O olho inquisidor: o diálogo estético entre Janela Indiscreta (1954) e Gosto de Cereja (1997) a partir do plano ponto de vista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26221 |
Resumo: | A presente monografia busca estabelecer uma comparação estética entre as obras cinematográficas Janela Indiscreta (1954), de Alfred Hitchcock, e Gosto de Cereja (1997), de Abbas Kiarostami, a partir do uso sistemático do chamado “plano ponto de vista” presente em ambas. Embora correspondentes a momentos históricos e estéticos diferentes, ambos os filmes apresentam uma gama frutífera de pontos de contato ao tematizar os olhares de seus protagonistas e fazer deles uma verdadeira ferramenta estilística no desdobramento de seus respectivos discursos artísticos. Utilizando num primeiro momento um corpo textual do campo da análise fílmica - a citar as obras Abbas Kiarostami (2000), de Marco Dalla Gassa, e Hitchcock’s Rear Window: Reflexivity and the Critique of Voyeurism (1986), de Robert Stam e Roberta Pearson - a investigação tecida nestas páginas busca correlacionar as retóricas artísticas destes dois filmes, e demonstrar como ambas se desenvolvem desde o interior da representação ficcional até desaguarem em reflexões de natureza metacinematográfica, ponderando as convenções e limitações do cinema enquanto matéria de expressão ideológica em seus dados momentos históricos. |
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O olho inquisidor: o diálogo estético entre Janela Indiscreta (1954) e Gosto de Cereja (1997) a partir do plano ponto de vistaHitchcockKiarostamiLinguagem cinematográficaEstéticaOlharPonto de vistaLinguagem cinematográficaHitchcock, Alfred, 1899-1980Kiarostami, AbbasEstéticaHitchcockKiarostamiCinematographic languageAestheticsGazePoint of viewA presente monografia busca estabelecer uma comparação estética entre as obras cinematográficas Janela Indiscreta (1954), de Alfred Hitchcock, e Gosto de Cereja (1997), de Abbas Kiarostami, a partir do uso sistemático do chamado “plano ponto de vista” presente em ambas. Embora correspondentes a momentos históricos e estéticos diferentes, ambos os filmes apresentam uma gama frutífera de pontos de contato ao tematizar os olhares de seus protagonistas e fazer deles uma verdadeira ferramenta estilística no desdobramento de seus respectivos discursos artísticos. Utilizando num primeiro momento um corpo textual do campo da análise fílmica - a citar as obras Abbas Kiarostami (2000), de Marco Dalla Gassa, e Hitchcock’s Rear Window: Reflexivity and the Critique of Voyeurism (1986), de Robert Stam e Roberta Pearson - a investigação tecida nestas páginas busca correlacionar as retóricas artísticas destes dois filmes, e demonstrar como ambas se desenvolvem desde o interior da representação ficcional até desaguarem em reflexões de natureza metacinematográfica, ponderando as convenções e limitações do cinema enquanto matéria de expressão ideológica em seus dados momentos históricos.This monograph aims at establishing an aesthetic comparison between the cinematographic works Rear Window (1954), by Alfred Hitchcock, and Taste of Cherry (1997), by Abbas Kiarostami, through the systematic use of the so-called “point of view shot” present in both of them. Although belonging to different historic and aesthetic periods, both films display a rich array of common spots by thematizing their protagonists’ gazes and making actual stylistic tools out of them in the development of their respective artistic discourses. At first using a text base from the field of film analysis - i.e. Marco Dalla Gassa’s Abbas Kiarostami (2000), and Robert Stam & Roberta Pearson’s Hitchcock’s Rear Window: Reflexivity and the Critique of Voyeurism (1986) - the investigation elaborated in these pages seeks to correlate the artistic rhetoric of these two films, and demonstrate how both start developing from inside the fictional representation until arriving at reflections of a metacinematographic nature, pondering on the conventions and limitations of cinema as a means for ideological expression in their given historic periods.65 p.Vieira, João LuizNúñez, Fabián Rodrigo MagioliOliveira Junior, Luiz CarlosSilva, Michel Henrique Araújo da2022-09-09T15:50:39Z2022-09-09T15:50:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Michel Henrique Araújo da. O olho inquisidor: o diálogo estético entre Janela Indiscreta (1954) e Gosto de Cereja (1997) a partir do plano ponto de vista. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26221CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-09T15:59:44Zoai:app.uff.br:1/26221Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:05.786749Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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