Novas perspectivas para o ensino de graduação de turismo: uma perspectiva de educação à distância em cinco instituições brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Wélida Cristina de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1094
Resumo: O estudo do turismo vem se tornado cada vez mais importante na atualidade, as facilidades de financiamento e mobilidade têm motivado um número cada vez maior de pessoas a viajar. Quanto mais turistas, mais será necessário uma mão-de-obra mais preparada e qualificada. Devido às características da população contemporânea, tem sido necessária uma forma de estudo mais prática e adequada a essas pessoas que estão sempre em movimento. A educação a distância vem como uma alternativa aos cursos presenciais, devido às suas características de mobilidade e autoaprendizado ela está atraindo cada vez mais público. No texto são abordados o histórico tanto do turismo quanto da educação a distância, assim como das suas definições e tecnologias. É apresentada a matriz curricular das instituições pesquisadas e o resultado da pesquisa feita com os alunos. Dessa forma se buscou descobrir qual é a percepção dos alunos em relação a modalidade a distância, assim como descobrir o que vem sendo ensinado nas instituições que oferecem a modalidade. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa exploratória. Na primeira fase foi feito levantamento bibliográfico e na segunda fase foram aplicados questionários para os alunos e entrevistas semi-estruturadas para professores e tutores a distância. A partir das informações obtidas foi possível perceber que a modalidade a distância pode não estar sendo utilizada em todo o seu potencial nas instituições pesquisadas
id UFF-2_1d14fc52e4de3390e60418e6537a15ce
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1094
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Novas perspectivas para o ensino de graduação de turismo: uma perspectiva de educação à distância em cinco instituições brasileirasEducação à distânciaTurismoQualificação profissionalTurismoEducação à distânciaBrasilInstituição de ensino superiorDistance educationTourismProfessional qualificationO estudo do turismo vem se tornado cada vez mais importante na atualidade, as facilidades de financiamento e mobilidade têm motivado um número cada vez maior de pessoas a viajar. Quanto mais turistas, mais será necessário uma mão-de-obra mais preparada e qualificada. Devido às características da população contemporânea, tem sido necessária uma forma de estudo mais prática e adequada a essas pessoas que estão sempre em movimento. A educação a distância vem como uma alternativa aos cursos presenciais, devido às suas características de mobilidade e autoaprendizado ela está atraindo cada vez mais público. No texto são abordados o histórico tanto do turismo quanto da educação a distância, assim como das suas definições e tecnologias. É apresentada a matriz curricular das instituições pesquisadas e o resultado da pesquisa feita com os alunos. Dessa forma se buscou descobrir qual é a percepção dos alunos em relação a modalidade a distância, assim como descobrir o que vem sendo ensinado nas instituições que oferecem a modalidade. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa exploratória. Na primeira fase foi feito levantamento bibliográfico e na segunda fase foram aplicados questionários para os alunos e entrevistas semi-estruturadas para professores e tutores a distância. A partir das informações obtidas foi possível perceber que a modalidade a distância pode não estar sendo utilizada em todo o seu potencial nas instituições pesquisadasThe study of tourism has become increasingly important nowadays, the finance facilities and the mobility have motivated an increasing number of people to traveling. An increase number of tourists demands more qualified workers. Due to the characteristics of the contemporary population, has been required a way of study more practical and suitable for those people who are always in motion. The Distance Education comes as an alternative to classroom coursers, due to its characteristics of mobility and self learning it is attracting more and more public. In the text are addressed both history of tourism as distance education, as well as their definitions and technologies. The curriculum of the institutions surveyed and the results of the survey with the students is presented, thus we sought discover what are the advantages and disadvantages of study tourism at distance from the point of view of the students as well as find out what is being taught in institutions that offer the modality. Thus we tried to figure out which is the students' perception regarding the distance modality, as well as find out what is being taught in institutions that offer the modality. The methodology used was a qualitative exploratory study. In the first phase was done literature review and in the second phase questionnaires for students and semi-structured for teachers and tutors distance interviews were applied. From the information obtained it was revealed that the distance mode can not be being used in its full potential in the institutions surveyedSacramento, Isabella ChinelatoRocha, Saulo BarrosoCheibub, Bernardo LazaryMuniz, Wélida Cristina de Souza2015-12-09T12:38:55Z2015-12-09T12:38:55Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1094CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T18:46:12Zoai:app.uff.br:1/1094Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:32.501298Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas perspectivas para o ensino de graduação de turismo: uma perspectiva de educação à distância em cinco instituições brasileiras
title Novas perspectivas para o ensino de graduação de turismo: uma perspectiva de educação à distância em cinco instituições brasileiras
spellingShingle Novas perspectivas para o ensino de graduação de turismo: uma perspectiva de educação à distância em cinco instituições brasileiras
Muniz, Wélida Cristina de Souza
Educação à distância
Turismo
Qualificação profissional
Turismo
Educação à distância
Brasil
Instituição de ensino superior
Distance education
Tourism
Professional qualification
title_short Novas perspectivas para o ensino de graduação de turismo: uma perspectiva de educação à distância em cinco instituições brasileiras
title_full Novas perspectivas para o ensino de graduação de turismo: uma perspectiva de educação à distância em cinco instituições brasileiras
title_fullStr Novas perspectivas para o ensino de graduação de turismo: uma perspectiva de educação à distância em cinco instituições brasileiras
title_full_unstemmed Novas perspectivas para o ensino de graduação de turismo: uma perspectiva de educação à distância em cinco instituições brasileiras
title_sort Novas perspectivas para o ensino de graduação de turismo: uma perspectiva de educação à distância em cinco instituições brasileiras
author Muniz, Wélida Cristina de Souza
author_facet Muniz, Wélida Cristina de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sacramento, Isabella Chinelato
Rocha, Saulo Barroso
Cheibub, Bernardo Lazary
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Wélida Cristina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância
Turismo
Qualificação profissional
Turismo
Educação à distância
Brasil
Instituição de ensino superior
Distance education
Tourism
Professional qualification
topic Educação à distância
Turismo
Qualificação profissional
Turismo
Educação à distância
Brasil
Instituição de ensino superior
Distance education
Tourism
Professional qualification
description O estudo do turismo vem se tornado cada vez mais importante na atualidade, as facilidades de financiamento e mobilidade têm motivado um número cada vez maior de pessoas a viajar. Quanto mais turistas, mais será necessário uma mão-de-obra mais preparada e qualificada. Devido às características da população contemporânea, tem sido necessária uma forma de estudo mais prática e adequada a essas pessoas que estão sempre em movimento. A educação a distância vem como uma alternativa aos cursos presenciais, devido às suas características de mobilidade e autoaprendizado ela está atraindo cada vez mais público. No texto são abordados o histórico tanto do turismo quanto da educação a distância, assim como das suas definições e tecnologias. É apresentada a matriz curricular das instituições pesquisadas e o resultado da pesquisa feita com os alunos. Dessa forma se buscou descobrir qual é a percepção dos alunos em relação a modalidade a distância, assim como descobrir o que vem sendo ensinado nas instituições que oferecem a modalidade. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa exploratória. Na primeira fase foi feito levantamento bibliográfico e na segunda fase foram aplicados questionários para os alunos e entrevistas semi-estruturadas para professores e tutores a distância. A partir das informações obtidas foi possível perceber que a modalidade a distância pode não estar sendo utilizada em todo o seu potencial nas instituições pesquisadas
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-12-09T12:38:55Z
2015-12-09T12:38:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1094
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823614937268224