A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Lincoln Fernandes de Araujo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14929
Resumo: Sob a necessidade do incentivo à transformação de um ensino de química que ainda valoriza conteúdos e narrativas que tratam de temas oriundos da cultura europeia e norte-americana, e visando ao cumprimento da Lei 10.639/03, o presente trabalho relata a aplicação de uma atividade que utiliza o ensino de química ambiental para tratar das relações assimétricas entre a poluição do ar observada em cidades da região da África Subsaariana e os níveis de desenvolvimento social e tecnológico disponíveis à população dessa região. São expressados então uma abordagem do combate à poluição atmosférica e uma reflexão sobre as condições em que se dá a exploração dessas reservas minerais fundamentais. Seguindo os preceitos da pedagogia histórico-crítica, a prática, desenvolvida em um colégio estadual do município de São Gonçalo, foi pautada em um viés problematizador que gerou um debate e reflexão sobre o potencial e a importância dos povos africanos para o desenvolvimento sustentável no nível global, utilizando elementos como o diálogo e a produção textual para trabalhar o empoderamento dos alunos. Esta estratégia deu espaço para o desenvolvimento e apresentação de narrativas africanas dentro da aprendizagem de química ambiental, permitindo que os alunos aprendessem de maneira efetiva, podendo se reconhecer nos exemplos e fazendo correlações com sua própria vivência  
id UFF-2_183cb1c29ccb32d41adeeb7b62380ec6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14929
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planetaEnsino de química ambientalContinente africanoCultura africanaPoluição atmosféricaEmpoderamentoEnsino de químicaMeio ambienteCultura africanaEnvironmental chemistry teachingAfrican continentAfrican cultureAir pollutionEmpowermentSob a necessidade do incentivo à transformação de um ensino de química que ainda valoriza conteúdos e narrativas que tratam de temas oriundos da cultura europeia e norte-americana, e visando ao cumprimento da Lei 10.639/03, o presente trabalho relata a aplicação de uma atividade que utiliza o ensino de química ambiental para tratar das relações assimétricas entre a poluição do ar observada em cidades da região da África Subsaariana e os níveis de desenvolvimento social e tecnológico disponíveis à população dessa região. São expressados então uma abordagem do combate à poluição atmosférica e uma reflexão sobre as condições em que se dá a exploração dessas reservas minerais fundamentais. Seguindo os preceitos da pedagogia histórico-crítica, a prática, desenvolvida em um colégio estadual do município de São Gonçalo, foi pautada em um viés problematizador que gerou um debate e reflexão sobre o potencial e a importância dos povos africanos para o desenvolvimento sustentável no nível global, utilizando elementos como o diálogo e a produção textual para trabalhar o empoderamento dos alunos. Esta estratégia deu espaço para o desenvolvimento e apresentação de narrativas africanas dentro da aprendizagem de química ambiental, permitindo que os alunos aprendessem de maneira efetiva, podendo se reconhecer nos exemplos e fazendo correlações com sua própria vivência  Under the need to encourage the transformation of a chemistry teaching that still values contents and narratives that brings themes from European and North American culture, and aiming to comply with the Law 10.639/03, this work reports the application of an activity which uses environmental chemistry education to address the asymmetrical relationships between air pollution observed in cities in the sub-Saharan Africa region and the levels of development and technologies available to the population of that region, the fight against air pollution and the possession of mineral reserves that are fundamental to the deployment of this progress. Following the precepts of historical-critical pedagogy, the practice, applied at a state college in the city of São Gonçalo, was based on a problematic bias, which generated a debate and reflection on the potential and importance of African population for sustainable growth in a global level, using elements such as dialogue and textual production to work on student empowerment, providing space for the development and presentation of African narratives within environmental chemistry learning, allowing students to learn effectively, being able to recognize themselves in the examples and making correlations with their own experienceChinelli, Maura VenturaBorges, Márcia NarcizoFontoura, Geraldo André ThurlerRosa, Lincoln Fernandes de Araujo2020-09-14T17:36:29Z2020-09-14T17:36:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROSA, Lincoln Fernandes de Araújo. A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) -Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14929http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T14:02:13Zoai:app.uff.br:1/14929Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:17.056209Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta
title A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta
spellingShingle A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta
Rosa, Lincoln Fernandes de Araujo
Ensino de química ambiental
Continente africano
Cultura africana
Poluição atmosférica
Empoderamento
Ensino de química
Meio ambiente
Cultura africana
Environmental chemistry teaching
African continent
African culture
Air pollution
Empowerment
title_short A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta
title_full A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta
title_fullStr A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta
title_full_unstemmed A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta
title_sort A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta
author Rosa, Lincoln Fernandes de Araujo
author_facet Rosa, Lincoln Fernandes de Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chinelli, Maura Ventura
Borges, Márcia Narcizo
Fontoura, Geraldo André Thurler
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Lincoln Fernandes de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química ambiental
Continente africano
Cultura africana
Poluição atmosférica
Empoderamento
Ensino de química
Meio ambiente
Cultura africana
Environmental chemistry teaching
African continent
African culture
Air pollution
Empowerment
topic Ensino de química ambiental
Continente africano
Cultura africana
Poluição atmosférica
Empoderamento
Ensino de química
Meio ambiente
Cultura africana
Environmental chemistry teaching
African continent
African culture
Air pollution
Empowerment
description Sob a necessidade do incentivo à transformação de um ensino de química que ainda valoriza conteúdos e narrativas que tratam de temas oriundos da cultura europeia e norte-americana, e visando ao cumprimento da Lei 10.639/03, o presente trabalho relata a aplicação de uma atividade que utiliza o ensino de química ambiental para tratar das relações assimétricas entre a poluição do ar observada em cidades da região da África Subsaariana e os níveis de desenvolvimento social e tecnológico disponíveis à população dessa região. São expressados então uma abordagem do combate à poluição atmosférica e uma reflexão sobre as condições em que se dá a exploração dessas reservas minerais fundamentais. Seguindo os preceitos da pedagogia histórico-crítica, a prática, desenvolvida em um colégio estadual do município de São Gonçalo, foi pautada em um viés problematizador que gerou um debate e reflexão sobre o potencial e a importância dos povos africanos para o desenvolvimento sustentável no nível global, utilizando elementos como o diálogo e a produção textual para trabalhar o empoderamento dos alunos. Esta estratégia deu espaço para o desenvolvimento e apresentação de narrativas africanas dentro da aprendizagem de química ambiental, permitindo que os alunos aprendessem de maneira efetiva, podendo se reconhecer nos exemplos e fazendo correlações com sua própria vivência  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-14T17:36:29Z
2020-09-14T17:36:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Lincoln Fernandes de Araújo. A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) -Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14929
identifier_str_mv ROSA, Lincoln Fernandes de Araújo. A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) -Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823593399517184