Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Francisco das Chagas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/970
Resumo: O estudo surgiu a partir da vivência do autor como preceptor em Unidade Básica de Saúde (UBS) que recebe estagiário. Objetivos: descrever as ações que são realizadas pelo enfermeiro na preceptoria de graduandos em UBS; identificar os saberes dos enfermeiros e as competências que ele precisa adquirir ou desenvolver para atuar na preceptoria de graduandos em UBS; discutir sobre as implicações da prática pedagógica do enfermeiro preceptor em sua própria formação permanente; elaborar uma tecnologia educacional para a formação pedagógica em preceptoria de enfermagem e implementá-la na unidade pesquisada. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, exploratória. O cenário foi uma UBS de Niterói. Os participantes foram seis enfermeiros preceptores de graduandos em enfermagem. Dados coletados por meio de entrevista semiestruturada. Este estudo teve como referencial teórico o educador Philippe Perrenoud. Os dados foram analisados segundo o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin, emergindo quatro categorias: Aproximação do conceito de preceptor com o ofício de ensinar; O frágil reconhecimento institucional da UBS como campo de estágio e a oferta de saberes dos preceptores: vencendo dificuldades; O enfermeiro preceptor agindo frente à dinâmica dos fatos que surgem e moldam a realidade em uma UBS; Oportunidades e limitações da prática pedagógica implicando na formação permanente. Conclui-se que há necessidade de discutir e repensar estratégias para orientar o interesse dos preceptores para sua formação permanente, através do desenvolvimento de competências a partir de sua própria prática. Contribuindo, assim, para a valorização da própria profissão e fortalecimento do Sistema Único de Saúde
id UFF-2_1ad48659bcdecb1410adc3ef3dd47341
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/970
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanenteEducação em enfermagemTutoriaServiços de saúdeAtenção primária à saúdeCompetência profissionalPreceptoriaEducação em saúdeCentros de saúdeCompetência profissionalEducation, nursingPreceptorshipHealth servicesPrimary health careProfessional competenceO estudo surgiu a partir da vivência do autor como preceptor em Unidade Básica de Saúde (UBS) que recebe estagiário. Objetivos: descrever as ações que são realizadas pelo enfermeiro na preceptoria de graduandos em UBS; identificar os saberes dos enfermeiros e as competências que ele precisa adquirir ou desenvolver para atuar na preceptoria de graduandos em UBS; discutir sobre as implicações da prática pedagógica do enfermeiro preceptor em sua própria formação permanente; elaborar uma tecnologia educacional para a formação pedagógica em preceptoria de enfermagem e implementá-la na unidade pesquisada. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, exploratória. O cenário foi uma UBS de Niterói. Os participantes foram seis enfermeiros preceptores de graduandos em enfermagem. Dados coletados por meio de entrevista semiestruturada. Este estudo teve como referencial teórico o educador Philippe Perrenoud. Os dados foram analisados segundo o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin, emergindo quatro categorias: Aproximação do conceito de preceptor com o ofício de ensinar; O frágil reconhecimento institucional da UBS como campo de estágio e a oferta de saberes dos preceptores: vencendo dificuldades; O enfermeiro preceptor agindo frente à dinâmica dos fatos que surgem e moldam a realidade em uma UBS; Oportunidades e limitações da prática pedagógica implicando na formação permanente. Conclui-se que há necessidade de discutir e repensar estratégias para orientar o interesse dos preceptores para sua formação permanente, através do desenvolvimento de competências a partir de sua própria prática. Contribuindo, assim, para a valorização da própria profissão e fortalecimento do Sistema Único de SaúdeThe study arose from the author's experience as a tutor in Basic Health Unit (BHU) which receives interns. Objectives: To describe the actions that are performed by nurses in the preceptorship of undergraduate BHU; identify the knowledge and skills that the nurses needs to acquire or develop to work in the preceptorship of undergraduate BHU; discuss the implications of the pedagogical practice of the nurse preceptor in his own ongoing education; develop an educational technology for teacher training in nursing preceptorship and implement it in the unit studied. Methodology: This is a qualitative research, descriptive, exploratory. The study setting was a BHU at Niterói. Participants were six nurse preceptors of undergraduate nursing. Data were collected through semi-structured interviews. This study used as a theoretical referencial the educator Philippe Perrenoud. Data were analyzed using the method of content analysis Laurence Bardin, emerging four categories: