O olho inquisidor: o diálogo estético entre Janela Indiscreta (1954) e Gosto de Cereja (1997) a partir do plano ponto de vista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Michel Henrique Araújo da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26221
Resumo: A presente monografia busca estabelecer uma comparação estética entre as obras cinematográficas Janela Indiscreta (1954), de Alfred Hitchcock, e Gosto de Cereja (1997), de Abbas Kiarostami, a partir do uso sistemático do chamado “plano ponto de vista” presente em ambas. Embora correspondentes a momentos históricos e estéticos diferentes, ambos os filmes apresentam uma gama frutífera de pontos de contato ao tematizar os olhares de seus protagonistas e fazer deles uma verdadeira ferramenta estilística no desdobramento de seus respectivos discursos artísticos. Utilizando num primeiro momento um corpo textual do campo da análise fílmica - a citar as obras Abbas Kiarostami (2000), de Marco Dalla Gassa, e Hitchcock’s Rear Window: Reflexivity and the Critique of Voyeurism (1986), de Robert Stam e Roberta Pearson - a investigação tecida nestas páginas busca correlacionar as retóricas artísticas destes dois filmes, e demonstrar como ambas se desenvolvem desde o interior da representação ficcional até desaguarem em reflexões de natureza metacinematográfica, ponderando as convenções e limitações do cinema enquanto matéria de expressão ideológica em seus dados momentos históricos.
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