Quanto vale uma música? Ferramentas dos independentes para a monetização na era digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33193 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender algumas estratégias difundidas no cenário independente brasileiro através da plataforma Bandcamp a fim de otimizar a monetização arrecadada pelos artistas do nicho. Foi realizada uma análise do cenário independente desde meados da década de 1970, assim como uma análise do contexto da música digital e sua monetização até o presente momento. Também foram realizadas cinco entrevistas com usuários da plataforma, para compreender melhor como se dá o uso do site no dia a dia. Foi observado que as plataformas convencionais fornecem catálogos imensos, no entanto, o sistema de recomendações muitas vezes gira em torno de artistas que já possuem grande destaque, ao passo que artistas novos ou pequenos aparecem com menor frequência nas recomendações. Dessa forma, o Bandcamp está longe de ser a solução a consolidação no mercado de pequenos artistas, entretanto, esse espaço virtual propõe uma pequena liberdade para negociação — diferente da maioria das redes sociais e plataformas disponíveis até o momento. Nesse sentido, entende-se que apesar das dificuldades enfrentadas por artistas independentes, o mercado atual está configurado de forma mais receptiva a novos artistas, comparado ao cenário vigente há dez anos. Portanto, o underground sempre se encontrará em certa desvantagem no mercado da música ao ser comparado ao mainstream, contudo, atualmente a fronteira entre os dois se encontra cada vez menos rígida e passível de crescimento. |
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Quanto vale uma música? Ferramentas dos independentes para a monetização na era digitalBandcampIndústria fonográficaMonetizaçãoMúsicaStreamingMúsicaTecnologia streaming (Telecomunicação)Indústria fonográficaBandcampPhonographic industryMonetizationMusicStreamingEste trabalho busca compreender algumas estratégias difundidas no cenário independente brasileiro através da plataforma Bandcamp a fim de otimizar a monetização arrecadada pelos artistas do nicho. Foi realizada uma análise do cenário independente desde meados da década de 1970, assim como uma análise do contexto da música digital e sua monetização até o presente momento. Também foram realizadas cinco entrevistas com usuários da plataforma, para compreender melhor como se dá o uso do site no dia a dia. Foi observado que as plataformas convencionais fornecem catálogos imensos, no entanto, o sistema de recomendações muitas vezes gira em torno de artistas que já possuem grande destaque, ao passo que artistas novos ou pequenos aparecem com menor frequência nas recomendações. Dessa forma, o Bandcamp está longe de ser a solução a consolidação no mercado de pequenos artistas, entretanto, esse espaço virtual propõe uma pequena liberdade para negociação — diferente da maioria das redes sociais e plataformas disponíveis até o momento. Nesse sentido, entende-se que apesar das dificuldades enfrentadas por artistas independentes, o mercado atual está configurado de forma mais receptiva a novos artistas, comparado ao cenário vigente há dez anos. Portanto, o underground sempre se encontrará em certa desvantagem no mercado da música ao ser comparado ao mainstream, contudo, atualmente a fronteira entre os dois se encontra cada vez menos rígida e passível de crescimento.This work seeks to understand some strategies disseminated among the Brazilian independent scene through the Bandcamp platform in order to optimize the monetization collected by niche artists. An analysis of the independent’s artist scenario since the mid-70s was carried out, as well as an analysis of the context of digital music and its monetization until the present moment. There were also five interviews with platform users to better understand how the site is used daily. It was observed that conventional platforms provide huge catalogs. However, the recommendation system often revolves around artists who already have great prominence, while new or small artists appear less frequently in the recommendations. In this way, Bandcamp is far from being the solution to consolidation in the small artists’ market. However, this virtual space offers little freedom for negotiation — which has not happened on most of other social network available. In this sense, it is understood that despite the difficulties faced by independent artists, the current market is more receptive to new artists compared to the prevailing scenario ten years ago. Therefore, the underground will always find itself at a certain disadvantage in the music market compared to the mainstream. However, the border between the two is currently less rigid and subject to growth.63 p.Trotta, Felipehttp://lattes.cnpq.br/5226357022961460Polivanov, Beatrizhttp://lattes.cnpq.br/9767195672186044Rabelo, Régishttp://lattes.cnpq.br/4678969829007665Falcão, Raiza Amado2024-07-11T14:15:12Z2024-07-11T14:15:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFALCÃO, Raiza Amado. Quanto vale uma música? Ferramentas dos independentes para a monetização na era digital. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33193CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-11T14:35:35Zoai:app.uff.br:1/33193Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-11T14:35:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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