Divórcio, de Ricardo Lísias: o domínio da palavra e as regras do jogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carolina Soares Lobo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33250
Resumo: A literatura costuma ganhar maior projeção em obras produzidas por autores masculinos, apesar das muitas personagens femininas icônicas – escritas por homens – fazerem parte do imaginário coletivo. A mulher não escapa, seja no plano ficcional ou real, das ramificações do machismo e patriarcado estrutural que permeiam a sociedade há tantos séculos. A partir do romance Divórcio (2013), de Ricardo Lísias, que apresenta traços autoficcionais, coincidindo com o estilo adotado pelo autor em parte da sua produção literária, investigaremos as particularidades da estilística da prosa do autor na saga de um homem em busca de reconstruir a pele desfeita pelo diário que sua ex-esposa escreveu, e analisaremos a construção da personagem da ex-mulher como a personificação de uma figura diabólica, buscando fazer um estudo a respeito do silenciamento – apoiado na teoria de Eni Orlandi (2007) – e da condenação da sexualidade feminina, transformando-a em objeto de vergonha e humilhação – embasado na pesquisa de Silvia Federicci (2017); bem como o uso da linguagem como uma poderosa forma de violência de gênero. Visando refletir os processos de opressão e violência aos quais mulheres são submetidas ao reproduzir comportamentos considerados privilégios do sexo masculino – como o direito ao sexo por prazer e a priorizar a vida profissional em detrimento da amorosa – serão questionados os mecanismos utilizados na obra selecionada do autor escolhido.
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