Quanto vale uma música? Ferramentas dos independentes para a monetização na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Raiza Amado
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33193
Resumo: Este trabalho busca compreender algumas estratégias difundidas no cenário independente brasileiro através da plataforma Bandcamp a fim de otimizar a monetização arrecadada pelos artistas do nicho. Foi realizada uma análise do cenário independente desde meados da década de 1970, assim como uma análise do contexto da música digital e sua monetização até o presente momento. Também foram realizadas cinco entrevistas com usuários da plataforma, para compreender melhor como se dá o uso do site no dia a dia. Foi observado que as plataformas convencionais fornecem catálogos imensos, no entanto, o sistema de recomendações muitas vezes gira em torno de artistas que já possuem grande destaque, ao passo que artistas novos ou pequenos aparecem com menor frequência nas recomendações. Dessa forma, o Bandcamp está longe de ser a solução a consolidação no mercado de pequenos artistas, entretanto, esse espaço virtual propõe uma pequena liberdade para negociação — diferente da maioria das redes sociais e plataformas disponíveis até o momento. Nesse sentido, entende-se que apesar das dificuldades enfrentadas por artistas independentes, o mercado atual está configurado de forma mais receptiva a novos artistas, comparado ao cenário vigente há dez anos. Portanto, o underground sempre se encontrará em certa desvantagem no mercado da música ao ser comparado ao mainstream, contudo, atualmente a fronteira entre os dois se encontra cada vez menos rígida e passível de crescimento.
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