Divórcio, de Ricardo Lísias: o domínio da palavra e as regras do jogo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33250 |
Resumo: | A literatura costuma ganhar maior projeção em obras produzidas por autores masculinos, apesar das muitas personagens femininas icônicas – escritas por homens – fazerem parte do imaginário coletivo. A mulher não escapa, seja no plano ficcional ou real, das ramificações do machismo e patriarcado estrutural que permeiam a sociedade há tantos séculos. A partir do romance Divórcio (2013), de Ricardo Lísias, que apresenta traços autoficcionais, coincidindo com o estilo adotado pelo autor em parte da sua produção literária, investigaremos as particularidades da estilística da prosa do autor na saga de um homem em busca de reconstruir a pele desfeita pelo diário que sua ex-esposa escreveu, e analisaremos a construção da personagem da ex-mulher como a personificação de uma figura diabólica, buscando fazer um estudo a respeito do silenciamento – apoiado na teoria de Eni Orlandi (2007) – e da condenação da sexualidade feminina, transformando-a em objeto de vergonha e humilhação – embasado na pesquisa de Silvia Federicci (2017); bem como o uso da linguagem como uma poderosa forma de violência de gênero. Visando refletir os processos de opressão e violência aos quais mulheres são submetidas ao reproduzir comportamentos considerados privilégios do sexo masculino – como o direito ao sexo por prazer e a priorizar a vida profissional em detrimento da amorosa – serão questionados os mecanismos utilizados na obra selecionada do autor escolhido. |
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Divórcio, de Ricardo Lísias: o domínio da palavra e as regras do jogoRicardo LísiasDivórcioViolência de gêneroPatriarcadoLísias, Ricardo, 1975-Mulher na literaturaRicardo LísiasDivórcioGender violencePatriarchyA literatura costuma ganhar maior projeção em obras produzidas por autores masculinos, apesar das muitas personagens femininas icônicas – escritas por homens – fazerem parte do imaginário coletivo. A mulher não escapa, seja no plano ficcional ou real, das ramificações do machismo e patriarcado estrutural que permeiam a sociedade há tantos séculos. A partir do romance Divórcio (2013), de Ricardo Lísias, que apresenta traços autoficcionais, coincidindo com o estilo adotado pelo autor em parte da sua produção literária, investigaremos as particularidades da estilística da prosa do autor na saga de um homem em busca de reconstruir a pele desfeita pelo diário que sua ex-esposa escreveu, e analisaremos a construção da personagem da ex-mulher como a personificação de uma figura diabólica, buscando fazer um estudo a respeito do silenciamento – apoiado na teoria de Eni Orlandi (2007) – e da condenação da sexualidade feminina, transformando-a em objeto de vergonha e humilhação – embasado na pesquisa de Silvia Federicci (2017); bem como o uso da linguagem como uma poderosa forma de violência de gênero. Visando refletir os processos de opressão e violência aos quais mulheres são submetidas ao reproduzir comportamentos considerados privilégios do sexo masculino – como o direito ao sexo por prazer e a priorizar a vida profissional em detrimento da amorosa – serão questionados os mecanismos utilizados na obra selecionada do autor escolhido.In literature, works produced by male authors tend to gain greater prominence despite the fact that many iconic female characters – written by men – are part of the collective imagination. Women, whether fictional or real, do not escape from the ramifications of sexism and structural patriarchy that has permeated society for so many centuries. From the novel Divórcio (2013), by Ricardo Lísias, which presents self-fictional traits, that correspond with the style adopted by the author in part of his literary production, we will investigate the particularities of the author's prose stylistics in the saga of a man in search for the reconstruction of the skin torn by the diary written by his ex-wife, in that way the construction of the ex-wife character as the personification of a diabolical figure will be analyzed, intending to carry out a study about silencing – supported by the theory of Eni Orlandi (2007) – and condemnation of female sexuality, turning it into an object of shame and humiliation – based on research by Silvia Federicci (2017); as well as the use of language as a powerful form of gender-based violence. Aiming to reflect the processes of oppression and violence to which women are subjected when reproducing behaviors considered male privileges – such as the right to sex for pleasure and prioritizing professional life to the detriment of love – the mechanisms used in the author‟s selected work will be questioned.91 p.Chiarelli, Stefania RotaSantos, Claudete Daflon dosGarbero, Maria FernandaDias, AndréAlves, Carolina Soares Lobo2024-07-12T13:55:11Z2024-07-12T13:55:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Carolina Soares Lobo. Divórcio, de Ricardo Lísias: o domínio da palavra e as regras do jogo. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33250CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-12T13:55:15Zoai:app.uff.br:1/33250Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-12T13:55:15Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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