Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcelo de Amorim
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/1748071367144485
http://lattes.cnpq.br/1424383603732428
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8857
Resumo: Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio. Este produto educacional foi aplicado em um grupo de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino da cidade de Fortaleza, CE. A proposta, baseada na teoria do sócio interacionismo de Lev Vygotsky, se apresenta por meio do desenvolvimento de atividades experimentais nas plataformas virtuais PhET Simulações e Física na Escola, mescladas com atividades experimentais reais desenvolvidas em laboratório didático por meio de quatro experiências científicas com o uso de ímãs de neodímio, bobinas, condutores, baterias, led’s e outros. O desenvolvimento das atividades busca contemplar as recomendações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ao usar estratégias de ensino que contextualizam os conteúdos e os conectam a realidade do estudante por meio de ações de manuseio, interação, investigação em grupo, discussão, montagem, simulação e expressão de hipóteses. O produto educacional está dividido em quatro encontros e sua aplicação proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico que exigiu maior envolvimento e atenção dos estudantes. A avaliação do produto educacional apresentou resultados de aprendizagem positivos e permitiram uma sistematizada comunicação de ideias
id UFER_7f6c22e000de8ab46885a8e299cfc473
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8857
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticasCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsinoEletromagnetismoExperimentaçãoVygotskyTeachingElectromagnetismExperimentationVygotskyEsta dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio. Este produto educacional foi aplicado em um grupo de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino da cidade de Fortaleza, CE. A proposta, baseada na teoria do sócio interacionismo de Lev Vygotsky, se apresenta por meio do desenvolvimento de atividades experimentais nas plataformas virtuais PhET Simulações e Física na Escola, mescladas com atividades experimentais reais desenvolvidas em laboratório didático por meio de quatro experiências científicas com o uso de ímãs de neodímio, bobinas, condutores, baterias, led’s e outros. O desenvolvimento das atividades busca contemplar as recomendações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ao usar estratégias de ensino que contextualizam os conteúdos e os conectam a realidade do estudante por meio de ações de manuseio, interação, investigação em grupo, discussão, montagem, simulação e expressão de hipóteses. O produto educacional está dividido em quatro encontros e sua aplicação proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico que exigiu maior envolvimento e atenção dos estudantes. A avaliação do produto educacional apresentou resultados de aprendizagem positivos e permitiram uma sistematizada comunicação de ideiasThis paper presents the development and application of an educational product: a didactic sequence for electromagnetism teaching in high school. This educational product was applied in a group of students at a public high school in the city of Fortaleza, CE. The proposal, based on Lev Vygotsky’s theory of social interaction, presenting itself through the development of experimental activities at a virtual platform named “PhEt Simulações e Física na Escola”, merged with live experimental activities developed at a didactic laboratory through four scientific experiments with the use of: neodymium magnets, coils, conductors, batteries, led’s and among other components. The development of activities seeks to contemplate the recommendations from Base Nacional Curricular Comum (BNCC) by using teaching strategies that contextualize the subjects connecting them within the student’s reality, through: handling actions, interaction, group research, debate, mounting, simulations and expression of hypothesis. The educational product was divided in four meetings and its application led to a dynamical learning environment that required a greater involvement and attention from the students. The evaluation of the educational product showed positive learning results and allowed a systematized communication of ideas143 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaRebouças, Gustavo de Oliveira GurgelAlves, Tibério Magno de LimaOliveira, Erlania Lima deSilva, Jusciane da Costa eOliveira, Marcelo de Amorim2023-03-09T14:53:23Z2023-03-09T14:53:23Z2020-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/1748071367144485http://lattes.cnpq.br/1424383603732428OLIVEIRA, Marcelo de Amorim. Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8857MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:36:00Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8857Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:36Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas
title Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas
spellingShingle Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas
Oliveira, Marcelo de Amorim
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino
Eletromagnetismo
Experimentação
Vygotsky
Teaching
Electromagnetism
Experimentation
Vygotsky
title_short Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas
title_full Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas
title_fullStr Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas
title_full_unstemmed Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas
title_sort Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas
author Oliveira, Marcelo de Amorim
author_facet Oliveira, Marcelo de Amorim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel
Alves, Tibério Magno de Lima
Oliveira, Erlania Lima de
Silva, Jusciane da Costa e
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcelo de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino
Eletromagnetismo
Experimentação
Vygotsky
Teaching
Electromagnetism
Experimentation
Vygotsky
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Ensino
Eletromagnetismo
Experimentação
Vygotsky
Teaching
Electromagnetism
Experimentation
Vygotsky
description Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio. Este produto educacional foi aplicado em um grupo de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino da cidade de Fortaleza, CE. A proposta, baseada na teoria do sócio interacionismo de Lev Vygotsky, se apresenta por meio do desenvolvimento de atividades experimentais nas plataformas virtuais PhET Simulações e Física na Escola, mescladas com atividades experimentais reais desenvolvidas em laboratório didático por meio de quatro experiências científicas com o uso de ímãs de neodímio, bobinas, condutores, baterias, led’s e outros. O desenvolvimento das atividades busca contemplar as recomendações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ao usar estratégias de ensino que contextualizam os conteúdos e os conectam a realidade do estudante por meio de ações de manuseio, interação, investigação em grupo, discussão, montagem, simulação e expressão de hipóteses. O produto educacional está dividido em quatro encontros e sua aplicação proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico que exigiu maior envolvimento e atenção dos estudantes. A avaliação do produto educacional apresentou resultados de aprendizagem positivos e permitiram uma sistematizada comunicação de ideias
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
2023-03-09T14:53:23Z
2023-03-09T14:53:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1748071367144485
http://lattes.cnpq.br/1424383603732428
OLIVEIRA, Marcelo de Amorim. Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8857
url http://lattes.cnpq.br/1748071367144485
http://lattes.cnpq.br/1424383603732428
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8857
identifier_str_mv OLIVEIRA, Marcelo de Amorim. Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747453243555840