Approaching the concept of preceptor to the office of to teach; The weak institutional recognition of BHU as an internship site and the provision of knowledge of preceptors: overcoming difficulties; The nurse preceptor acting on the dynamic of the facts that emerge and shape the reality in a UBS; Opportunities and limitations of pedagogical practices involving lifelong learning. It is concluded that there is need to discuss and rethink strategies to guide the interest of preceptors for their ongoing formation, through the development of skills from their own practice. Thus contributing to the enhancement of their own profession and strengthening the National Health SystemValente, Geilsa Soraia CavalcantiCarvalho, Renato Silva deAndrade, MarildaFerreira, Francisco das Chagas2015-11-19T14:11:25Z2015-11-19T14:11:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Francisco das Chagas. Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/970http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-23T21:46:55Zoai:app.uff.br:1/970Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:29.729263Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente
title Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente
spellingShingle Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente
Ferreira, Francisco das Chagas
Educação em enfermagem
Tutoria
Serviços de saúde
Atenção primária à saúde
Competência profissional
Preceptoria
Educação em saúde
Centros de saúde
Competência profissional
Education, nursing
Preceptorship
Health services
Primary health care
Professional competence
title_short Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente
title_full Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente
title_fullStr Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente
title_full_unstemmed Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente
title_sort Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente
author Ferreira, Francisco das Chagas
author_facet Ferreira, Francisco das Chagas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti
Carvalho, Renato Silva de
Andrade, Marilda
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Francisco das Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Tutoria
Serviços de saúde
Atenção primária à saúde
Competência profissional
Preceptoria
Educação em saúde
Centros de saúde
Competência profissional
Education, nursing
Preceptorship
Health services
Primary health care
Professional competence
topic Educação em enfermagem
Tutoria
Serviços de saúde
Atenção primária à saúde
Competência profissional
Preceptoria
Educação em saúde
Centros de saúde
Competência profissional
Education, nursing
Preceptorship
Health services
Primary health care
Professional competence
description O estudo surgiu a partir da vivência do autor como preceptor em Unidade Básica de Saúde (UBS) que recebe estagiário. Objetivos: descrever as ações que são realizadas pelo enfermeiro na preceptoria de graduandos em UBS; identificar os saberes dos enfermeiros e as competências que ele precisa adquirir ou desenvolver para atuar na preceptoria de graduandos em UBS; discutir sobre as implicações da prática pedagógica do enfermeiro preceptor em sua própria formação permanente; elaborar uma tecnologia educacional para a formação pedagógica em preceptoria de enfermagem e implementá-la na unidade pesquisada. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, exploratória. O cenário foi uma UBS de Niterói. Os participantes foram seis enfermeiros preceptores de graduandos em enfermagem. Dados coletados por meio de entrevista semiestruturada. Este estudo teve como referencial teórico o educador Philippe Perrenoud. Os dados foram analisados segundo o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin, emergindo quatro categorias: Aproximação do conceito de preceptor com o ofício de ensinar; O frágil reconhecimento institucional da UBS como campo de estágio e a oferta de saberes dos preceptores: vencendo dificuldades; O enfermeiro preceptor agindo frente à dinâmica dos fatos que surgem e moldam a realidade em uma UBS; Oportunidades e limitações da prática pedagógica implicando na formação permanente. Conclui-se que há necessidade de discutir e repensar estratégias para orientar o interesse dos preceptores para sua formação permanente, através do desenvolvimento de competências a partir de sua própria prática. Contribuindo, assim, para a valorização da própria profissão e fortalecimento do Sistema Único de Saúde
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-11-19T14:11:25Z
2015-11-19T14:11:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Francisco das Chagas. Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/970
identifier_str_mv FERREIRA, Francisco das Chagas. Os saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria de graduandos em unidade básica de saúde: implicações na sua formação permanente. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823713702641664