Avaliação de desempenho dos técnicos administrativos em educação de um Instituto Federal: um estudo meta-avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Hugo Leonardo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31262
Resumo: Objetivo do trabalho: A avaliação de desempenho dos servidores administrativos da administração pública não é uma novidade. Há bastante tempo se propõe uma medição do mérito para diferentes objetivos, como o estágio probatório, a progressão funcional e o pagamento de adicionais de carreira. No contexto de mudanças do cenário público é cada vez mais latente a necessidade de se ter um processo eficiente de avaliação do desempenho dos servidores, com o intuito de se buscar uma melhoria contínua no atendimento prestado à comunidade. Esta avaliação é um grande desafio devido a suas inúmeras variáveis, e a necessidade de ser um processo contínuo. O IF Sudeste MG como uma instituição federal de ensino básico, técnico e tecnológico também precisa atender as demandas legais pela avaliação de desempenho dos servidores administrativos em educação (TAES), este processo foi implantado logo após a implantação do IF, porém sem uma discussão sobre a sua efetividade e o impacto na administração do órgão. Com isso, através dos padrões de qualidade Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE), uma importante fonte de avaliação oficial dos Estados Unidos e Canadá, que tem por objetivo revisar, atualizar, desenvolver e divulgar padrões necessários no campo da avaliação, será avaliado em que medida a avaliação dos servidores técnicos administrativos da educação (TAES) é satisfatória ou se carece de reformulação. Procedimentos/Método para a solução do problema: O estudo foi conduzido desta forma: (1) Revisão Bibliográfica e contextualização, com o objetivo de entender a importância da avaliação de desempenho dos servidores técnico administrativo em educação, entender o contexto da instituição no qual a avaliação foi feita tanto com a aplicação do questionário quanto a análise do procedimento aplicado atualmente, além de conhecer todo o arcabouço legislativo sobre o tema em estudo; (2) Escolha da técnica para avaliação do método atual de avaliação de desempenho dos servidores, com base na literatura estudada se vislumbrou a meta-avaliação como uma técnica válida, conjugando a mesma com os padrões do (JCSEE) Joint Comittee; (3) definição das unidades de análises, que se optou por abarcar todas as unidades do IF Sudeste MG, com a intenção de buscar uma representatividade equânime entre os campi da instituição; (4) Definição dos critérios dos padrões do (JCSEE) Joint Committee on Standards for Educational Evaluation, que é uma importante fonte de avaliação oficial nos estados unidos e Canadá e advém de um comitê que revisa, atualiza, desenvolve e divulga os padrões, para o trabalho buscou junto com um comitê de especialistas da instituição trabalhada um filtro para utilizar as que mais se encaixavam com o objetivo proposto; (5) Coleta dos dados por meio de levantamento de processos institucionais, e aplicação de questionários para os servidores envolvidos no processo de avaliação de desempenho e verificação da limitação do estudo; (6) Análise dos resultados dos questionários aplicados, foram tabulados em planilha eletrônica com análise dos dados; (7) Desenvolvimento da proposta de solução com base nos dados obtidos em todas as etapas anteriores e colocou a proposta para avaliação dos especialistas da instituição quanto a sua aplicabilidade. Resultados: Os resultados demonstram que os padrões do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation são bastante eficientes na meta avaliação no caso das avaliações de desempenho, a meta avaliação busca avaliar algo que já está sendo aplicado, com o intuito de buscar verificar se está atendendo a seus objetivos. O procedimento proposto aplicado ao IF Sudeste MG, buscou um equilíbrio na representatividade dos campi, tanto nos servidores no papel de avaliados, quanto no papel de avaliadores ou chefia. Os questionários aplicados nos evidenciaram que o processo carece de estruturação. Por fim, o procedimento proposto foi considerado viável pelos especialistas da instituição. Implicações práticas: Acredita-se que as soluções propostas através do plano sugerido podem contribuir para a adoção de uma nova forma de aplicar a avaliação de desempenho, que conjuntamente com uma elaboração de um novo processo de forma conjunta entre os especialistas da instituição podem trazer mais a avaliação para a realidade, deixando de ser um instrumento vazio para um instrumento que ajudará a instituição a tomar decisões mais acertadas no âmbito de gestão de pessoas. Originalidade e contribuições: Entende-se que esta pesquisa é original e contribui para a evolução da avaliação de desempenho, uma vez que apesar de ser amplamente exigida legalmente, e ter sua importância explicitada não há abundância de trabalhos sobre o tema. A solução proposta poderá contribuir no aperfeiçoamento da aplicação da avaliação de desempenho buscando aderir a mesma preparação e envolvimento dos atores envolvidos. O trabalho tem aderência com a linha de atuação científico/tecnológica – LACT 3 Competitividade, Inovação e Empreendedorismo, porque se busca melhorias de procedimentos de gestão. Produção Técnica/Tecnológica: O produto técnico/tecnológico derivado do estudo foi um procedimento para aplicar a avaliação de desempenho nos servidores técnicos administrativos em educação. Pode ser enquadrado como Processo de Gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos, sendo não patenteável. O processo apresenta aplicabilidade no IF Sudeste MG podendo ser adaptado para outras instituições. Trata-se de produto de baixa complexidade uma vez que é resultado da associação de conhecimentos estáveis e pré-estabelecidos apreendidos no programa de mestrado
