Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cristiano de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16238
http://dx.doi.org/10.22406/PROFIS.2020.mp.05834316743
Resumo: A inserção de conceitos de física, vinculados à astronomia no ensino médio, torna-se um grande desafio diante da formação insuficiente de docentes que ministram a disciplina de Física. No entanto, sendo herdeiros de um conhecimento milenar, é de grande importância que ao concluir a educação básica, o aluno tenha uma compreensão contemporânea sobre a origem e a evolução do Universo em que ele está situado, abrindo assim, possibilidades para sua transformação. Nesse sentido, este trabalho traz uma proposta de sequência didática para o ensino e aprendizagem de conceitos de astronomia, discutidos na disciplina de Física, com foco nos fenômenos astronômicos dia/noite e as estações do ano. A sequência é fundamentada na teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e elaborada com base nas unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), estabelecidas por Marco Antônio Moreira. Essa sequência, aplicada em duas turmas de 1º ano do ensino médio do C.E. Américo Pimenta, em Quatis, RJ, prevê seis encontros de duas aulas de 50 minutos cada, respeitando as etapas da UEPS. A fim de aprofundar o conhecimento específico sobre o tema, são propostas no decorrer da UEPS atividades que exploram a bagagem prévia de conhecimentos do aprendiz através de materiais potencialmente significativos, objetivando a crítica, a interação e a troca de conhecimentos. Além da participação e interesse dos alunos, notou-se um considerável e gradual domínio sobre o tema. Os alunos avaliaram positivamente o seu próprio aprendizado e acolheram bem as estratégias e materiais utilizados durante as aulas. Essas observações sugerem um provável e bem-sucedido processo de aprendizagem significativa. Como fruto dessa dissertação, foi elaborado um produto educacional que apresenta uma sequência didática e materiais de apoio, relacionados ao tema, os quais podendo ser usados por professores do ensino básico
id UFF-2_1886ae52eca465d31b03e827e3f005a0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16238
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do anoPMTU proposal for teaching astronomy topics: day/night and the seasonsEnsino de físicaAstronomiaAprendizagem significativaUnidades de ensino potencialmente significativaEnsino médioDidáticaObjetivo educacionalPhysics teachingAstronomyMeaningful learningPotentially meaningful teaching unitsA inserção de conceitos de física, vinculados à astronomia no ensino médio, torna-se um grande desafio diante da formação insuficiente de docentes que ministram a disciplina de Física. No entanto, sendo herdeiros de um conhecimento milenar, é de grande importância que ao concluir a educação básica, o aluno tenha uma compreensão contemporânea sobre a origem e a evolução do Universo em que ele está situado, abrindo assim, possibilidades para sua transformação. Nesse sentido, este trabalho traz uma proposta de sequência didática para o ensino e aprendizagem de conceitos de astronomia, discutidos na disciplina de Física, com foco nos fenômenos astronômicos dia/noite e as estações do ano. A sequência é fundamentada na teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e elaborada com base nas unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), estabelecidas por Marco Antônio Moreira. Essa sequência, aplicada em duas turmas de 1º ano do ensino médio do C.E. Américo Pimenta, em Quatis, RJ, prevê seis encontros de duas aulas de 50 minutos cada, respeitando as etapas da UEPS. A fim de aprofundar o conhecimento específico sobre o tema, são propostas no decorrer da UEPS atividades que exploram a bagagem prévia de conhecimentos do aprendiz através de materiais potencialmente significativos, objetivando a crítica, a interação e a troca de conhecimentos. Além da participação e interesse dos alunos, notou-se um considerável e gradual domínio sobre o tema. Os alunos avaliaram positivamente o seu próprio aprendizado e acolheram bem as estratégias e materiais utilizados durante as aulas. Essas observações sugerem um provável e bem-sucedido processo de aprendizagem significativa. Como fruto dessa dissertação, foi elaborado um produto educacional que apresenta uma sequência didática e materiais de apoio, relacionados ao tema, os quais podendo ser usados por professores do ensino básicoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.The insertion of physics concepts, associated to astronomy in high school, becomes a great challenge in face of the insufficient training of teachers who teach the discipline of Physics. However, being heirs of an ancient knowledge, it is of great importance that when completing basic education, students have a contemporary understanding of the origin and evolution of the Universe in which they are located, thus opening up possibilities for its transformation. In this sense, this work proposes a didactic sequence for teaching learning concepts of astronomy, discussed in the discipline of Physics, with a focus on astronomical phenomena day / night and the seasons. The sequence is based on the theory of meaningful learning proposed by David Ausubel, and elaborated based on the potentially meaningful teaching units (PMTU), established by Marco Antônio Moreira. The didactic sequence, which was applied to the equivalent of 10th grade (sophomore year) in two High School classes at "C.E. Américo Pimenta", in Quatis city, State of - Rio de Janeiro. It foresees six meetings of two sequential classes of 50 minutes each, respecting the stages of the PMTU. In order to deepen the specific knowledge on the theme, activities are proposed during the PMTU that explore the previous background