Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schelck, Alcilaine Pinto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24946
Resumo: Não há como questionar que o fracasso escolar, na educação formal, é um desafio que precisa ser enfrentado. No contexto do presente estudo, buscou-se compreender o modo como os rótulos que muitas vezes são imputados aos alunos podem leva-los a fracassar academicamente. Nesse sentido, pretende-se com o estudo despertar um olhar mais sensível sobre o tema em questão, (des) construindo conceitos já tão arraigados culturalmente, rompendo com alguns tabus a respeito do fracasso escolar, discutindo sobre como ele acontece e como pode ser superado e propondo como solução um método de ensino centrado no aluno. Analisar o tema mostra-se relevante, pois o fracasso escolar tem sido um fenômeno cada vez mais comum nas escolas e este precisa ser discutido e enfrentado, pois, não há como negar que o aluno que fracassa academicamente pode ter prejuízos em várias áreas de sua vida. Concluiu-se que os rótulos podem, muitas vezes, levar os alunos a fracassar por levarem estes a acreditar que são menos capazes que os demais alunos, mas quando o professor busca promover um método centrado no aluno, consegue incentivar o aluno, elevar sua autoestima, favorecer seu aprendizado de forma significativa, e, dessa forma, levar o aluno a alcançar o tão almejado sucesso.
id UFF-2_189fddc5feff6bbde705489ea0a1c907
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24946
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolarFracasso EscolarRotulaçãoSuperaçãoMétodo Centrado no AlunoPedagogiaSchool FailureLetteringOvercomingStudent Centered MethodNão há como questionar que o fracasso escolar, na educação formal, é um desafio que precisa ser enfrentado. No contexto do presente estudo, buscou-se compreender o modo como os rótulos que muitas vezes são imputados aos alunos podem leva-los a fracassar academicamente. Nesse sentido, pretende-se com o estudo despertar um olhar mais sensível sobre o tema em questão, (des) construindo conceitos já tão arraigados culturalmente, rompendo com alguns tabus a respeito do fracasso escolar, discutindo sobre como ele acontece e como pode ser superado e propondo como solução um método de ensino centrado no aluno. Analisar o tema mostra-se relevante, pois o fracasso escolar tem sido um fenômeno cada vez mais comum nas escolas e este precisa ser discutido e enfrentado, pois, não há como negar que o aluno que fracassa academicamente pode ter prejuízos em várias áreas de sua vida. Concluiu-se que os rótulos podem, muitas vezes, levar os alunos a fracassar por levarem estes a acreditar que são menos capazes que os demais alunos, mas quando o professor busca promover um método centrado no aluno, consegue incentivar o aluno, elevar sua autoestima, favorecer seu aprendizado de forma significativa, e, dessa forma, levar o aluno a alcançar o tão almejado sucesso.There is no question that school failure in formal education is a challenge that needs to be addressed. In the context of the present study, we sought to understand how labels that are often imputed to students can lead them to academic failure. In this sense, the aim of the study is to awaken a more sensitive look on the subject in question, (de) building concepts already so deeply rooted culturally, breaking with some taboos about school failure, discussing how it happens and how it can be overcome. and proposing as a solution a student-centered teaching method. Analyzing the theme is relevant, because school failure has been an increasingly common phenomenon in schools and it needs to be discussed and faced, because there is no denying that students who fail academically can have losses in various areas of their lives. life. It was concluded that labels can often lead students to fail by leading them to believe that they are less capable than other students, but when the teacher seeks to promote a studentcentered method, he can encourage the student, raise his self-esteem. , significantly enhance their learning, and thus lead the student to achieve the desired success.43 f.Insfrán, Fernanda Fochi Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/2513767930817551Reis, Andrea Cardosohttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058Muniz, Ana Guimarães Corrêa Ramoshttp://lattes.cnpq.br/0176702111438537Schelck, Alcilaine Pinto2022-04-28T13:14:44Z2022-04-28T13:14:44Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSCHELCK, Alcilaine Pinto. Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24946CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-28T13:14:49Zoai:app.uff.br:1/24946Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:54.112598Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar
title Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar
spellingShingle Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar
Schelck, Alcilaine Pinto
Fracasso Escolar
Rotulação
Superação
Método Centrado no Aluno
Pedagogia
School Failure
Lettering
Overcoming
Student Centered Method
title_short Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar
title_full Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar
title_fullStr Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar
title_full_unstemmed Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar
title_sort Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar
author Schelck, Alcilaine Pinto
author_facet Schelck, Alcilaine Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Insfrán, Fernanda Fochi Nogueira
http://lattes.cnpq.br/2513767930817551
Reis, Andrea Cardoso
http://lattes.cnpq.br/6262529739783058
Muniz, Ana Guimarães Corrêa Ramos
http://lattes.cnpq.br/0176702111438537
dc.contributor.author.fl_str_mv Schelck, Alcilaine Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso Escolar
Rotulação
Superação
Método Centrado no Aluno
Pedagogia
School Failure
Lettering
Overcoming
Student Centered Method
topic Fracasso Escolar
Rotulação
Superação
Método Centrado no Aluno
Pedagogia
School Failure
Lettering
Overcoming
Student Centered Method
description Não há como questionar que o fracasso escolar, na educação formal, é um desafio que precisa ser enfrentado. No contexto do presente estudo, buscou-se compreender o modo como os rótulos que muitas vezes são imputados aos alunos podem leva-los a fracassar academicamente. Nesse sentido, pretende-se com o estudo despertar um olhar mais sensível sobre o tema em questão, (des) construindo conceitos já tão arraigados culturalmente, rompendo com alguns tabus a respeito do fracasso escolar, discutindo sobre como ele acontece e como pode ser superado e propondo como solução um método de ensino centrado no aluno. Analisar o tema mostra-se relevante, pois o fracasso escolar tem sido um fenômeno cada vez mais comum nas escolas e este precisa ser discutido e enfrentado, pois, não há como negar que o aluno que fracassa academicamente pode ter prejuízos em várias áreas de sua vida. Concluiu-se que os rótulos podem, muitas vezes, levar os alunos a fracassar por levarem estes a acreditar que são menos capazes que os demais alunos, mas quando o professor busca promover um método centrado no aluno, consegue incentivar o aluno, elevar sua autoestima, favorecer seu aprendizado de forma significativa, e, dessa forma, levar o aluno a alcançar o tão almejado sucesso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-04-28T13:14:44Z
2022-04-28T13:14:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHELCK, Alcilaine Pinto. Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24946
identifier_str_mv SCHELCK, Alcilaine Pinto. Modelo de ensino centrado no aluno e na superação do fracasso escolar. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823650155790336