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No contexto de mudanças do cenário público é cada vez mais latente a necessidade de se ter um processo eficiente de avaliação do desempenho dos servidores, com o intuito de se buscar uma melhoria contínua no atendimento prestado à comunidade. Esta avaliação é um grande desafio devido a suas inúmeras variáveis, e a necessidade de ser um processo contínuo. O IF Sudeste MG como uma instituição federal de ensino básico, técnico e tecnológico também precisa atender as demandas legais pela avaliação de desempenho dos servidores administrativos em educação (TAES), este processo foi implantado logo após a implantação do IF, porém sem uma discussão sobre a sua efetividade e o impacto na administração do órgão. Com isso, através dos padrões de qualidade Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE), uma importante fonte de avaliação oficial dos Estados Unidos e Canadá, que tem por objetivo revisar, atualizar, desenvolver e divulgar padrões necessários no campo da avaliação, será avaliado em que medida a avaliação dos servidores técnicos administrativos da educação (TAES) é satisfatória ou se carece de reformulação. Procedimentos/Método para a solução do problema: O estudo foi conduzido desta forma: (1) Revisão Bibliográfica e contextualização, com o objetivo de entender a importância da avaliação de desempenho dos servidores técnico administrativo em educação, entender o contexto da instituição no qual a avaliação foi feita tanto com a aplicação do questionário quanto a análise do procedimento aplicado atualmente, além de conhecer todo o arcabouço legislativo sobre o tema em estudo; (2) Escolha da técnica para avaliação do método atual de avaliação de desempenho dos servidores, com base na literatura estudada se vislumbrou a meta-avaliação como uma técnica válida, conjugando a mesma com os padrões do (JCSEE) Joint Comittee; (3) definição das unidades de análises, que se optou por abarcar todas as unidades do IF Sudeste MG, com a intenção de buscar uma representatividade equânime entre os campi da instituição; (4) Definição dos critérios dos padrões do (JCSEE) Joint Committee on Standards for Educational Evaluation, que é uma importante fonte de avaliação oficial nos estados unidos e Canadá e advém de um comitê que revisa, atualiza, desenvolve e divulga os padrões, para o trabalho buscou junto com um comitê de especialistas da instituição trabalhada um filtro para utilizar as que mais se encaixavam com o objetivo proposto; (5) Coleta dos dados por meio de levantamento de processos institucionais, e aplicação de questionários para os servidores envolvidos no processo de avaliação de desempenho e verificação da limitação do estudo; (6) Análise dos resultados dos questionários aplicados, foram tabulados em planilha eletrônica com análise dos dados; (7) Desenvolvimento da proposta de solução com base nos dados obtidos em todas as etapas anteriores e colocou a proposta para avaliação dos especialistas da instituição quanto a sua aplicabilidade. Resultados: Os resultados demonstram que os padrões do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation são bastante eficientes na meta avaliação no caso das avaliações de desempenho, a meta avaliação busca avaliar algo que já está sendo aplicado, com o intuito de buscar verificar se está atendendo a seus objetivos. O procedimento proposto aplicado ao IF Sudeste MG, buscou um equilíbrio na representatividade dos campi, tanto nos servidores no papel de avaliados, quanto no papel de avaliadores ou chefia. Os questionários aplicados nos evidenciaram que o processo carece de estruturação. Por fim, o procedimento proposto foi considerado viável pelos especialistas da instituição. Implicações práticas: Acredita-se que as soluções propostas através do plano sugerido podem contribuir para a adoção de uma nova forma de aplicar a avaliação de desempenho, que conjuntamente com uma elaboração de um novo processo de forma conjunta entre os especialistas da instituição podem trazer mais a avaliação para a realidade, deixando de ser um instrumento vazio para um instrumento que ajudará a instituição a tomar decisões mais acertadas no âmbito de gestão de pessoas. Originalidade e contribuições: Entende-se que esta pesquisa é original e contribui para a evolução da avaliação de desempenho, uma vez que apesar de ser amplamente exigida legalmente, e ter sua importância explicitada não há abundância de trabalhos sobre o tema. A solução proposta poderá contribuir no aperfeiçoamento da aplicação da avaliação de desempenho buscando aderir a mesma preparação e envolvimento dos atores envolvidos. O trabalho tem aderência com a linha de atuação científico/tecnológica – LACT 3 Competitividade, Inovação e Empreendedorismo, porque se busca melhorias de procedimentos de gestão. Produção Técnica/Tecnológica: O produto técnico/tecnológico derivado do estudo foi um procedimento para aplicar a avaliação de desempenho nos servidores técnicos administrativos em educação. Pode ser enquadrado como Processo de Gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos, sendo não patenteável. O processo