Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Gabriella Filippini Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25872
Resumo: Introdução: Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo geral desenvolver uma proposta educacional que auxilie no desenvolvimento do raciocínio clínico e aumento da autoconfiança de estudantes de enfermagem frente ao cuidado na Insuficiência Cardíaca. Metodologia: pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica realizada em quatro etapas: (1) se lecionado textos acadêmicos para leitura complementar na Biblioteca Virtual em Saúde, nas seguintes bases de dados: Base de Dados de Enfermagem, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online com os seguintes descritores de busca: “insuficiência cardíaca" e "cuidados de enfermagem" utilizados de forma conjunta com o operador booleano AND; (2) construído aula expositiva sobre insuficiência cardíaca; (3) desenvolvido protótipo de aplicativo web de simulação virtual que auxilia o desenvolvimento do raciocínio clínico e autoconfiança na enfermagem; (4) se lecionado a Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem como instrumento de avaliação de autoconfiança. Resultados e Discussão: A proposta em tela foi construída como mencionada acima. O raciocínio clínico refere-se aos processos de pensamentos pelos quais se obtém e interpreta as informações, culminando com a tomada de decisão clínica, diagnostica ou terapêutica, sendo que há estratégias de ensino que melhor contribuem para o seu desenvolvimento, como a simulação clínica. Entende-se que a simulação potencializa o processo de ensino-aprendizagem, complementando-o juntamente com o conhecimento teórico, para tanto, através da proposta educacional desenvolvida, buscou-se aplicar um modelo de ensino construtivista e motivador, estimulando o pensamento crítico reflexivo. Conclusão: A construção da proposta pedagógica juntamente com o aplicativo de simulação virtual que faz parte da mesma permitiu refletir acerca da necessidade de desenvolvimento de raciocínio clínico, proporcionando uma tomada de decisão assertiva com assistência de enfermagem precisa e baseada na implementação do processo de enfermagem. Ressalta-se que a simulação virtual é uma metodologia ativa passível de integrar o processo de ensino de maneira complementar a outras estratégias, desde que a proposta seja centrada no aluno e estimule a reflexão. A proposta educacional planejada permite a promoção de um processo de ensino-aprendizagem eficaz, que auxilia no desenvolvimento de raciocínio clínico e habilidades para avaliação e cuidado ao paciente com IC descompensada.
id UFF-2_1bbe2a6a9a82abe64328f91c4ab94da2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25872
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíacaTomada de decisão clínicaEducação em enfermagemTecnologia em saúdeSimulação por computadorTecnologia biomédicaRaciocínio clínicoEstudantes de enfermagemInsuficiência cardíacaCuidados de enfermagemClinical decision makingNursing educationTechnology in healthcareComputer simulationIntrodução: Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo geral desenvolver uma proposta educacional que auxilie no desenvolvimento do raciocínio clínico e aumento da autoconfiança de estudantes de enfermagem frente ao cuidado na Insuficiência Cardíaca. Metodologia: pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica realizada em quatro etapas: (1) se lecionado textos acadêmicos para leitura complementar na Biblioteca Virtual em Saúde, nas seguintes bases de dados: Base de Dados de Enfermagem, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online com os seguintes descritores de busca: “insuficiência cardíaca" e "cuidados de enfermagem" utilizados de forma conjunta com o operador booleano AND; (2) construído aula expositiva sobre insuficiência cardíaca; (3) desenvolvido protótipo de aplicativo web de simulação virtual que auxilia o desenvolvimento do raciocínio clínico e autoconfiança na enfermagem; (4) se lecionado a Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem como instrumento de avaliação de autoconfiança. Resultados e Discussão: A proposta em tela foi construída como mencionada acima. O raciocínio clínico refere-se aos processos de pensamentos pelos quais se obtém e interpreta as informações, culminando com a tomada de decisão clínica, diagnostica ou terapêutica, sendo que há estratégias de ensino que melhor contribuem para o seu desenvolvimento, como a simulação clínica. Entende-se que a simulação potencializa o processo de ensino-aprendizagem, complementando-o juntamente com o conhecimento teórico, para tanto, através da proposta educacional desenvolvida, buscou-se aplicar um modelo de ensino construtivista e motivador, estimulando o pensamento crítico reflexivo. Conclusão: A construção da proposta pedagógica juntamente com o aplicativo de simulação virtual que faz parte da mesma permitiu refletir acerca da necessidade de desenvolvimento de raciocínio clínico, proporcionando uma tomada de decisão assertiva com assistência de enfermagem precisa e baseada na implementação do processo de enfermagem. Ressalta-se que a simulação virtual é uma metodologia ativa passível de integrar o processo de ensino de maneira complementar a outras estratégias, desde que a proposta seja centrada no aluno e estimule a reflexão. A proposta educacional planejada permite a promoção de um processo de ensino-aprendizagem eficaz, que auxilia no desenvolvimento de raciocínio clínico e habilidades para avaliação e cuidado ao paciente com IC descompensada.Introduction: This is a research with the general objective of developing an educational proposal that aids in the development of clinical reasoning and increases the self-confidence of nursing students regarding care in Heart Failure. Methodology: applied methodological research of technological production carried out in four stages: (1) selected academic texts for further reading in the Virtual Health Library, in the following databases: Nursing Database Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences and Medical Literature Analysis and Retrieval System Online with the following search descriptors: "heart failure" and "nursing care" used in conjunction with the Boolean operator AND; (2) constructed lecture class on heart failure; (3) developed prototype virtual simulation web application that aids the development of clinical reasoning and self-confidence in nursing; (4) selected the Student Satisfaction and Self-Confidence with Learning Scale as a self-confidence assessment tool. Results and Discussion: The proposal at hand was constructed as mentioned above. Clinical reasoning refers to the thought processes by which information is obtained and