Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14605 |
Resumo: | O conceito de autoeficácia é parte integrante da Teoria Social Cognitiva. Trata-se das crenças que o indivíduo desenvolve sobre si no que se refere a sua capacidade em organizar e executar cursos da ação requeridos para produzir certas realizações. O presente estudo teve como objetivo avaliar a autoeficácia acadêmica em estudantes de IES (Instituições de Ensino Superior) públicas e privadas localizadas no município de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. Um total de 100 participantes, com idade entre 17 a 38 anos, responderam ao questionário sociodemográfico e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior. Destes, 49 eram do sexo masculino (M = 21,53 anos; DP = 3,04) e 51 do sexo feminino (M = 21,39 anos; DP = 3,53) A maioria dos participantes relatou alto senso de autoeficácia, sendo que alguns itens da subescala autoeficácia na interação social receberam, mais frequentemente, a avaliação máxima. Considerações para novos estudos são apresentadas |
id |
UFF-2_1855b33f9349febf31a3e90afe22a0a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14605 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratóriaTeoria social cognitivaCrenças de autoeficáciaAutoeficácia acadêmicaTeoria socialCogniçãoAutonomia (Psicologia)Interação socialCampos dos Goytacazes (RJ)Estudante universitárioCognitive social theorySelf-efficacy beliefsAcademic self-efficacyO conceito de autoeficácia é parte integrante da Teoria Social Cognitiva. Trata-se das crenças que o indivíduo desenvolve sobre si no que se refere a sua capacidade em organizar e executar cursos da ação requeridos para produzir certas realizações. O presente estudo teve como objetivo avaliar a autoeficácia acadêmica em estudantes de IES (Instituições de Ensino Superior) públicas e privadas localizadas no município de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. Um total de 100 participantes, com idade entre 17 a 38 anos, responderam ao questionário sociodemográfico e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior. Destes, 49 eram do sexo masculino (M = 21,53 anos; DP = 3,04) e 51 do sexo feminino (M = 21,39 anos; DP = 3,53) A maioria dos participantes relatou alto senso de autoeficácia, sendo que alguns itens da subescala autoeficácia na interação social receberam, mais frequentemente, a avaliação máxima. Considerações para novos estudos são apresentadasThe concept of self-efficacy is an integral part of Cognitive Social Theory. These are the beliefs that the individual develops about himself in his ability to organize and execute courses of action required to produce certain accomplishments. The present study aimed at evaluating academic self-efficacy in public and private higher education institutions located in Campos dos Goytacazes, in the north of the state of Rio de Janeiro. A total of 100 participants, aged between 17 and 38 years, answered the sociodemographic questionnaire and the Self-efficacy Scale in Higher Education. Of these, 49 were males (M = 21.53, SD = 3.04) and 51 females (M = 21.39, SD = 3.53). Most participants reported a high self- Being that some items of the subscale self-efficacy in social interaction received, more frequently, the maximum evaluation. Considerations for further studies are presentedCarvalho, Ana Lúcia NovaisCarvalho, Ana Lúcia NovaisSouza, Luiz Gustavo Silva deChagas, Renato Teresa das2020-08-11T13:24:34Z2020-08-11T13:24:34Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCHAGAS, Renato Teresa das. Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14605Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T17:42:00Zoai:app.uff.br:1/14605Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:19.927034Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória |
title |
Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória |
spellingShingle |
Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória Chagas, Renato Teresa das Teoria social cognitiva Crenças de autoeficácia Autoeficácia acadêmica Teoria social Cognição Autonomia (Psicologia) Interação social Campos dos Goytacazes (RJ) Estudante universitário Cognitive social theory Self-efficacy beliefs Academic self-efficacy |
title_short |
Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória |
title_full |
Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória |
title_fullStr |
Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória |
title_full_unstemmed |
Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória |
title_sort |
Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória |
author |
Chagas, Renato Teresa das |
author_facet |
Chagas, Renato Teresa das |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Lúcia Novais Carvalho, Ana Lúcia Novais Souza, Luiz Gustavo Silva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Renato Teresa das |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria social cognitiva Crenças de autoeficácia Autoeficácia acadêmica Teoria social Cognição Autonomia (Psicologia) Interação social Campos dos Goytacazes (RJ) Estudante universitário Cognitive social theory Self-efficacy beliefs Academic self-efficacy |
topic |
Teoria social cognitiva Crenças de autoeficácia Autoeficácia acadêmica Teoria social Cognição Autonomia (Psicologia) Interação social Campos dos Goytacazes (RJ) Estudante universitário Cognitive social theory Self-efficacy beliefs Academic self-efficacy |
description |
O conceito de autoeficácia é parte integrante da Teoria Social Cognitiva. Trata-se das crenças que o indivíduo desenvolve sobre si no que se refere a sua capacidade em organizar e executar cursos da ação requeridos para produzir certas realizações. O presente estudo teve como objetivo avaliar a autoeficácia acadêmica em estudantes de IES (Instituições de Ensino Superior) públicas e privadas localizadas no município de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. Um total de 100 participantes, com idade entre 17 a 38 anos, responderam ao questionário sociodemográfico e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior. Destes, 49 eram do sexo masculino (M = 21,53 anos; DP = 3,04) e 51 do sexo feminino (M = 21,39 anos; DP = 3,53) A maioria dos participantes relatou alto senso de autoeficácia, sendo que alguns itens da subescala autoeficácia na interação social receberam, mais frequentemente, a avaliação máxima. Considerações para novos estudos são apresentadas |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-08-11T13:24:34Z 2020-08-11T13:24:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CHAGAS, Renato Teresa das. Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14605 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
CHAGAS, Renato Teresa das. Autoeficácia acadêmica de estudantes universitários da cidade de Campos dos Goytacazes: uma análise exploratória. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2017. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823579617034240 |