As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falbo, Rennan Leal
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34224
Resumo: O trabalho busca traçar um panorama geral das estratégias de comunicação atuais para lançamentos de produtos musicais, considerando as mudanças ocorridas na Indústria Fonográfica nos últimos anos, devido à expansão do meio digital, que proporcionou o surgimento de diversas plataformas de áudio Streaming e alterou a forma de consumo de música no mundo. Utilizando conceitos como convergência da mídia, propagabilidade e economia afetiva do Henry Jenkins, da cauda longa do Chris Anderson, de prosumers de Alvin Toffler e uma pesquisa documental em fontes secundárias, uma análise do funcionamento do mercado fonográfico é apresentada. Em seguida, utilizando essa base de informações, as ações para o lançamento e divulgação do álbum Coisas da Geração, da banda Lagum é destrinchado, embasando como o mercado já se adapta à nova realidade encontrada.
id UFF-2_19e5ddbba94f5d3261329f7d41e07630
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34224
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo LagumIndustria fonográficaConsumo de músicaÁudio streamingEstratégias de lançamentoLagumIndústria fonográficaConsumoMúsicaTecnologia streaming (Telecomunicação)Recording industryMusic consumptionStreaming audioRelease strategiesLagumO trabalho busca traçar um panorama geral das estratégias de comunicação atuais para lançamentos de produtos musicais, considerando as mudanças ocorridas na Indústria Fonográfica nos últimos anos, devido à expansão do meio digital, que proporcionou o surgimento de diversas plataformas de áudio Streaming e alterou a forma de consumo de música no mundo. Utilizando conceitos como convergência da mídia, propagabilidade e economia afetiva do Henry Jenkins, da cauda longa do Chris Anderson, de prosumers de Alvin Toffler e uma pesquisa documental em fontes secundárias, uma análise do funcionamento do mercado fonográfico é apresentada. Em seguida, utilizando essa base de informações, as ações para o lançamento e divulgação do álbum Coisas da Geração, da banda Lagum é destrinchado, embasando como o mercado já se adapta à nova realidade encontrada.This paper attempts to trace an overview of current communication strategies for music products releases, considering the changes in the Recording Industry in recent years due to the expansion of digital media, which led to the emergence of various streaming audio platforms and changed the way music is consumed in the world. Using concepts such as media convergence, propagability, and affective economics of Henry Jenkins, Chris Anderson's long tail, Alvin Toffler's prosumers, and documentary research on secondary sources, an analysis of the functioning of the music market is presented. Then, using this information base, the release actions and dissemination of the Lagum's new album “Coisas da Geração” is presented, based on how the market is already adapting to the new reality found.57 p.Ortiz, AndersonFalbo, Rennan Leal2024-08-16T14:36:11Z2024-08-16T14:36:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34224CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-16T14:36:15Zoai:app.uff.br:1/34224Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-16T14:36:15Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum
title As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum
spellingShingle As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum
Falbo, Rennan Leal
Industria fonográfica
Consumo de música
Áudio streaming
Estratégias de lançamento
Lagum
Indústria fonográfica
Consumo
Música
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Recording industry
Music consumption
Streaming audio
Release strategies
Lagum
title_short As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum
title_full As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum
title_fullStr As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum
title_full_unstemmed As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum
title_sort As estratégias digitais na era do streaming musical: um estudo de caso do lançamento do álbum Coisas da Geração, do grupo Lagum
author Falbo, Rennan Leal
author_facet Falbo, Rennan Leal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortiz, Anderson
dc.contributor.author.fl_str_mv Falbo, Rennan Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Industria fonográfica
Consumo de música
Áudio streaming
Estratégias de lançamento
Lagum
Indústria fonográfica
Consumo
Música
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Recording industry
Music consumption
Streaming audio
Release strategies
Lagum
topic Industria fonográfica
Consumo de música
Áudio streaming
Estratégias de lançamento
Lagum
Indústria fonográfica
Consumo
Música
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Recording industry
Music consumption
Streaming audio
Release strategies
Lagum
description O trabalho busca traçar um panorama geral das estratégias de comunicação atuais para lançamentos de produtos musicais, considerando as mudanças ocorridas na Indústria Fonográfica nos últimos anos, devido à expansão do meio digital, que proporcionou o surgimento de diversas plataformas de áudio Streaming e alterou a forma de consumo de música no mundo. Utilizando conceitos como convergência da mídia, propagabilidade e economia afetiva do Henry Jenkins, da cauda longa do Chris Anderson, de prosumers de Alvin Toffler e uma pesquisa documental em fontes secundárias, uma análise do funcionamento do mercado fonográfico é apresentada. Em seguida, utilizando essa base de informações, as ações para o lançamento e divulgação do álbum Coisas da Geração, da banda Lagum é destrinchado, embasando como o mercado já se adapta à nova realidade encontrada.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-16T14:36:11Z
2024-08-16T14:36:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/34224
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838744002166784