Gestão escolar : desafios dos novos tempos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607199 |
Resumo: | Orientador: Clara Germana de Sa Gonçalves Nascimento |
id |
UNICAMP-30_1e611918f3e0fff29dd71d0ebde8b82b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::425887 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão escolar : desafios dos novos temposThe scholar management : challenges of timesEscolas - Organização e administraçãoEscolasCivilização modernaTempoEspaço educacionalDesafios da educaçãoSchoolar managementSchoolsModernityTimeEducational spaceChallenges of the educationOrientador: Clara Germana de Sa Gonçalves NascimentoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A gestão democrática da educação brasileira ainda se manifesta como um projeto inconcluso, especialmente no que se refere à organização do trabalho pedagógico, que é o próprio eixo da escola. É com esse entendimento que a presente pesquisa aborda os desafios que a gestão escolar necessita enfrentar e superar para que efetivamente possa consolidar uma educação democrática e uma prática transformadora, cujo centro é a pessoa. Iniciando nosso estudo faz-se uma inserção pelo processo da gestão escolar entendendo-a como parte essencial para viabilizar um projeto emancipador à escola, aos educadores e ao educandos. Para tanto, investigamos a gênese da escola na modernidade e as implicações de sua organização no exercício cotidiano da elaboração do processo de produção do conhecimento escolar e das resistências que permeiam a escola, bem como, analisamos os paradoxos e conseqüências da modernidade que se estendem para a educação. Decorrente dessas análises é que vamos defender a construção de um projeto democrático e emancipador para a escola brasileira, tomando como referência a Escola da Ponte em Portugal. Esta, na construção de um projeto educativo consciente, coletivo e centrado conseguiu modificar os padrões vigentes na escola pública reconhecido por todos os atores sociais nela envolvidos e legalmente, pelos órgãos superiores de educação em PortugalAbstract: The democratic management of the Brazilian education still shows itself as an inconclusive project, especially when it refers to the pedagogic work organization, which is the proper axis of the school. And using this understanding, the present research broaches the challenges that the school management needs to face and get it over so it can effectively strengthen a democratic education and a transforming practice, whose center is the person. Starting our study, an insertion through the school management process understanding it as an essential part to supply na emancipating project to the school, the educators and students is done. Then the origin of the school in the modernity and the implications of its organization in the daily exercise of the elaboration of the school knowledge production process and the difficulties that involve the school, also analyzing the paradoxes and the consequences of the modernity that extend to the education were investigated. From these analysis, a construction of a democratic and emancipating project to the Brazilian school takings reference the School of the Bridge in Portugal that in the construction of a conscious, collective, focused on the human being educational project, modified the current public school standards and those recognized by the involved people and the Superior Department of Education of Portugal is defended.DoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosMestre em Educação[s.n.]Nascimento, Clara Germana de Sa Gonçalves, 1937-Sochodolak, HelioAguilar, Luis EnriquePimenta, Maria Alzira de AlmeidaDe Rossi, Vera Lúcia SabongiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLedesma, Maria Rita Kaminski20082008-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf158 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607199LEDESMA, Maria Rita Kaminski. Gestão escolar: desafios dos novos tempos. 2008. 158 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607199. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425887porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:12:42Zoai::425887Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:12:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão escolar : desafios dos novos tempos The scholar management : challenges of times |
title |
Gestão escolar : desafios dos novos tempos |
spellingShingle |
Gestão escolar : desafios dos novos tempos Ledesma, Maria Rita Kaminski Escolas - Organização e administração Escolas Civilização moderna Tempo Espaço educacional Desafios da educação Schoolar management Schools Modernity Time Educational space Challenges of the education |
title_short |
Gestão escolar : desafios dos novos tempos |
title_full |
Gestão escolar : desafios dos novos tempos |
title_fullStr |
Gestão escolar : desafios dos novos tempos |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar : desafios dos novos tempos |
title_sort |
Gestão escolar : desafios dos novos tempos |
author |
Ledesma, Maria Rita Kaminski |
author_facet |
Ledesma, Maria Rita Kaminski |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Clara Germana de Sa Gonçalves, 1937- Sochodolak, Helio Aguilar, Luis Enrique Pimenta, Maria Alzira de Almeida De Rossi, Vera Lúcia Sabongi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ledesma, Maria Rita Kaminski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas - Organização e administração Escolas Civilização moderna Tempo Espaço educacional Desafios da educação Schoolar management Schools Modernity Time Educational space Challenges of the education |
topic |
Escolas - Organização e administração Escolas Civilização moderna Tempo Espaço educacional Desafios da educação Schoolar management Schools Modernity Time Educational space Challenges of the education |
description |
Orientador: Clara Germana de Sa Gonçalves Nascimento |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-02-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607199 LEDESMA, Maria Rita Kaminski. Gestão escolar: desafios dos novos tempos. 2008. 158 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607199. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) LEDESMA, Maria Rita Kaminski. Gestão escolar: desafios dos novos tempos. 2008. 158 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607199. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 158 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188986483113984 |