Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/1748071367144485 http://lattes.cnpq.br/1424383603732428 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8857 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio. Este produto educacional foi aplicado em um grupo de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino da cidade de Fortaleza, CE. A proposta, baseada na teoria do sócio interacionismo de Lev Vygotsky, se apresenta por meio do desenvolvimento de atividades experimentais nas plataformas virtuais PhET Simulações e Física na Escola, mescladas com atividades experimentais reais desenvolvidas em laboratório didático por meio de quatro experiências científicas com o uso de ímãs de neodímio, bobinas, condutores, baterias, led’s e outros. O desenvolvimento das atividades busca contemplar as recomendações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ao usar estratégias de ensino que contextualizam os conteúdos e os conectam a realidade do estudante por meio de ações de manuseio, interação, investigação em grupo, discussão, montagem, simulação e expressão de hipóteses. O produto educacional está dividido em quatro encontros e sua aplicação proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico que exigiu maior envolvimento e atenção dos estudantes. A avaliação do produto educacional apresentou resultados de aprendizagem positivos e permitiram uma sistematizada comunicação de ideias |
id |
UFER_7f6c22e000de8ab46885a8e299cfc473 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8857 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticasCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEnsinoEletromagnetismoExperimentaçãoVygotskyTeachingElectromagnetismExperimentationVygotskyEsta dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio. Este produto educacional foi aplicado em um grupo de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino da cidade de Fortaleza, CE. A proposta, baseada na teoria do sócio interacionismo de Lev Vygotsky, se apresenta por meio do desenvolvimento de atividades experimentais nas plataformas virtuais PhET Simulações e Física na Escola, mescladas com atividades experimentais reais desenvolvidas em laboratório didático por meio de quatro experiências científicas com o uso de ímãs de neodímio, bobinas, condutores, baterias, led’s e outros. O desenvolvimento das atividades busca contemplar as recomendações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ao usar estratégias de ensino que contextualizam os conteúdos e os conectam a realidade do estudante por meio de ações de manuseio, interação, investigação em grupo, discussão, montagem, simulação e expressão de hipóteses. O produto educacional está dividido em quatro encontros e sua aplicação proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico que exigiu maior envolvimento e atenção dos estudantes. A avaliação do produto educacional apresentou resultados de aprendizagem positivos e permitiram uma sistematizada comunicação de ideiasThis paper presents the development and application of an educational product: a didactic sequence for electromagnetism teaching in high school. This educational product was applied in a group of students at a public high school in the city of Fortaleza, CE. The proposal, based on Lev Vygotsky’s theory of social interaction, presenting itself through the development of experimental activities at a virtual platform named “PhEt Simulações e Física na Escola”, merged with live experimental activities developed at a didactic laboratory through four scientific experiments with the use of: neodymium magnets, coils, conductors, batteries, led’s and among other components. The development of activities seeks to contemplate the recommendations from Base Nacional Curricular Comum (BNCC) by using teaching strategies that contextualize the subjects connecting them within the student’s reality, through: handling actions, interaction, group research, debate, mounting, simulations and expression of hypothesis. The educational product was divided in four meetings and its application led to a dynamical learning environment that required a greater involvement and attention from the students. The evaluation of the educational product showed positive learning results and allowed a systematized communication of ideas143 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaRebouças, Gustavo de Oliveira GurgelAlves, Tibério Magno de LimaOliveira, Erlania Lima deSilva, Jusciane da Costa eOliveira, Marcelo de Amorim2023-03-09T14:53:23Z2023-03-09T14:53:23Z2020-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/1748071367144485http://lattes.cnpq.br/1424383603732428OLIVEIRA, Marcelo de Amorim. Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8857MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:36:00Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8857Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:36Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas |
title |
Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas |
spellingShingle |
Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas Oliveira, Marcelo de Amorim CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino Eletromagnetismo Experimentação Vygotsky Teaching Electromagnetism Experimentation Vygotsky |
title_short |
Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas |
title_full |
Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas |
title_fullStr |
Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas |
title_full_unstemmed |
Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas |
title_sort |
Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas |
author |
Oliveira, Marcelo de Amorim |
author_facet |
Oliveira, Marcelo de Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel Alves, Tibério Magno de Lima Oliveira, Erlania Lima de Silva, Jusciane da Costa e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcelo de Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino Eletromagnetismo Experimentação Vygotsky Teaching Electromagnetism Experimentation Vygotsky |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Ensino Eletromagnetismo Experimentação Vygotsky Teaching Electromagnetism Experimentation Vygotsky |
description |
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio. Este produto educacional foi aplicado em um grupo de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino da cidade de Fortaleza, CE. A proposta, baseada na teoria do sócio interacionismo de Lev Vygotsky, se apresenta por meio do desenvolvimento de atividades experimentais nas plataformas virtuais PhET Simulações e Física na Escola, mescladas com atividades experimentais reais desenvolvidas em laboratório didático por meio de quatro experiências científicas com o uso de ímãs de neodímio, bobinas, condutores, baterias, led’s e outros. O desenvolvimento das atividades busca contemplar as recomendações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ao usar estratégias de ensino que contextualizam os conteúdos e os conectam a realidade do estudante por meio de ações de manuseio, interação, investigação em grupo, discussão, montagem, simulação e expressão de hipóteses. O produto educacional está dividido em quatro encontros e sua aplicação proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico que exigiu maior envolvimento e atenção dos estudantes. A avaliação do produto educacional apresentou resultados de aprendizagem positivos e permitiram uma sistematizada comunicação de ideias |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 2023-03-09T14:53:23Z 2023-03-09T14:53:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1748071367144485 http://lattes.cnpq.br/1424383603732428 OLIVEIRA, Marcelo de Amorim. Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8857 |
url |
http://lattes.cnpq.br/1748071367144485 http://lattes.cnpq.br/1424383603732428 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8857 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Marcelo de Amorim. Sequência didática para o ensino de tópicos de eletromagnetismo por meio de experiências virtuais e atividades práticas. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747453243555840 |