interpreted, culminating in clinical, diagnostic or therapeutic decision making, and there are teaching strategies that best contribute to its development, such as clinical simulation. It is understood that simulation enhances the teaching-learning process, complementing it along with the theoretical knowledge. Therefore, through the educational proposal developed, we sought to apply a constructivist and motivational teaching model, stimulating critical-reflective thinking. Conclusion: The construction of the pedagogical proposal together with the virtual simulation application that is part of it allowed us to reflect on the need to develop clinical reasoning, providing assertive decision making with accurate nursing care based on the implementation of the nursing process. It is noteworthy that virtual simulation is an active methodology that can integrate the teaching process in a complementary way to other strategies, as long as the proposal is student-centered and stimulates reflection. The planned educational proposal allows the promotion of an effective teaching-learning process, which assists in the development of clinical reasoning and skills for assessment and care of patients with decompensated HF.54 p.Dias, Beatriz Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/5484306318854216Carmo, Thalita Gomes dohttp://lattes.cnpq.br/0707938810867611Silva, Liliane Faria dahttp://lattes.cnpq.br/9071782541107295Hipólito, Rodrigo Leitehttp://lattes.cnpq.br/1634663063107444http://lattes.cnpq.br/5842745491146624Ramos, Gabriella Filippini Silva2022-07-27T19:38:48Z2022-07-27T19:38:48Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRamos, Gabriella Filippini Silva. Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25872CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-27T19:38:54Zoai:app.uff.br:1/25872Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-07-27T19:38:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca
title Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca
spellingShingle Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca
Ramos, Gabriella Filippini Silva
Tomada de decisão clínica
Educação em enfermagem
Tecnologia em saúde
Simulação por computador
Tecnologia biomédica
Raciocínio clínico
Estudantes de enfermagem
Insuficiência cardíaca
Cuidados de enfermagem
Clinical decision making
Nursing education
Technology in healthcare
Computer simulation
title_short Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca
title_full Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca
title_fullStr Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca
title_full_unstemmed Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca
title_sort Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca
author Ramos, Gabriella Filippini Silva
author_facet Ramos, Gabriella Filippini Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Beatriz Fernandes
http://lattes.cnpq.br/5484306318854216
Carmo, Thalita Gomes do
http://lattes.cnpq.br/0707938810867611
Silva, Liliane Faria da
http://lattes.cnpq.br/9071782541107295
Hipólito, Rodrigo Leite
http://lattes.cnpq.br/1634663063107444
http://lattes.cnpq.br/5842745491146624
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Gabriella Filippini Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tomada de decisão clínica
Educação em enfermagem
Tecnologia em saúde
Simulação por computador
Tecnologia biomédica
Raciocínio clínico
Estudantes de enfermagem
Insuficiência cardíaca
Cuidados de enfermagem
Clinical decision making
Nursing education
Technology in healthcare
Computer simulation
topic Tomada de decisão clínica
Educação em enfermagem
Tecnologia em saúde
Simulação por computador
Tecnologia biomédica
Raciocínio clínico
Estudantes de enfermagem
Insuficiência cardíaca
Cuidados de enfermagem
Clinical decision making
Nursing education
Technology in healthcare
Computer simulation
description Introdução: Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo geral desenvolver uma proposta educacional que auxilie no desenvolvimento do raciocínio clínico e aumento da autoconfiança de estudantes de enfermagem frente ao cuidado na Insuficiência Cardíaca. Metodologia: pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica realizada em quatro etapas: (1) se lecionado textos acadêmicos para leitura complementar na Biblioteca Virtual em Saúde, nas seguintes bases de dados: Base de Dados de Enfermagem, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online com os seguintes descritores de busca: “insuficiência cardíaca" e "cuidados de enfermagem" utilizados de forma conjunta com o operador booleano AND; (2) construído aula expositiva sobre insuficiência cardíaca; (3) desenvolvido protótipo de aplicativo web de simulação virtual que auxilia o desenvolvimento do raciocínio clínico e autoconfiança na enfermagem; (4) se lecionado a Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem como instrumento de avaliação de autoconfiança. Resultados e Discussão: A proposta em tela foi construída como mencionada acima. O raciocínio clínico refere-se aos processos de pensamentos pelos quais se obtém e interpreta as informações, culminando com a tomada de decisão clínica, diagnostica ou terapêutica, sendo que há estratégias de ensino que melhor contribuem para o seu desenvolvimento, como a simulação clínica. Entende-se que a simulação potencializa o processo de ensino-aprendizagem, complementando-o juntamente com o conhecimento teórico, para tanto, através da proposta educacional desenvolvida, buscou-se aplicar um modelo de ensino construtivista e motivador, estimulando o pensamento crítico reflexivo. Conclusão: A construção da proposta pedagógica juntamente com o aplicativo de simulação virtual que faz parte da mesma permitiu refletir acerca da necessidade de desenvolvimento de raciocínio clínico, proporcionando uma tomada de decisão assertiva com assistência de enfermagem precisa e baseada na implementação do processo de enfermagem. Ressalta-se que a simulação virtual é uma metodologia ativa passível de integrar o processo de ensino de maneira complementar a outras estratégias, desde que a proposta seja centrada no aluno e estimule a reflexão. A proposta educacional planejada permite a promoção de um processo de ensino-aprendizagem eficaz, que auxilia no desenvolvimento de raciocínio clínico e habilidades para avaliação e cuidado ao paciente com IC descompensada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-27T19:38:48Z
2022-07-27T19:38:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ramos, Gabriella Filippini Silva. Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25872
identifier_str_mv Ramos, Gabriella Filippini Silva. Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838782065475584