Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Larissa Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13824
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se dá a influência da utilização do material manipulável na aprendizagem do conceito de radiano. Foi elaborada uma proposta didática com ênfase na utilização de material manipulável. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados a observação e os registros escritos dos estudantes durante a experimentação da proposta didática. Os sujeitos participantes da pesquisa foram nove estudantes de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na periferia de Niterói-RJ. A análise dos dados foi realizada tendo em vista a Teoria dos Campos Conceituais e as considerações sobre o uso dos materiais manipuláveis em sala de aula. Ao término da investigação, foi possível concluir que a utilização dos materiais manipuláveis exerce grande motivação sobre o estudante, tendo como consequência o seu envolvimento com a aula. Entretanto, sua utilização, ainda que com a mediação adequada do professor, não é suficiente para a construção do conceito de radiano. Conjectura-se que a complexidade do conceito de radiano, sua especificidade enquanto unidade de medida e a necessidade de outras situações envolvendo tal conceito tenham contribuído para esse fato
id UFF-2_b6a010a7c1bab19d1e0d8723cee14f9c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13824
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radianoMaterial manipulávelEducação matemáticaRadianoCírculo trigonométricoTrigonometriaMaterial didáticoManipulative materialMathematics educationRadianUnit circleEsta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se dá a influência da utilização do material manipulável na aprendizagem do conceito de radiano. Foi elaborada uma proposta didática com ênfase na utilização de material manipulável. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados a observação e os registros escritos dos estudantes durante a experimentação da proposta didática. Os sujeitos participantes da pesquisa foram nove estudantes de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na periferia de Niterói-RJ. A análise dos dados foi realizada tendo em vista a Teoria dos Campos Conceituais e as considerações sobre o uso dos materiais manipuláveis em sala de aula. Ao término da investigação, foi possível concluir que a utilização dos materiais manipuláveis exerce grande motivação sobre o estudante, tendo como consequência o seu envolvimento com a aula. Entretanto, sua utilização, ainda que com a mediação adequada do professor, não é suficiente para a construção do conceito de radiano. Conjectura-se que a complexidade do conceito de radiano, sua especificidade enquanto unidade de medida e a necessidade de outras situações envolvendo tal conceito tenham contribuído para esse fatoThis research's general objective was to investigate how the influence of the use of manipulative materials on the learning of the radian concept works. A didactic proposal was elaborated with emphasis on the use of manipulative material. It is characterized as a qualitative research. The observation of the students during the experimentation with the didactic proposal and their written records were used as data collection tools. The research subjects were nine students from a first-year high school class from a public school located in the outskirts of Niterói City, RJ. The data analysis was performed using the theory of conceptual fields and considerations about the use of manipulative materials in the classroom. At the end of the study, it was possible to conclude that the use of manipulative materials fosters great motivation on the student, resulting in his engagement in class. However, its use, even with adequate teacher mediation, it not enough to construct of the radian concept. It is conjectured that the complexity of the radian concept, its specificity as unit of measurement and the need for other situations involving this concept have contributed to this fact89 f.Dias, Mônica Souto Da SilvaCosta, Eliane Moreira daMotta, Carlos Eduardo MathiasMenezes, Larissa Pereira2020-05-22T14:44:07Z2020-05-22T14:44:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMENEZES, Larissa Pereira. Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano. 2018. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13824Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-27T01:26:13Zoai:app.uff.br:1/13824Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-27T01:26:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano
title Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano
spellingShingle Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano
Menezes, Larissa Pereira
Material manipulável
Educação matemática
Radiano
Círculo trigonométrico
Trigonometria
Material didático
Manipulative material
Mathematics education
Radian
Unit circle
title_short Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano
title_full Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano
title_fullStr Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano
title_full_unstemmed Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano
title_sort Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano
author Menezes, Larissa Pereira
author_facet Menezes, Larissa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Mônica Souto Da Silva
Costa, Eliane Moreira da
Motta, Carlos Eduardo Mathias
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Larissa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Material manipulável
Educação matemática
Radiano
Círculo trigonométrico
Trigonometria
Material didático
Manipulative material
Mathematics education
Radian
Unit circle
topic Material manipulável
Educação matemática
Radiano
Círculo trigonométrico
Trigonometria
Material didático
Manipulative material
Mathematics education
Radian
Unit circle
description Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se dá a influência da utilização do material manipulável na aprendizagem do conceito de radiano. Foi elaborada uma proposta didática com ênfase na utilização de material manipulável. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados a observação e os registros escritos dos estudantes durante a experimentação da proposta didática. Os sujeitos participantes da pesquisa foram nove estudantes de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na periferia de Niterói-RJ. A análise dos dados foi realizada tendo em vista a Teoria dos Campos Conceituais e as considerações sobre o uso dos materiais manipuláveis em sala de aula. Ao término da investigação, foi possível concluir que a utilização dos materiais manipuláveis exerce grande motivação sobre o estudante, tendo como consequência o seu envolvimento com a aula. Entretanto, sua utilização, ainda que com a mediação adequada do professor, não é suficiente para a construção do conceito de radiano. Conjectura-se que a complexidade do conceito de radiano, sua especificidade enquanto unidade de medida e a necessidade de outras situações envolvendo tal conceito tenham contribuído para esse fato
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-05-22T14:44:07Z
2020-05-22T14:44:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEZES, Larissa Pereira. Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano. 2018. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13824
Aluno de Graduação
identifier_str_mv MENEZES, Larissa Pereira. Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano. 2018. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135371971035136