of the learner's knowledge through potentially significant materials, aiming at critique, interaction and knowledge exchange. In addition to the participation and interest of the students, a considerable and gradual mastery over the theme was noted. The students positively evaluated their own learning and welcomed the strategies and materials used during the classes. These observations suggest a likely and successful process of meaningful learning. As a result of this dissertation, an educational product was elaborated that presents a didactic sequence and support materials, related to the theme, which can be used by teachers of basic education224 f.Silva, Ladário daMoreira, Marco AntônioCarvalho, Silvânia Alves dehttp://lattes.cnpq.br/0972656110859663http://lattes.cnpq.br/3743563498830737http://lattes.cnpq.br/5078954333145104http://lattes.cnpq.br/8148904322500734Andrade, Cristiano de Oliveira2020-12-09T12:31:29Z2020-12-09T12:31:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfANDRADE, Cristiano de Oliveira. Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano. 2020. 224 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16238Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22406/PROFIS.2020.mp.05834316743http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T20:39:37Zoai:app.uff.br:1/16238Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:45.761549Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano
PMTU proposal for teaching astronomy topics: day/night and the seasons
title Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano
spellingShingle Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano
Andrade, Cristiano de Oliveira
Ensino de física
Astronomia
Aprendizagem significativa
Unidades de ensino potencialmente significativa
Ensino médio
Didática
Objetivo educacional
Physics teaching
Astronomy
Meaningful learning
Potentially meaningful teaching units
title_short Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano
title_full Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano
title_fullStr Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano
title_full_unstemmed Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano
title_sort Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano
author Andrade, Cristiano de Oliveira
author_facet Andrade, Cristiano de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ladário da
Moreira, Marco Antônio
Carvalho, Silvânia Alves de
http://lattes.cnpq.br/0972656110859663
http://lattes.cnpq.br/3743563498830737
http://lattes.cnpq.br/5078954333145104
http://lattes.cnpq.br/8148904322500734
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Cristiano de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Astronomia
Aprendizagem significativa
Unidades de ensino potencialmente significativa
Ensino médio
Didática
Objetivo educacional
Physics teaching
Astronomy
Meaningful learning
Potentially meaningful teaching units
topic Ensino de física
Astronomia
Aprendizagem significativa
Unidades de ensino potencialmente significativa
Ensino médio
Didática
Objetivo educacional
Physics teaching
Astronomy
Meaningful learning
Potentially meaningful teaching units
description A inserção de conceitos de física, vinculados à astronomia no ensino médio, torna-se um grande desafio diante da formação insuficiente de docentes que ministram a disciplina de Física. No entanto, sendo herdeiros de um conhecimento milenar, é de grande importância que ao concluir a educação básica, o aluno tenha uma compreensão contemporânea sobre a origem e a evolução do Universo em que ele está situado, abrindo assim, possibilidades para sua transformação. Nesse sentido, este trabalho traz uma proposta de sequência didática para o ensino e aprendizagem de conceitos de astronomia, discutidos na disciplina de Física, com foco nos fenômenos astronômicos dia/noite e as estações do ano. A sequência é fundamentada na teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e elaborada com base nas unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), estabelecidas por Marco Antônio Moreira. Essa sequência, aplicada em duas turmas de 1º ano do ensino médio do C.E. Américo Pimenta, em Quatis, RJ, prevê seis encontros de duas aulas de 50 minutos cada, respeitando as etapas da UEPS. A fim de aprofundar o conhecimento específico sobre o tema, são propostas no decorrer da UEPS atividades que exploram a bagagem prévia de conhecimentos do aprendiz através de materiais potencialmente significativos, objetivando a crítica, a interação e a troca de conhecimentos. Além da participação e interesse dos alunos, notou-se um considerável e gradual domínio sobre o tema. Os alunos avaliaram positivamente o seu próprio aprendizado e acolheram bem as estratégias e materiais utilizados durante as aulas. Essas observações sugerem um provável e bem-sucedido processo de aprendizagem significativa. Como fruto dessa dissertação, foi elaborado um produto educacional que apresenta uma sequência didática e materiais de apoio, relacionados ao tema, os quais podendo ser usados por professores do ensino básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09T12:31:29Z
2020-12-09T12:31:29Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Cristiano de Oliveira. Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano. 2020. 224 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16238
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22406/PROFIS.2020.mp.05834316743
identifier_str_mv ANDRADE, Cristiano de Oliveira. Proposta de UEPS para ensino de tópicos de astronomia: dia/noite e as estações do ano. 2020. 224 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16238
http://dx.doi.org/10.22406/PROFIS.2020.mp.05834316743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823658391306240