Uso de materiais de baixo custo para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Robson Ancelme de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6077
Resumo: Na sociedade atual, os conhecimentos que estão relacionados à área de ciências da natureza apresentam-se com certa importância, tanto no que diz respeito ao seu papel na compreensão sobre os equipamentos tecnológicos utilizados no dia-a-dia, quanto para uma melhor qualidade de vida. Esses conhecimentos também contribuem para maior participação social, além de melhorar a inserção do cidadão no mercado de trabalho, favorecendo o exercício da cidadania plena. A apropriação do conhecimento por parte dos alunos é marcada por desempenhos fracos constatados em exames nacionais e internacionais. E o ensino de ciências, e particularmente de física, desperta pouco interesse dos alunos. Nesse contexto, o ensino de física, e em particular o de eletromagnetismo, encontram grandes desafios na sua execução, uma vez que os conceitos e fenômenos envolvidos são poucos intuitivos aos alunos, além de requerer grande capacidade de abstração. O ensino de física na educação básica apresenta excessivo conteúdo expositivo, permeado de cálculos matemáticos, dificultando a compreensão dos fenômenos em si. Além disso, as práticas experimentais que poderiam auxiliar numa aprendizagem potencialmente mais significativa, apresentam diversas dificuldades na sua execução. A fim de proporcionar uma metodologia mais participativa e motivadora aos estudantes, propomos a utilização de dispositivos confeccionados com materiais de baixo custo relativo, numa sequência de atividades pré-determinadas que proporcione aos estudantes, uma melhor visualização de alguns dos fenômenos eletromagnéticos, pretendendo-se, assim, uma aprendizagem potencialmente mais significativa. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento a parte, que poderá ser utilizado por docentes do 3º ano do ensino médio, a fim de possibilitar a aplicação dessa proposta em sala de aula
id UFF-2_1cc40839228bbb8a185df33806e45496
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6077
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uso de materiais de baixo custo para o ensino de eletromagnetismo no ensino médioEnsino de físicaMateriais de baixo custoExperimentaçãoEletromagnetismoEnsino de físicaEnsino médioEletromagnetismoProdução intelectualPhysics teachingLow effective cost materialsExperimentationElectromagnetismNa sociedade atual, os conhecimentos que estão relacionados à área de ciências da natureza apresentam-se com certa importância, tanto no que diz respeito ao seu papel na compreensão sobre os equipamentos tecnológicos utilizados no dia-a-dia, quanto para uma melhor qualidade de vida. Esses conhecimentos também contribuem para maior participação social, além de melhorar a inserção do cidadão no mercado de trabalho, favorecendo o exercício da cidadania plena. A apropriação do conhecimento por parte dos alunos é marcada por desempenhos fracos constatados em exames nacionais e internacionais. E o ensino de ciências, e particularmente de física, desperta pouco interesse dos alunos. Nesse contexto, o ensino de física, e em particular o de eletromagnetismo, encontram grandes desafios na sua execução, uma vez que os conceitos e fenômenos envolvidos são poucos intuitivos aos alunos, além de requerer grande capacidade de abstração. O ensino de física na educação básica apresenta excessivo conteúdo expositivo, permeado de cálculos matemáticos, dificultando a compreensão dos fenômenos em si. Além disso, as práticas experimentais que poderiam auxiliar numa aprendizagem potencialmente mais significativa, apresentam diversas dificuldades na sua execução. A fim de proporcionar uma metodologia mais participativa e motivadora aos estudantes, propomos a utilização de dispositivos confeccionados com materiais de baixo custo relativo, numa sequência de atividades pré-determinadas que proporcione aos estudantes, uma melhor visualização de alguns dos fenômenos eletromagnéticos, pretendendo-se, assim, uma aprendizagem potencialmente mais significativa. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento a parte, que poderá ser utilizado por docentes do 3º ano do ensino médio, a fim de possibilitar a aplicação dessa proposta em sala de aulaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.In today's society, knowledge related to the field of natural sciences is of some importance, both in terms of its role in understanding the technological equipment used in everyday life and in life. This knowledge also contributes to greater social participation, besides improving the insertion of the citizen in the labor market, favoring the exercise of full citizenship. Students' appropriation of knowledge is marked by poor performance in national and international examinations. And the teaching of science, and particularly of physics, arouses little interest among students. In this context, the teaching of physics, and in particular that of electromagnetism, find great challenges in its execution, since the concepts and phenomena involved are few intuitive to the students, besides requiring great capacity for abstraction. The teaching of physics in basic