program expanded to all state schools. The program stablished a different spatio-temporality in schools than the one inherited from Scientific Modernity and deployed in Brazil in late 19th century. The aim of this study therefore is to understand and evaluate the changes brought by the stablishment of that program. The first chapter begins by laying out the theoretical and historical dimensions connecting Modernity, Post-Modernity, time-space and education following a brief overview of the recent history of the implementation of a modern school shape in Brazil in late 19th century and the beginning of the 20th century highlighting the spatio-temporal dimensions of the process. The second chapter discusses the theories of four different authors that theorized about spatio-temporal dimension of schools and education. Finally, the third chapter discusses the design, characterization and evaluation of the Conexão Educação program and its consequences over spatio-temporal dimension of Rio de Janeiro state schools.165 p.Costa, Rogério Haesbaert daGasparello, Arlette MedeirosBarbosa, Jorge LuizRangel, Sônia de Oliveira CâmaraAndré, Philipe Braga2024-07-29T16:04:50Z2024-07-29T16:04:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRÉ, Philipe Braga. Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2012. 165 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33753CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-29T16:04:54Zoai:app.uff.br:1/33753Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:36.821396Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
title Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
spellingShingle Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
André, Philipe Braga
Programa Conexão Educação
Política Educacional
Espaço-tempo
Espaço escolar
Forma escolar moderna
Modernidade
Política educacional
Escola pública
Modernidade
Conexão Educação Program
Education Policy
Space-time
School space
Modernity
title_short Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
title_full Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
title_fullStr Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
title_sort Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro
author André, Philipe Braga
author_facet André, Philipe Braga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Rogério Haesbaert da
Gasparello, Arlette Medeiros
Barbosa, Jorge Luiz
Rangel, Sônia de Oliveira Câmara
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Philipe Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Conexão Educação
Política Educacional
Espaço-tempo
Espaço escolar
Forma escolar moderna
Modernidade
Política educacional
Escola pública
Modernidade
Conexão Educação Program
Education Policy
Space-time
School space
Modernity
topic Programa Conexão Educação
Política Educacional
Espaço-tempo
Espaço escolar
Forma escolar moderna
Modernidade
Política educacional
Escola pública
Modernidade
Conexão Educação Program
Education Policy
Space-time
School space
Modernity
description Iniciado na forma de um programa piloto (2009) e depois expandido para o restante da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro (2010), o Programa Conexão Educação tem por objetivo, através de intenso uso de tecnologias da informação, propiciar a produção de informações confiáveis e em tempo real para o comando da Secretaria de Estado de Educação. Ao possibilitar análises, conferências e controle em tempo real o programa se instala nas escolas estaduais trazendo uma espaço-temporalidade diferente daquela que se constituía até então nos estabelecimentos de ensino, constituinte de uma forma escolar moderna tributária dos princípios da modernidade e que se instalou no Brasil na virada do século XIX para XX. O presente trabalho objetivou, então, compreender as modificações provocadas por tal programa na rede estadual de ensino. Para tanto, realizou-se um percurso em que foi analisado, em termos gerais, o processo de introdução da forma escolar moderna no Brasil na virada do século XIX para o XX; discutiu-se teoricamente as relações entre a dimensão espaço-temporal de tal forma escolar e a modernidade, bem como os dilemas que se colocam frente a ela em tempos pós-modernos; discutiu-se as contribuições teóricas de quatro autores que analisaram a dimensão espaço-temporal da educação e, por fim, analisou-se a forma como o programa Conexão Educação foi instalado nas escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro e suas conseqüências para o espaço-tempo da rede.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-29T16:04:50Z
2024-07-29T16:04:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRÉ, Philipe Braga. Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2012. 165 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33753
identifier_str_mv ANDRÉ, Philipe Braga. Transformações no espaço-tempo da forma escolar moderna: a experiência do Programa Conexão Educação em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2012. 165 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823639844093952