Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Camila Moreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25101
Resumo: O presente estudo de caso objetiva-se relatar indícios de como os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental aprendem os conceitos matemáticos da operação de multiplicação de monômios e analisar como é a receptividade atrativa e cognitiva destes diante da metodologia utilizada com o jogo “danômio” na aula de Matemática, visando uma perspectiva de uma aprendizagem significativa. É relatado também uma experiência com uso do material manipulativo “balança de cabide” no 9º ano do Ensino Fundamental, referente a prática de ensino e aprendizagem desenvolvida durante atuação no PIBID em 2011. Segue-se assim o parecer da utilização de materiais manipuláveis e jogos na sala de aula de Matemática dos professores da escola CIEP 143 em Miracema, RJ, onde se realizou a atual pesquisa, expondo pontos importantes das observações e entrevistas realizadas durante investigação: relatando a experiência da oficina realizada com o material lúdico-manipulativo, bem como os resultados (quantitativos e qualitativos) obtidos com avaliações diagnósticas, questionário de opinião dos alunos expondo a receptividade e o parecer dos mesmos diante a utilização de materiais manipuláveis em sala de aula de Matemática. Elucida-se ainda os resultados satisfatórios presentes nas avaliações diagnósticas que identificaram a melhoria dos alunos nos conceitos envolvidos, apontando-se a experiência e os resultados em contribuição para a formação, prática docente e os resultados positivos/negativos da pesquisa bem como perspectivas futuras.
id UFF-2_1bd24ddd82b115e87488e3371978a79c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25101
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamentalmaterial manipulativojogoaprendizagem significativaMatemáticamanipulative materialgamemeaningful learningO presente estudo de caso objetiva-se relatar indícios de como os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental aprendem os conceitos matemáticos da operação de multiplicação de monômios e analisar como é a receptividade atrativa e cognitiva destes diante da metodologia utilizada com o jogo “danômio” na aula de Matemática, visando uma perspectiva de uma aprendizagem significativa. É relatado também uma experiência com uso do material manipulativo “balança de cabide” no 9º ano do Ensino Fundamental, referente a prática de ensino e aprendizagem desenvolvida durante atuação no PIBID em 2011. Segue-se assim o parecer da utilização de materiais manipuláveis e jogos na sala de aula de Matemática dos professores da escola CIEP 143 em Miracema, RJ, onde se realizou a atual pesquisa, expondo pontos importantes das observações e entrevistas realizadas durante investigação: relatando a experiência da oficina realizada com o material lúdico-manipulativo, bem como os resultados (quantitativos e qualitativos) obtidos com avaliações diagnósticas, questionário de opinião dos alunos expondo a receptividade e o parecer dos mesmos diante a utilização de materiais manipuláveis em sala de aula de Matemática. Elucida-se ainda os resultados satisfatórios presentes nas avaliações diagnósticas que identificaram a melhoria dos alunos nos conceitos envolvidos, apontando-se a experiência e os resultados em contribuição para a formação, prática docente e os resultados positivos/negativos da pesquisa bem como perspectivas futuras.This study case aims to report evidences how the students of the 8th grade of elementary school learn the mathematical concepts of monomials multiplication operation and analyze how is the attractive and cognitive receptivity of these on the methodology used in the game "danômio" in math class, targeting a prospect of a meaningful learning. It is also reported an experience with the use of manipulative materials "hanger balance" in the 9th grade of elementary school, referring to the practice of teaching and learning developed during operations in PIBID in 2011. Thus follows the opinion of the use of manipulatives and games in mathematics classroom of CIEP 143 school teachers in Miracema, RJ, where current research was carried out by exposing important points of the observations and interviews during research: reporting the experience of the workshop held with the recreational and manipulative material, and the results (quantitative and qualitative) obtained with diagnostic assessments, student opinion questionnaire exposing the receptivity and the opinion of them on the use of manipulatives in mathematics classroom. It also elucidates satisfactory results present in diagnostic evaluations witch identified the improvement of students in the concepts involved, pointing to the experience and results in contribution to training, teaching practice and the positive / negative search results as well as future prospects.70 f.Borges, Francis de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5568082748255960Simão, Marcelo Garciahttp://lattes.cnpq.br/7765077108247179Dias, Marcelo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0560856679400781Dutra, Camila Moreira2022-05-30T17:10:38Z2022-05-30T17:10:38Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDUTRA, Camila Moreira. Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental. 2016. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25101CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-30T17:10:42Zoai:app.uff.br:1/25101Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:47.363618Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental
title Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental
Dutra, Camila Moreira
material manipulativo
jogo
aprendizagem significativa
Matemática
manipulative material
game
meaningful learning
title_short Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental
title_full Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental
title_sort Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental
author Dutra, Camila Moreira
author_facet Dutra, Camila Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Francis de Souza
http://lattes.cnpq.br/5568082748255960
Simão, Marcelo Garcia
http://lattes.cnpq.br/7765077108247179
Dias, Marcelo de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0560856679400781
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Camila Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv material manipulativo
jogo
aprendizagem significativa
Matemática
manipulative material
game
meaningful learning
topic material manipulativo
jogo
aprendizagem significativa
Matemática
manipulative material
game
meaningful learning
description O presente estudo de caso objetiva-se relatar indícios de como os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental aprendem os conceitos matemáticos da operação de multiplicação de monômios e analisar como é a receptividade atrativa e cognitiva destes diante da metodologia utilizada com o jogo “danômio” na aula de Matemática, visando uma perspectiva de uma aprendizagem significativa. É relatado também uma experiência com uso do material manipulativo “balança de cabide” no 9º ano do Ensino Fundamental, referente a prática de ensino e aprendizagem desenvolvida durante atuação no PIBID em 2011. Segue-se assim o parecer da utilização de materiais manipuláveis e jogos na sala de aula de Matemática dos professores da escola CIEP 143 em Miracema, RJ, onde se realizou a atual pesquisa, expondo pontos importantes das observações e entrevistas realizadas durante investigação: relatando a experiência da oficina realizada com o material lúdico-manipulativo, bem como os resultados (quantitativos e qualitativos) obtidos com avaliações diagnósticas, questionário de opinião dos alunos expondo a receptividade e o parecer dos mesmos diante a utilização de materiais manipuláveis em sala de aula de Matemática. Elucida-se ainda os resultados satisfatórios presentes nas avaliações diagnósticas que identificaram a melhoria dos alunos nos conceitos envolvidos, apontando-se a experiência e os resultados em contribuição para a formação, prática docente e os resultados positivos/negativos da pesquisa bem como perspectivas futuras.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-05-30T17:10:38Z
2022-05-30T17:10:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUTRA, Camila Moreira. Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental. 2016. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25101
identifier_str_mv DUTRA, Camila Moreira. Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental. 2016. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823571837648896