Acesso a leitos de unidades de terapia intensiva em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mariana Nascimento de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16743
Resumo: Este artigo tem como problema os entraves que impedem a eficácia do acesso aos leitos de UTI adulto, em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro. Para identificar os possíveis fatores motivadores deste problema, temos como objetivo identificar os óbices do acesso aos leitos de UTI, nos hospitais Carlos Chagas e Albert Schweitzer, ambos do SUS, na cidade do Rio de Janeiro. O presente trabalho foi embasado em artigos, pesquisas e autores que deram o suporte bibliográfico referente aos temas “UTI”, “SUS” e “gestão de saúde”. E na pesquisa realizada com profissionais dos setores de UTI dos hospitais analisados, levantando informações de caráter qualitativo sobre a situação do setor. Os resultados encontrados foram de que ambos os hospitais apresentam uma taxa de ocupação diferente dos parâmetros previstos pela ANS. Entretanto, não se chegou à conclusão de que há necessidade de criação de novos leitos, mas sim de um maior controle e gestão a cerca dos leitos existentes e disponíveis para atendimento, numa mesma área de planejamento.
id UFF-2_1a4e171ea03bb2d144027d8dcb90d23e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16743
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Acesso a leitos de unidades de terapia intensiva em hospitais públicos na cidade do Rio de JaneiroLeitos de UTISUSGestão de saúdeRio de JaneiroPlanejamentoEste artigo tem como problema os entraves que impedem a eficácia do acesso aos leitos de UTI adulto, em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro. Para identificar os possíveis fatores motivadores deste problema, temos como objetivo identificar os óbices do acesso aos leitos de UTI, nos hospitais Carlos Chagas e Albert Schweitzer, ambos do SUS, na cidade do Rio de Janeiro. O presente trabalho foi embasado em artigos, pesquisas e autores que deram o suporte bibliográfico referente aos temas “UTI”, “SUS” e “gestão de saúde”. E na pesquisa realizada com profissionais dos setores de UTI dos hospitais analisados, levantando informações de caráter qualitativo sobre a situação do setor. Os resultados encontrados foram de que ambos os hospitais apresentam uma taxa de ocupação diferente dos parâmetros previstos pela ANS. Entretanto, não se chegou à conclusão de que há necessidade de criação de novos leitos, mas sim de um maior controle e gestão a cerca dos leitos existentes e disponíveis para atendimento, numa mesma área de planejamento.Thielmann, RicardoAffonso, Lígia Maria FonsecaCarvalho, Mariana Nascimento de2021-01-22T19:16:41Z2021-01-22T19:16:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARVALHO, Mariana Nascimento de. Acesso a leitos de unidades de terapia intensiva em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16743http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-04T18:57:37Zoai:app.uff.br:1/16743Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:35.882695Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Acesso a leitos de unidades de terapia intensiva em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro
title Acesso a leitos de unidades de terapia intensiva em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro
spellingShingle Acesso a leitos de unidades de terapia intensiva em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro
Carvalho, Mariana Nascimento de
Leitos de UTI
SUS
Gestão de saúde
Rio de Janeiro
Planejamento
title_short Acesso a leitos de unidades de terapia intensiva em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro
title_full Acesso a leitos de unidades de terapia intensiva em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro
title_fullStr Acesso a leitos de unidades de terapia intensiva em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Acesso a leitos de unidades de terapia intensiva em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro
title_sort Acesso a leitos de unidades de terapia intensiva em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro
author Carvalho, Mariana Nascimento de
author_facet Carvalho, Mariana Nascimento de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thielmann, Ricardo
Affonso, Lígia Maria Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Mariana Nascimento de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitos de UTI
SUS
Gestão de saúde
Rio de Janeiro
Planejamento
topic Leitos de UTI
SUS
Gestão de saúde
Rio de Janeiro
Planejamento
description Este artigo tem como problema os entraves que impedem a eficácia do acesso aos leitos de UTI adulto, em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro. Para identificar os possíveis fatores motivadores deste problema, temos como objetivo identificar os óbices do acesso aos leitos de UTI, nos hospitais Carlos Chagas e Albert Schweitzer, ambos do SUS, na cidade do Rio de Janeiro. O presente trabalho foi embasado em artigos, pesquisas e autores que deram o suporte bibliográfico referente aos temas “UTI”, “SUS” e “gestão de saúde”. E na pesquisa realizada com profissionais dos setores de UTI dos hospitais analisados, levantando informações de caráter qualitativo sobre a situação do setor. Os resultados encontrados foram de que ambos os hospitais apresentam uma taxa de ocupação diferente dos parâmetros previstos pela ANS. Entretanto, não se chegou à conclusão de que há necessidade de criação de novos leitos, mas sim de um maior controle e gestão a cerca dos leitos existentes e disponíveis para atendimento, numa mesma área de planejamento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-01-22T19:16:41Z
2021-01-22T19:16:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Mariana Nascimento de. Acesso a leitos de unidades de terapia intensiva em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16743
identifier_str_mv CARVALHO, Mariana Nascimento de. Acesso a leitos de unidades de terapia intensiva em hospitais públicos na cidade do Rio de Janeiro. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823615392350208