Educação na república e a reforma do ensino médio: analisando uma questão atual sob a perspectiva de um clássico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alexsander Matheus Araújo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21819
Resumo: O objetivo deste trabalho monográfico é analisar a coerência da reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415/2017, com as funções da Educação. Para isso, serão levadas em consideração, perspectivas teóricas, dados quantitativos do Ministério da Educação e críticas específicas à reforma que foram feitas por educadores. O primeiro, e principal aparato teórico, se encontra na teoria das formas de governo de Montesquieu. A inovação do autor nesse tema clássico do pensamento político reverbera na modernidade e é de grande influência para as constituições dos Estados Modernos. Analisaremos o que fundamentou a originalidade do seu sistema teórico e quais contribuições para análise da pertinência de uma política educacional são encontradas em sua obra, a partir da designação que a educação recebe. Os teóricos da educação Carlos Rodrigues Brandão e Paulo Freire serão os responsáveis por delimitar o que é a Educação e quais prerrogativas devem ser cumpridas para que seja realizado um processo educativo. A importância da passagem desses autores deve-se ao fato que na teoria de Montesquieu não se define o que é a Educação, a preocupação do autor não é esta, ela está em determinar qual é a sua função e como ela deve ser estabelecida nas variações de regime. Além da reflexão teórica, analisaremos trechos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dados quantitativos do Censo Escolar 2018. Buscaremos na relação dos apoios teóricos com as críticas sobre a reforma do Ensino Médio, uma resposta para pertinência ou não da reforma para a Educação
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