Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Renato Teresa das
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14605
Resumo: O conceito de autoeficácia é parte integrante da Teoria Social Cognitiva. Trata-se das crenças que o indivíduo desenvolve sobre si no que se refere a sua capacidade em organizar e executar cursos da ação requeridos para produzir certas realizações. O presente estudo teve como objetivo avaliar a autoeficácia acadêmica em estudantes de IES (Instituições de Ensino Superior) públicas e privadas localizadas no município de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. Um total de 100 participantes, com idade entre 17 a 38 anos, responderam ao questionário sociodemográfico e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior. Destes, 49 eram do sexo masculino (M = 21,53 anos; DP = 3,04) e 51 do sexo feminino (M = 21,39 anos; DP = 3,53) A maioria dos participantes relatou alto senso de autoeficácia, sendo que alguns itens da subescala autoeficácia na interação social receberam, mais frequentemente, a avaliação máxima. Considerações para novos estudos são apresentadas
id UFF-2_1855b33f9349febf31a3e90afe22a0a2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14605
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratóriaTeoria social cognitivaCrenças de autoeficáciaAutoeficácia acadêmicaTeoria socialCogniçãoAutonomia (Psicologia)Interação socialCampos dos Goytacazes (RJ)Estudante universitárioCognitive social theorySelf-efficacy beliefsAcademic self-efficacyO conceito de autoeficácia é parte integrante da Teoria Social Cognitiva. Trata-se das crenças que o indivíduo desenvolve sobre si no que se refere a sua capacidade em organizar e executar cursos da ação requeridos para produzir certas realizações. O presente estudo teve como objetivo avaliar a autoeficácia acadêmica em estudantes de IES (Instituições de Ensino Superior) públicas e privadas localizadas no município de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. Um total de 100 participantes, com idade entre 17 a 38 anos, responderam ao questionário sociodemográfico e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior. Destes, 49 eram do sexo masculino (M = 21,53 anos; DP = 3,04) e 51 do sexo feminino (M = 21,39 anos; DP = 3,53) A maioria dos participantes relatou alto senso de autoeficácia, sendo que alguns itens da subescala autoeficácia na interação social receberam, mais frequentemente, a avaliação máxima. Considerações para novos estudos são apresentadasThe concept of self-efficacy is an integral part of Cognitive Social Theory. These are the beliefs that the individual develops about himself in his ability to organize and execute courses of action required to produce certain accomplishments. The present study aimed at evaluating academic self-efficacy in public and private higher education institutions located in Campos dos Goytacazes, in the north of the state of Rio de Janeiro. A total of 100 participants, aged between 17 and 38 years, answered the sociodemographic questionnaire and the Self-efficacy Scale in Higher Education. Of these, 49 were males (M = 21.53, SD = 3.04) and 51 females (M = 21.39, SD = 3.53). Most participants reported a high self- Being that some items of the subscale self-efficacy in social interaction received, more frequently, the maximum evaluation. Considerations for further studies are presentedCarvalho, Ana Lúcia NovaisCarvalho, Ana Lúcia NovaisSouza, Luiz Gustavo Silva deChagas, Renato Teresa das2020-08-11T13:24:34Z2020-08-11T13:24:34Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCHAGAS, Renato Teresa das. Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14605Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T17:42:00Zoai:app.uff.br:1/14605Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:19.927034Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória
title Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória
spellingShingle Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória
Chagas, Renato Teresa das
Teoria social cognitiva
Crenças de autoeficácia
Autoeficácia acadêmica
Teoria social
Cognição
Autonomia (Psicologia)
Interação social
Campos dos Goytacazes (RJ)
Estudante universitário
Cognitive social theory
Self-efficacy beliefs
Academic self-efficacy
title_short Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória
title_full Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória
title_fullStr Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória
title_full_unstemmed Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória
title_sort Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória
author Chagas, Renato Teresa das
author_facet Chagas, Renato Teresa das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ana Lúcia Novais
Carvalho, Ana Lúcia Novais
Souza, Luiz Gustavo Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Renato Teresa das
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria social cognitiva
Crenças de autoeficácia
Autoeficácia acadêmica
Teoria social
Cognição
Autonomia (Psicologia)
Interação social
Campos dos Goytacazes (RJ)
Estudante universitário
Cognitive social theory
Self-efficacy beliefs
Academic self-efficacy
topic Teoria social cognitiva
Crenças de autoeficácia
Autoeficácia acadêmica
Teoria social
Cognição
Autonomia (Psicologia)
Interação social
Campos dos Goytacazes (RJ)
Estudante universitário
Cognitive social theory
Self-efficacy beliefs
Academic self-efficacy
description O conceito de autoeficácia é parte integrante da Teoria Social Cognitiva. Trata-se das crenças que o indivíduo desenvolve sobre si no que se refere a sua capacidade em organizar e executar cursos da ação requeridos para produzir certas realizações. O presente estudo teve como objetivo avaliar a autoeficácia acadêmica em estudantes de IES (Instituições de Ensino Superior) públicas e privadas localizadas no município de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. Um total de 100 participantes, com idade entre 17 a 38 anos, responderam ao questionário sociodemográfico e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior. Destes, 49 eram do sexo masculino (M = 21,53 anos; DP = 3,04) e 51 do sexo feminino (M = 21,39 anos; DP = 3,53) A maioria dos participantes relatou alto senso de autoeficácia, sendo que alguns itens da subescala autoeficácia na interação social receberam, mais frequentemente, a avaliação máxima. Considerações para novos estudos são apresentadas
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-08-11T13:24:34Z
2020-08-11T13:24:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAGAS, Renato Teresa das. Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14605
Aluno de Graduação
identifier_str_mv CHAGAS, Renato Teresa das. Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2017.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823579617034240