Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matta, Leylane Drumond da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23448
Resumo: Considerando a dificuldade enfrentada pelos prestadores de serviço de Tecnologia da Informação, em entregar seus projetos dentro dos limites de prazo e custo estabelecidos e dentro dos pré-requisitos estipulados pelo cliente, o presente estudo objetivou realizar uma análise de aderência com base no Capability Model for Service Providers (eSCM-SP) para nortear na solução de problemas e na obtenção de desempenho satisfatório na relação de terceirização entre clientes e prestadores de serviços de tecnologia da informação. Para tanto, foram coletadas e analisadas avaliações da empresa cliente acerca das práticas desenvolvidas ao longo do modelo selecionado eSCM-SP. Para este fim foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e questionário. Finalmente, a partir da análise dos dados, foi possível notar a contribuição que o modelo eSCM-SP, é capaz de oferecer. Com a ajuda do modelo, foi possível apontar problemas críticos da parceria, promover o confronto de percepção de serviço prestado clientes e prestador de serviço, além de nortear nas proposições de melhoria.
id UFF-2_18a4a4bf73fa73ef3d065aae8df77594
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23448
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informaçãoeSCM-SPBoas práticasTerceirizaçãoTecnologia da InformaçãoPrestação de serviçoPrestação de ServiçoTecnologia da InformaçãoeSCM-SPGood practicesOutsourcingTechnology of informationConsiderando a dificuldade enfrentada pelos prestadores de serviço de Tecnologia da Informação, em entregar seus projetos dentro dos limites de prazo e custo estabelecidos e dentro dos pré-requisitos estipulados pelo cliente, o presente estudo objetivou realizar uma análise de aderência com base no Capability Model for Service Providers (eSCM-SP) para nortear na solução de problemas e na obtenção de desempenho satisfatório na relação de terceirização entre clientes e prestadores de serviços de tecnologia da informação. Para tanto, foram coletadas e analisadas avaliações da empresa cliente acerca das práticas desenvolvidas ao longo do modelo selecionado eSCM-SP. Para este fim foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e questionário. Finalmente, a partir da análise dos dados, foi possível notar a contribuição que o modelo eSCM-SP, é capaz de oferecer. Com a ajuda do modelo, foi possível apontar problemas críticos da parceria, promover o confronto de percepção de serviço prestado clientes e prestador de serviço, além de nortear nas proposições de melhoria.Considering the difficulty faced by IT service providers in delivering their projects within the established time and cost limits and within the client's prerequisites, this study aimed to perform a compliance analysis based on the Capability Model for Service Providers (eSCMSP) to guide in troubleshooting and achieving satisfactory performance in the outsourcing relationship between customers and information technology service providers. For this, evaluations of the client company about the practices developed along the selected model eSCM-SP were collected and analyzed. For this purpose, the bibliographic research and questionnaire were used as data collection method. Finally, from the data analysis, it was possible to notice the contribution that the eSCM-SP model is able to offer. With the help of the model, it was possible to point out critical partnership problems, promote the confrontation of service perception between customers and service providers, and guide the improvement propositions.Universidade Federal FluminenseRio das OstrasSilva, Guido VazBella, Ricardo Luiz FernandesCardoso, RodolfoMatta, Leylane Drumond da2021-09-30T19:17:37Z2021-09-30T19:17:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATTA, Leylane Drumond da. Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação. 2019. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23448Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T19:17:37Zoai:app.uff.br:1/23448Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T19:17:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação
title Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação
spellingShingle Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação
Matta, Leylane Drumond da
eSCM-SP
Boas práticas
Terceirização
Tecnologia da Informação
Prestação de serviço
Prestação de Serviço
Tecnologia da Informação
eSCM-SP
Good practices
Outsourcing
Technology of information
title_short Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação
title_full Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação
title_fullStr Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação
title_full_unstemmed Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação
title_sort Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação
author Matta, Leylane Drumond da
author_facet Matta, Leylane Drumond da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Guido Vaz
Bella, Ricardo Luiz Fernandes
Cardoso, Rodolfo
dc.contributor.author.fl_str_mv Matta, Leylane Drumond da
dc.subject.por.fl_str_mv eSCM-SP
Boas práticas
Terceirização
Tecnologia da Informação
Prestação de serviço
Prestação de Serviço
Tecnologia da Informação
eSCM-SP
Good practices
Outsourcing
Technology of information
topic eSCM-SP
Boas práticas
Terceirização
Tecnologia da Informação
Prestação de serviço
Prestação de Serviço
Tecnologia da Informação
eSCM-SP
Good practices
Outsourcing
Technology of information
description Considerando a dificuldade enfrentada pelos prestadores de serviço de Tecnologia da Informação, em entregar seus projetos dentro dos limites de prazo e custo estabelecidos e dentro dos pré-requisitos estipulados pelo cliente, o presente estudo objetivou realizar uma análise de aderência com base no Capability Model for Service Providers (eSCM-SP) para nortear na solução de problemas e na obtenção de desempenho satisfatório na relação de terceirização entre clientes e prestadores de serviços de tecnologia da informação. Para tanto, foram coletadas e analisadas avaliações da empresa cliente acerca das práticas desenvolvidas ao longo do modelo selecionado eSCM-SP. Para este fim foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e questionário. Finalmente, a partir da análise dos dados, foi possível notar a contribuição que o modelo eSCM-SP, é capaz de oferecer. Com a ajuda do modelo, foi possível apontar problemas críticos da parceria, promover o confronto de percepção de serviço prestado clientes e prestador de serviço, além de nortear nas proposições de melhoria.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-09-30T19:17:37Z
2021-09-30T19:17:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATTA, Leylane Drumond da. Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação. 2019. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23448
Aluno de Graduação
identifier_str_mv MATTA, Leylane Drumond da. Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação. 2019. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Rio das Ostras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Rio das Ostras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135317800550400