As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34224 |
Resumo: | O trabalho busca traçar um panorama geral das estratégias de comunicação atuais para lançamentos de produtos musicais, considerando as mudanças ocorridas na Indústria Fonográfica nos últimos anos, devido à expansão do meio digital, que proporcionou o surgimento de diversas plataformas de áudio Streaming e alterou a forma de consumo de música no mundo. Utilizando conceitos como convergência da mídia, propagabilidade e economia afetiva do Henry Jenkins, da cauda longa do Chris Anderson, de prosumers de Alvin Toffler e uma pesquisa documental em fontes secundárias, uma análise do funcionamento do mercado fonográfico é apresentada. Em seguida, utilizando essa base de informações, as ações para o lançamento e divulgação do álbum Coisas da Geração, da banda Lagum é destrinchado, embasando como o mercado já se adapta à nova realidade encontrada. |
id |
UFF-2_19e5ddbba94f5d3261329f7d41e07630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34224 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo LagumIndustria fonográficaConsumo de músicaÁudio streamingEstratégias de lançamentoLagumIndústria fonográficaConsumoMúsicaTecnologia streaming (Telecomunicação)Recording industryMusic consumptionStreaming audioRelease strategiesLagumO trabalho busca traçar um panorama geral das estratégias de comunicação atuais para lançamentos de produtos musicais, considerando as mudanças ocorridas na Indústria Fonográfica nos últimos anos, devido à expansão do meio digital, que proporcionou o surgimento de diversas plataformas de áudio Streaming e alterou a forma de consumo de música no mundo. Utilizando conceitos como convergência da mídia, propagabilidade e economia afetiva do Henry Jenkins, da cauda longa do Chris Anderson, de prosumers de Alvin Toffler e uma pesquisa documental em fontes secundárias, uma análise do funcionamento do mercado fonográfico é apresentada. Em seguida, utilizando essa base de informações, as ações para o lançamento e divulgação do álbum Coisas da Geração, da banda Lagum é destrinchado, embasando como o mercado já se adapta à nova realidade encontrada.This paper attempts to trace an overview of current communication strategies for music products releases, considering the changes in the Recording Industry in recent years due to the expansion of digital media, which led to the emergence of various streaming audio platforms and changed the way music is consumed in the world. Using concepts such as media convergence, propagability, and affective economics of Henry Jenkins, Chris Anderson's long tail, Alvin Toffler's prosumers, and documentary research on secondary sources, an analysis of the functioning of the music market is presented. Then, using this information base, the release actions and dissemination of the Lagum's new album “Coisas da Geração” is presented, based on how the market is already adapting to the new reality found.57 p.Ortiz, AndersonFalbo, Rennan Leal2024-08-16T14:36:11Z2024-08-16T14:36:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34224CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-16T14:36:15Zoai:app.uff.br:1/34224Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-16T14:36:15Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum |
title |
As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum |
spellingShingle |
As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum Falbo, Rennan Leal Industria fonográfica Consumo de música Áudio streaming Estratégias de lançamento Lagum Indústria fonográfica Consumo Música Tecnologia streaming (Telecomunicação) Recording industry Music consumption Streaming audio Release strategies Lagum |
title_short |
As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum |
title_full |
As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum |
title_fullStr |
As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum |
title_full_unstemmed |
As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum |
title_sort |
As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum |
author |
Falbo, Rennan Leal |
author_facet |
Falbo, Rennan Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ortiz, Anderson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falbo, Rennan Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Industria fonográfica Consumo de música Áudio streaming Estratégias de lançamento Lagum Indústria fonográfica Consumo Música Tecnologia streaming (Telecomunicação) Recording industry Music consumption Streaming audio Release strategies Lagum |
topic |
Industria fonográfica Consumo de música Áudio streaming Estratégias de lançamento Lagum Indústria fonográfica Consumo Música Tecnologia streaming (Telecomunicação) Recording industry Music consumption Streaming audio Release strategies Lagum |
description |
O trabalho busca traçar um panorama geral das estratégias de comunicação atuais para lançamentos de produtos musicais, considerando as mudanças ocorridas na Indústria Fonográfica nos últimos anos, devido à expansão do meio digital, que proporcionou o surgimento de diversas plataformas de áudio Streaming e alterou a forma de consumo de música no mundo. Utilizando conceitos como convergência da mídia, propagabilidade e economia afetiva do Henry Jenkins, da cauda longa do Chris Anderson, de prosumers de Alvin Toffler e uma pesquisa documental em fontes secundárias, uma análise do funcionamento do mercado fonográfico é apresentada. Em seguida, utilizando essa base de informações, as ações para o lançamento e divulgação do álbum Coisas da Geração, da banda Lagum é destrinchado, embasando como o mercado já se adapta à nova realidade encontrada. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-16T14:36:11Z 2024-08-16T14:36:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34224 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838744002166784 |