apresenta aplicabilidade no IF Sudeste MG podendo ser adaptado para outras instituições. Trata-se de produto de baixa complexidade uma vez que é resultado da associação de conhecimentos estáveis e pré-estabelecidos apreendidos no programa de mestradoThe objective of the paper: The performance evaluation of public administration administrative servants is not new. For a long time, a measurement of merit has been proposed for different objectives, such as the probationary period, functional progression and the payment of career bonuses. In the context of changes in the public scenario, the need to have an efficient process for assessing the performance of civil servants is increasingly potential, with the aim of seeking continuous improvement in the service provided to the community. This assessment is a great challenge due to its numerous variables, and the need to be a continuous process. The IF Sudeste MG as a federal institution of basic, technical and technological education also needs to take into consideration the legal demands for evaluating the performance of administrative servants, this process was implemented shortly after the implementation of the IF, but without a discussion about its effectiveness and the impact on agency management. With this, through the Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE) quality standards, an important source of official evaluation in the United States and Canada, which aims to review, update, develop and disseminate necessary standards in the field of evaluation, will be evaluated to what extent the evaluation of TAES servers is satisfactory or if it needs reformulation. Procedures / Method for solving the problem: The study was conducted as follows: (1) Bibliographic review and contextualization, with the objective of understanding the importance of evaluating the performance of technical administrative servants in education, understanding the context of the institution in which the evaluation was carried out both with the application of the questionnaire regarding the analysis of the procedure currently applied, in addition to knowing the entire legislative framework on the subject under study; (2) The choice of technique for evaluating the current method of evaluating the performance of civil servants, based on the literature studied, meta-evaluation was seen as a valid technique, combining it with the Joint Committee standards; (3) definition of the units of analysis, which was chosen to cover all the units of the IF Sudeste MG, with the intention of seeking an equal representativeness between the institution's campuses; (4) Definition of the standards criteria of the Joint Committee on Standards for Educational Evaluation, which is an important source of official evaluation in the United States and Canada and comes from a committee that reviews, updates, develops and disseminates the standards, for the work sought together with a committee of specialists from the institution, a filter was created to use the ones that best fit the proposed objective; (5) Data collection through a survey of institutional processes, and application of questionnaires to the servants involved in the performance evaluation process and verification of the study limitation; (6) Analysis of the results of the applied questionnaires, which were tabulated in an electronic spreadsheet with data analysis; (7) Development of the solution proposal based on the data obtained in all previous steps and submitted the proposal for evaluation by the institution's specialists as to its applicability. Results: The results demonstrate that the convention of the Joint Committee on Standards for Educational Evaluation are quite efficient in the meta evaluation in the case of performance evaluations, the meta evaluation seeks to evaluate something that is already being applied, with the intention of trying to verify if it is meeting its goals. The proposed procedure applied to the IF Sudeste MG, sought a balance in the representativeness of the campuses, both in the servers in the role of evaluated, and in the role of evaluators or leadership. The applied questionnaires showed us that the process needs structuring. Finally, the proposed procedure was considered practicable by the institution's specialists. Practical implications: It is believed that the solutions proposed through the suggested plan can contribute to the adoption of a new way of applying performance evaluation, that, together with the elaboration of a new process jointly among the institution's specialists, can bring the evaluation more to reality. Instead of being an useless tool, it can become an instrument that will help the institution to make better decisions in the area of people management. Originality and contributions: It is understood that this research is original and contributes to the evolution of performance evaluation, since despite being widely required by law, and having its importance explained, there is not an abundance of studies on the subject. The proposed solution may contribute to the improvement of the performance evaluation application, seeking to adhere to the same preparation and involvement of the people involved. The work adheres to the scientific/technological line of action – LACT 3 Competitiveness, Innovation and Entrepreneurship, because improvements in management procedures are sought. Technical / Technological Production: The technical/technological product derived from the study was a procedure