Educação na república e a reforma do ensino médio: analisando uma questão atual sob a perspectiva de um clássico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21819 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho monográfico é analisar a coerência da reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415/2017, com as funções da Educação. Para isso, serão levadas em consideração, perspectivas teóricas, dados quantitativos do Ministério da Educação e críticas específicas à reforma que foram feitas por educadores. O primeiro, e principal aparato teórico, se encontra na teoria das formas de governo de Montesquieu. A inovação do autor nesse tema clássico do pensamento político reverbera na modernidade e é de grande influência para as constituições dos Estados Modernos. Analisaremos o que fundamentou a originalidade do seu sistema teórico e quais contribuições para análise da pertinência de uma política educacional são encontradas em sua obra, a partir da designação que a educação recebe. Os teóricos da educação Carlos Rodrigues Brandão e Paulo Freire serão os responsáveis por delimitar o que é a Educação e quais prerrogativas devem ser cumpridas para que seja realizado um processo educativo. A importância da passagem desses autores deve-se ao fato que na teoria de Montesquieu não se define o que é a Educação, a preocupação do autor não é esta, ela está em determinar qual é a sua função e como ela deve ser estabelecida nas variações de regime. Além da reflexão teórica, analisaremos trechos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dados quantitativos do Censo Escolar 2018. Buscaremos na relação dos apoios teóricos com as críticas sobre a reforma do Ensino Médio, uma resposta para pertinência ou não da reforma para a Educação |
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Educação na república e a reforma do ensino médio: analisando uma questão atual sob a perspectiva de um clássicoCidadaniaEducaçãoEnsino médioFormas de governoLeisRepúblicaEducaçãoAnálise da tipologia das formas de governo em MontesquieuCrítica à reforma do ensino médioCitizenshipEducationHigh schoolForms of governmentLawsRepublicO objetivo deste trabalho monográfico é analisar a coerência da reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415/2017, com as funções da Educação. Para isso, serão levadas em consideração, perspectivas teóricas, dados quantitativos do Ministério da Educação e críticas específicas à reforma que foram feitas por educadores. O primeiro, e principal aparato teórico, se encontra na teoria das formas de governo de Montesquieu. A inovação do autor nesse tema clássico do pensamento político reverbera na modernidade e é de grande influência para as constituições dos Estados Modernos. Analisaremos o que fundamentou a originalidade do seu sistema teórico e quais contribuições para análise da pertinência de uma política educacional são encontradas em sua obra, a partir da designação que a educação recebe. Os teóricos da educação Carlos Rodrigues Brandão e Paulo Freire serão os responsáveis por delimitar o que é a Educação e quais prerrogativas devem ser cumpridas para que seja realizado um processo educativo. A importância da passagem desses autores deve-se ao fato que na teoria de Montesquieu não se define o que é a Educação, a preocupação do autor não é esta, ela está em determinar qual é a sua função e como ela deve ser estabelecida nas variações de regime. Além da reflexão teórica, analisaremos trechos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dados quantitativos do Censo Escolar 2018. Buscaremos na relação dos apoios teóricos com as críticas sobre a reforma do Ensino Médio, uma resposta para pertinência ou não da reforma para a EducaçãoThe aim of the present monograph is to analyze the coherence between Sec-ondary Education Reform, Law nr 13.415/2017, and the role that education must play. To achieve this, theoretical perspectives, Ministry of Education’ s quantitative infor-mation and specific educator critiques to the reform should be considered. The first and foremost theoretical basis relies on Montesquieu’s theory of Separation of pow-ers. The author’s innovation on this classic politic study theme reflects on modernity and it is the major influence for the constitutions of the modern States. We will analyze what substantiated the originality of its theoretical system and what contributions to analyze the pertinence of an educational policy are found in his work, from the desig-nation that education receives. Education theorists Carlos Rodrigues Brandão and Paulo Freire will be responsible for delimiting what education is and what preroga-tives must be fulfilled in order to perform an educational process. The importance of addressing these authors is due to Montesquieu's theory not defining what education is, that’s not the author's concern, his concern would be determining what its function is and how it should be established in the regime variations. In addition to the theoret-ical reflection, we will analyze excerpts from the National Education Guidelines and Bases Law and quantitative data from the 2018 school census. We will seek the rela-tionship between theoretical support and criticism of the Secondary Education Re-form, a response to the relevance or not of the reform for educationFalcão, Luís AlvesAugusto, Claudio de FariasPereira, NatáliaCosta, Alexsander Matheus Araújo2021-04-30T14:55:56Z2021-04-30T14:55:56Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Alexsander Matheus Araujo. Educação na república e a reforma do ensino médio: analisando uma questão atual sob a perspectiva de um clássico. 2019. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21819Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T16:22:34Zoai:app.uff.br:1/21819Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:09.349223Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O objetivo deste trabalho monográfico é analisar a coerência da reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415/2017, com as funções da Educação. Para isso, serão levadas em consideração, perspectivas teóricas, dados quantitativos do Ministério da Educação e críticas específicas à reforma que foram feitas por educadores. O primeiro, e principal aparato teórico, se encontra na teoria das formas de governo de Montesquieu. A inovação do autor nesse tema clássico do pensamento político reverbera na modernidade e é de grande influência para as constituições dos Estados Modernos. Analisaremos o que fundamentou a originalidade do seu sistema teórico e quais contribuições para análise da pertinência de uma política educacional são encontradas em sua obra, a partir da designação que a educação recebe. Os teóricos da educação Carlos Rodrigues Brandão e Paulo Freire serão os responsáveis por delimitar o que é a Educação e quais prerrogativas devem ser cumpridas para que seja realizado um processo educativo. A importância da passagem desses autores deve-se ao fato que na teoria de Montesquieu não se define o que é a Educação, a preocupação do autor não é esta, ela está em determinar qual é a sua função e como ela deve ser estabelecida nas variações de regime. Além da reflexão teórica, analisaremos trechos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dados quantitativos do Censo Escolar 2018. Buscaremos na relação dos apoios teóricos com as críticas sobre a reforma do Ensino Médio, uma resposta para pertinência ou não da reforma para a Educação |
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