Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25101 |
Resumo: | O presente estudo de caso objetiva-se relatar indícios de como os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental aprendem os conceitos matemáticos da operação de multiplicação de monômios e analisar como é a receptividade atrativa e cognitiva destes diante da metodologia utilizada com o jogo “danômio” na aula de Matemática, visando uma perspectiva de uma aprendizagem significativa. É relatado também uma experiência com uso do material manipulativo “balança de cabide” no 9º ano do Ensino Fundamental, referente a prática de ensino e aprendizagem desenvolvida durante atuação no PIBID em 2011. Segue-se assim o parecer da utilização de materiais manipuláveis e jogos na sala de aula de Matemática dos professores da escola CIEP 143 em Miracema, RJ, onde se realizou a atual pesquisa, expondo pontos importantes das observações e entrevistas realizadas durante investigação: relatando a experiência da oficina realizada com o material lúdico-manipulativo, bem como os resultados (quantitativos e qualitativos) obtidos com avaliações diagnósticas, questionário de opinião dos alunos expondo a receptividade e o parecer dos mesmos diante a utilização de materiais manipuláveis em sala de aula de Matemática. Elucida-se ainda os resultados satisfatórios presentes nas avaliações diagnósticas que identificaram a melhoria dos alunos nos conceitos envolvidos, apontando-se a experiência e os resultados em contribuição para a formação, prática docente e os resultados positivos/negativos da pesquisa bem como perspectivas futuras. |
id |
UFF-2_1bd24ddd82b115e87488e3371978a79c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25101 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamentalmaterial manipulativojogoaprendizagem significativaMatemáticamanipulative materialgamemeaningful learningO presente estudo de caso objetiva-se relatar indícios de como os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental aprendem os conceitos matemáticos da operação de multiplicação de monômios e analisar como é a receptividade atrativa e cognitiva destes diante da metodologia utilizada com o jogo “danômio” na aula de Matemática, visando uma perspectiva de uma aprendizagem significativa. É relatado também uma experiência com uso do material manipulativo “balança de cabide” no 9º ano do Ensino Fundamental, referente a prática de ensino e aprendizagem desenvolvida durante atuação no PIBID em 2011. Segue-se assim o parecer da utilização de materiais manipuláveis e jogos na sala de aula de Matemática dos professores da escola CIEP 143 em Miracema, RJ, onde se realizou a atual pesquisa, expondo pontos importantes das observações e entrevistas realizadas durante investigação: relatando a experiência da oficina realizada com o material lúdico-manipulativo, bem como os resultados (quantitativos e qualitativos) obtidos com avaliações diagnósticas, questionário de opinião dos alunos expondo a receptividade e o parecer dos mesmos diante a utilização de materiais manipuláveis em sala de aula de Matemática. Elucida-se ainda os resultados satisfatórios presentes nas avaliações diagnósticas que identificaram a melhoria dos alunos nos conceitos envolvidos, apontando-se a experiência e os resultados em contribuição para a formação, prática docente e os resultados positivos/negativos da pesquisa bem como perspectivas futuras.This study case aims to report evidences how the students of the 8th grade of elementary school learn the mathematical concepts of monomials multiplication operation and analyze how is the attractive and cognitive receptivity of these on the methodology used in the game "danômio" in math class, targeting a prospect of a meaningful learning. It is also reported an experience with the use of manipulative materials "hanger balance" in the 9th grade of elementary school, referring to the practice of teaching and learning developed during operations in PIBID in 2011. Thus follows the opinion of the use of manipulatives and games in mathematics classroom of CIEP 143 school teachers in Miracema, RJ, where current research was carried out by exposing important points of the observations and interviews during research: reporting the experience of the workshop held with the recreational and manipulative material, and the results (quantitative and qualitative) obtained with diagnostic assessments, student opinion questionnaire exposing the receptivity and the opinion of them on the use of manipulatives in mathematics classroom. It also elucidates satisfactory results present in diagnostic evaluations witch identified the improvement of students in the concepts involved, pointing to the experience and results in contribution to training, teaching practice and the positive / negative search results as well as future prospects.70 f.Borges, Francis de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5568082748255960Simão, Marcelo Garciahttp://lattes.cnpq.br/7765077108247179Dias, Marcelo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0560856679400781Dutra, Camila Moreira2022-05-30T17:10:38Z2022-05-30T17:10:38Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDUTRA, Camila Moreira. Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental. 2016. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25101CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-30T17:10:42Zoai:app.uff.br:1/25101Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:47.363618Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental |
title |
Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental Dutra, Camila Moreira material manipulativo jogo aprendizagem significativa Matemática manipulative material game meaningful learning |
title_short |
Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do Ensino Fundamental |
author |
Dutra, Camila Moreira |
author_facet |
Dutra, Camila Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Francis de Souza http://lattes.cnpq.br/5568082748255960 Simão, Marcelo Garcia http://lattes.cnpq.br/7765077108247179 Dias, Marcelo de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0560856679400781 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Camila Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
material manipulativo jogo aprendizagem significativa Matemática manipulative material game meaningful learning |
topic |
material manipulativo jogo aprendizagem significativa Matemática manipulative material game meaningful learning |
description |
O presente estudo de caso objetiva-se relatar indícios de como os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental aprendem os conceitos matemáticos da operação de multiplicação de monômios e analisar como é a receptividade atrativa e cognitiva destes diante da metodologia utilizada com o jogo “danômio” na aula de Matemática, visando uma perspectiva de uma aprendizagem significativa. É relatado também uma experiência com uso do material manipulativo “balança de cabide” no 9º ano do Ensino Fundamental, referente a prática de ensino e aprendizagem desenvolvida durante atuação no PIBID em 2011. Segue-se assim o parecer da utilização de materiais manipuláveis e jogos na sala de aula de Matemática dos professores da escola CIEP 143 em Miracema, RJ, onde se realizou a atual pesquisa, expondo pontos importantes das observações e entrevistas realizadas durante investigação: relatando a experiência da oficina realizada com o material lúdico-manipulativo, bem como os resultados (quantitativos e qualitativos) obtidos com avaliações diagnósticas, questionário de opinião dos alunos expondo a receptividade e o parecer dos mesmos diante a utilização de materiais manipuláveis em sala de aula de Matemática. Elucida-se ainda os resultados satisfatórios presentes nas avaliações diagnósticas que identificaram a melhoria dos alunos nos conceitos envolvidos, apontando-se a experiência e os resultados em contribuição para a formação, prática docente e os resultados positivos/negativos da pesquisa bem como perspectivas futuras. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2022-05-30T17:10:38Z 2022-05-30T17:10:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUTRA, Camila Moreira. Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental. 2016. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25101 |
identifier_str_mv |
DUTRA, Camila Moreira. Material manipulável "danômio" via aprendizagem significativa: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental. 2016. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823571837648896 |