to apply the performance evaluation in technical administrative servants in education. It can be classified as a Management Process, belonging to Axis 1 – Products and Processes, being non-patentable. The process has applicability at IF Sudeste MG and can be adapted to other institutions. It is a product of low complexity since it is the result of the association of stable and pre-established knowledge learned in the master's program144 p.Oliveira, Murilo Alvarengahttp://lattes.cnpq.br/1138897474101598Ferreira, Andréhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099Silva, Sheila Serafim dahttp://lattes.cnpq.br/4526442217871232http://lattes.cnpq.br/7259016431063265Campos, Hugo Leonardo2023-11-28T03:38:29Z2023-11-28T03:38:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMPOS, Hugo Leonardo. Avaliação de desempenho dos técnicos administrativos em educação de um Instituto Federal: um estudo meta-avaliativo. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31262CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-28T03:38:33Zoai:app.uff.br:1/31262Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-11-28T03:38:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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Procedimentos/Método para a solução do problema: O estudo foi conduzido desta forma: (1) Revisão Bibliográfica e contextualização, com o objetivo de entender a importância da avaliação de desempenho dos servidores técnico administrativo em educação, entender o contexto da instituição no qual a avaliação foi feita tanto com a aplicação do questionário quanto a análise do procedimento aplicado atualmente, além de conhecer todo o arcabouço legislativo sobre o tema em estudo; (2) Escolha da técnica para avaliação do método atual de avaliação de desempenho dos servidores, com base na literatura estudada se vislumbrou a meta-avaliação como uma técnica válida, conjugando a mesma com os padrões do (JCSEE) Joint Comittee; (3) definição das unidades de análises, que se optou por abarcar todas as unidades do IF Sudeste MG, com a intenção de buscar uma representatividade equânime entre os campi da instituição; (4) Definição dos critérios dos padrões do (JCSEE) Joint Committee on Standards for Educational Evaluation, que é uma importante fonte de avaliação oficial nos estados unidos e Canadá e advém de um comitê que revisa, atualiza, desenvolve e divulga os padrões, para o trabalho buscou junto com um comitê de especialistas da instituição trabalhada um filtro para utilizar as que mais se encaixavam com o objetivo proposto; (5) Coleta dos dados por meio de levantamento de processos institucionais, e aplicação de questionários para os servidores envolvidos no processo de avaliação de desempenho e verificação da limitação do estudo; (6) Análise dos resultados dos questionários aplicados, foram tabulados em planilha eletrônica com análise dos dados; (7) Desenvolvimento da proposta de solução com base nos dados obtidos em todas as etapas anteriores e colocou a proposta para avaliação dos especialistas da instituição quanto a sua aplicabilidade. Resultados: Os resultados demonstram que os padrões do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation são bastante eficientes na meta avaliação no caso das avaliações de desempenho, a meta avaliação busca avaliar algo que já está sendo aplicado, com o intuito de buscar verificar se está atendendo a seus objetivos. O procedimento proposto aplicado ao IF Sudeste MG, buscou um equilíbrio na representatividade dos campi, tanto nos servidores no papel de avaliados, quanto no papel de avaliadores ou chefia. Os questionários aplicados nos evidenciaram que o processo carece de estruturação. Por fim, o procedimento proposto foi considerado viável pelos especialistas da instituição. Implicações práticas: Acredita-se que as soluções propostas através do plano sugerido podem contribuir para a adoção de uma nova forma de aplicar a avaliação de desempenho, que conjuntamente com uma elaboração de um novo processo de forma conjunta entre os especialistas da instituição podem trazer mais a avaliação para a realidade, deixando de ser um instrumento vazio para um instrumento que ajudará a instituição a tomar decisões mais acertadas no âmbito de gestão de pessoas. Originalidade e contribuições: Entende-se que esta pesquisa é original e contribui para a evolução da avaliação de desempenho, uma vez que apesar de ser amplamente exigida legalmente, e ter sua importância explicitada não há abundância de trabalhos sobre o tema. A solução proposta poderá contribuir no aperfeiçoamento da aplicação da avaliação de desempenho buscando aderir a mesma preparação e envolvimento dos atores envolvidos. O trabalho tem aderência com a linha de atuação científico/tecnológica – LACT 3 Competitividade, Inovação e Empreendedorismo, porque se busca melhorias de procedimentos de gestão. Produção Técnica/Tecnológica: O produto técnico/tecnológico derivado do estudo foi um procedimento para aplicar a avaliação de desempenho nos servidores técnicos administrativos em educação. Pode ser enquadrado como Processo de Gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos, sendo não patenteável. O processo apresenta aplicabilidade no IF Sudeste MG podendo ser adaptado para outras instituições. Trata-se de produto de baixa complexidade uma vez que é resultado da associação de conhecimentos estáveis e pré-estabelecidos apreendidos no programa de mestrado
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