Investigações atuais sobre informação e ensino e pesquisa na assistência farmacêutica hospitalar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14384 |
Resumo: | A publicação da Política Nacional de Medicamentos em 1998 estabeleceu diretrizes que tinham como função assegurar o acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade. Dentre essas diretrizes destacam-se as relacionadas com a informação, ensino e pesquisa, por serem fundamentais para a transmissão e o desenvolvimento do serviço e do uso racional de medicamentos, tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários. Em 2002, um estudo denominado diagnóstico da farmácia hospitalar no Brasil (DFH) foi realizado com o propósito de identificar, através do uso de indicadores, a estrutura e os processos desenvolvidos neste setor, que até então eram desconhecidos. Os resultados demonstraram serviços de informação sobre medicamentos quase inexistente e atividades de ensino e pesquisa inexpressivas. Mais de uma década se passou desde então e nenhum outro estudo similar a este foi aplicado, de modo que não existem dados para traçar a evolução deste cenário. A partir da realização de uma pesquisa bibliográfica, criou-se uma base para a análise dos indicadores referentes à informação, ao ensino e à pesquisa utilizados no DFH. Esta análise serviu para guiar o preenchimento de fichas de qualificação desses indicadores, seguindo os moldes das fichas originalmente criadas pela Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA). Estas fichas apresentam, de modo sintético, elementos que propiciam a compreensão do significado dos indicadores, criando-se assim um instrumento técnico de auxílio aos usuários. De modo geral, os indicadores apresentaram-se atuais e passíveis de serem reaplicados em um novo estudo. Entretanto, algumas modificações pontuais são necessárias para aprimorar a objetividade dos conjuntos de indicadores antes destes serem reaplicados em um novo DFH |
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Investigações atuais sobre informação e ensino e pesquisa na assistência farmacêutica hospitalarEducação continuada em farmáciaServiços de informação sobre medicamentosPesquisa nos serviços de saúdeFarmácia hospitalarContinuingPharmacyEducationDrug information servicesResearch in health servicesA publicação da Política Nacional de Medicamentos em 1998 estabeleceu diretrizes que tinham como função assegurar o acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade. Dentre essas diretrizes destacam-se as relacionadas com a informação, ensino e pesquisa, por serem fundamentais para a transmissão e o desenvolvimento do serviço e do uso racional de medicamentos, tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários. Em 2002, um estudo denominado diagnóstico da farmácia hospitalar no Brasil (DFH) foi realizado com o propósito de identificar, através do uso de indicadores, a estrutura e os processos desenvolvidos neste setor, que até então eram desconhecidos. Os resultados demonstraram serviços de informação sobre medicamentos quase inexistente e atividades de ensino e pesquisa inexpressivas. Mais de uma década se passou desde então e nenhum outro estudo similar a este foi aplicado, de modo que não existem dados para traçar a evolução deste cenário. A partir da realização de uma pesquisa bibliográfica, criou-se uma base para a análise dos indicadores referentes à informação, ao ensino e à pesquisa utilizados no DFH. Esta análise serviu para guiar o preenchimento de fichas de qualificação desses indicadores, seguindo os moldes das fichas originalmente criadas pela Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA). Estas fichas apresentam, de modo sintético, elementos que propiciam a compreensão do significado dos indicadores, criando-se assim um instrumento técnico de auxílio aos usuários. De modo geral, os indicadores apresentaram-se atuais e passíveis de serem reaplicados em um novo estudo. Entretanto, algumas modificações pontuais são necessárias para aprimorar a objetividade dos conjuntos de indicadores antes destes serem reaplicados em um novo DFHThe publication of the Brasilian National Drug Policy in 1998 established guidelines that had as purpose to ensure the population's access to safe, effective and quality drugs. Among these guidelines highlight the related information, education and research, because they are fundamental for the transmission and development of service and to the rational use of drugs, both for health professionals and for users. n 2002, a study called diagnosis of hospital pharmacy in Brazil (DFH) was performed in order to identify, through the use of indicators, structure and processes developed in this sector, which were previously unknown. The results showed almost nonexistent drug information services and inexpressive activities of teaching and research. More than a decade has passed since then and no other study like this was applied, so that there are no data to trace the evolution of this scenario. From performing a literature search, we created a basis for the analysis of the indicators related to Information and education & research used at DFH. This analysis served to guide the filling out cards for qualification of these indicators, following the patterns of those originally created by the Interagency Network for Health Information (RIPSA). These cards have so synthetic elements that provide an understanding of the meaning of the indicators, thus creating a technical assistance to users. These cards have synthetic elements that provide an understanding of the indicators meaning, thus creating a technical assistance to they users. In general, indicators are presented current and able to be replicated in a new study. However, some minor changes are necessary to improve the objectivity of sets of indicators before they are reused in a new DFHAguiar, Tereza Cristina de Andrade LeitãoCamuzi, Ranieri CarvalhoBrito, Monique Araújo deLoureiro, Vivian Pereira2020-07-20T14:21:31Z2020-07-20T14:21:31Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLOUREIRO, Vivian Pereira. Investigações atuais sobre informação e ensino e pesquisa na assistência farmacêutica hospital. 2013. 73 f. Monografia (Residência em Farmácia Hospitalar) - Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14384Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T02:39:49Zoai:app.uff.br:1/14384Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:54.694451Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A publicação da Política Nacional de Medicamentos em 1998 estabeleceu diretrizes que tinham como função assegurar o acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade. Dentre essas diretrizes destacam-se as relacionadas com a informação, ensino e pesquisa, por serem fundamentais para a transmissão e o desenvolvimento do serviço e do uso racional de medicamentos, tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários. Em 2002, um estudo denominado diagnóstico da farmácia hospitalar no Brasil (DFH) foi realizado com o propósito de identificar, através do uso de indicadores, a estrutura e os processos desenvolvidos neste setor, que até então eram desconhecidos. Os resultados demonstraram serviços de informação sobre medicamentos quase inexistente e atividades de ensino e pesquisa inexpressivas. Mais de uma década se passou desde então e nenhum outro estudo similar a este foi aplicado, de modo que não existem dados para traçar a evolução deste cenário. A partir da realização de uma pesquisa bibliográfica, criou-se uma base para a análise dos indicadores referentes à informação, ao ensino e à pesquisa utilizados no DFH. Esta análise serviu para guiar o preenchimento de fichas de qualificação desses indicadores, seguindo os moldes das fichas originalmente criadas pela Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA). Estas fichas apresentam, de modo sintético, elementos que propiciam a compreensão do significado dos indicadores, criando-se assim um instrumento técnico de auxílio aos usuários. De modo geral, os indicadores apresentaram-se atuais e passíveis de serem reaplicados em um novo estudo. Entretanto, algumas modificações pontuais são necessárias para aprimorar a objetividade dos conjuntos de indicadores antes destes serem reaplicados em um novo DFH |
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