education presents excessive expository content, permeated by mathematical calculations, making it difficult to understand the phenomena per se. In addition, the experimental practices that could help a potentially more significant learning, present several difficulties in its execution. In order to provide a more participatory and motivating methodology for students, we propose the use of devices made with materials of low relative cost, in a sequence of predetermined activities that give the students a better visualization of some of the electromagnetic phenomena, thus potentially more meaningful learning. As a product associated with this dissertation, we have prepared a separate document, which can be used by teachers of the 3rd year of high school, in order to enable the application of this proposal in the classroomSilva, Ladário daCarvalho, Carlos Vítor de AlencarSanto, Marco Aurélio do EspíritoHuguenin, José Augusto OliveiraMacedo, Robson Ancelme de2018-04-03T19:12:47Z2018-04-03T19:12:47Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6077Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T20:49:16Zoai:app.uff.br:1/6077Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-19T20:49:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de materiais de baixo custo para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio
title Uso de materiais de baixo custo para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio
spellingShingle Uso de materiais de baixo custo para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio
Macedo, Robson Ancelme de
Ensino de física
Materiais de baixo custo
Experimentação
Eletromagnetismo
Ensino de física
Ensino médio
Eletromagnetismo
Produção intelectual
Physics teaching
Low effective cost materials
Experimentation
Electromagnetism
title_short Uso de materiais de baixo custo para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio
title_full Uso de materiais de baixo custo para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio
title_fullStr Uso de materiais de baixo custo para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio
title_full_unstemmed Uso de materiais de baixo custo para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio
title_sort Uso de materiais de baixo custo para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio
author Macedo, Robson Ancelme de
author_facet Macedo, Robson Ancelme de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ladário da
Carvalho, Carlos Vítor de Alencar
Santo, Marco Aurélio do Espírito
Huguenin, José Augusto Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Robson Ancelme de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Materiais de baixo custo
Experimentação
Eletromagnetismo
Ensino de física
Ensino médio
Eletromagnetismo
Produção intelectual
Physics teaching
Low effective cost materials
Experimentation
Electromagnetism
topic Ensino de física
Materiais de baixo custo
Experimentação
Eletromagnetismo
Ensino de física
Ensino médio
Eletromagnetismo
Produção intelectual
Physics teaching
Low effective cost materials
Experimentation
Electromagnetism
description Na sociedade atual, os conhecimentos que estão relacionados à área de ciências da natureza apresentam-se com certa importância, tanto no que diz respeito ao seu papel na compreensão sobre os equipamentos tecnológicos utilizados no dia-a-dia, quanto para uma melhor qualidade de vida. Esses conhecimentos também contribuem para maior participação social, além de melhorar a inserção do cidadão no mercado de trabalho, favorecendo o exercício da cidadania plena. A apropriação do conhecimento por parte dos alunos é marcada por desempenhos fracos constatados em exames nacionais e internacionais. E o ensino de ciências, e particularmente de física, desperta pouco interesse dos alunos. Nesse contexto, o ensino de física, e em particular o de eletromagnetismo, encontram grandes desafios na sua execução, uma vez que os conceitos e fenômenos envolvidos são poucos intuitivos aos alunos, além de requerer grande capacidade de abstração. O ensino de física na educação básica apresenta excessivo conteúdo expositivo, permeado de cálculos matemáticos, dificultando a compreensão dos fenômenos em si. Além disso, as práticas experimentais que poderiam auxiliar numa aprendizagem potencialmente mais significativa, apresentam diversas dificuldades na sua execução. A fim de proporcionar uma metodologia mais participativa e motivadora aos estudantes, propomos a utilização de dispositivos confeccionados com materiais de baixo custo relativo, numa sequência de atividades pré-determinadas que proporcione aos estudantes, uma melhor visualização de alguns dos fenômenos eletromagnéticos, pretendendo-se, assim, uma aprendizagem potencialmente mais significativa. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento a parte, que poderá ser utilizado por docentes do 3º ano do ensino médio, a fim de possibilitar a aplicação dessa proposta em sala de aula
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-04-03T19:12:47Z
2018-04-03T19:12:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6077
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6077
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838777843908608