Da concepção de língua à produção escrita: uma análise das apostilas de Redação do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (Consórcio Cederj)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cláudio de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13021
Resumo: Esta dissertação de mestrado aborda a temática do ensino de escrita, em língua portuguesa, nas apostilas de redação do Pré-Vestibular Social da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) – Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) (RABIN; 2014; 2015). A perspectiva teórica que fundamenta a pesquisa é a concepção dialógica da linguagem do círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2009); logo, interessa-se pela relação entre língua e sociedade para construir reflexões acerca da educação linguística em português, especialmente para o ato de escrever. Para compor este trabalho, lança-se mão de pesquisas que debatem a produção escrita na educação escolar, especialmente com aporte teórico de teorias do discurso e do texto (BUNZEN, 2006; DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY; 2004; FREITAS, 2010; FREITAS, DAHER, SANT’ANNA, 2013; FREITAS; VARGENS, 2016; FREITAS, MARTINS, 2017; ELIAS e KOCH, 2011; GERALDI, 2004; 2012; MACHADO, 2001; ROJO, 2008; 2015). Além dos aspectos relativos à escrita, esta investigação contextualiza história, organização e função do professor no pré-vestibular em que são utilizadas as apostilas, objetos de pesquisa desta dissertação, assim como discute a respeito do tipo de material didático – apostilas – utilizado âmbito educacional. Partindo-se do pressuposto de que a produção de textos envolve aspectos não só gramaticais e textuais, mas também compreende condições discursivas, observamos o trabalho que se propõe nas apostilas do curso sobredito para constatar quais visões predominam e como se dá a composição do material e das atividades propostas. Dentre os objetivos traçados, destacam-se: a) analisar o material didático do curso, por meio das atividades que propõem ao estudante, a fim de observar as concepções linguísticas – língua, gênero do discurso e produção escrita – e a efetividade enquanto ferramenta para elaboração de texto dissertativo argumentativo; b) polemizar trajetória, metodologia e condições do trabalho docente. Os resultados obtidos, no que tange às considerações linguísticas, apontam a predominância da visão de língua como estrutura, ao passo de que o texto é considerado uma materialidade textual, não relacionado a aspectos discursivos constitutivos de qualquer enunciado. As atividades que compõem o capítulo reforçam tanto a incidência de algumas concepções de língua e de texto, como também explicitam a composição deficitária das atividades de produção escrita referentes ao gênero escolar “dissertação de vestibular”. Ademais, confere-se que os professores, na instituição, são designados pelo termo “tutor”, contratados sem direitos trabalhistas, pois a remuneração ocorre por meio de bolsas, embora tais profissionais atuem em aulas presenciais e a distância e desempenhem tarefas de educador. Nesse sentido, além da discussão em torno de questões linguísticas sobre as apostilas, a pesquisa em curso também problematiza a situação a que se submete o educador no Pré-Vestibular Social
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A perspectiva teórica que fundamenta a pesquisa é a concepção dialógica da linguagem do círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2009); logo, interessa-se pela relação entre língua e sociedade para construir reflexões acerca da educação linguística em português, especialmente para o ato de escrever. Para compor este trabalho, lança-se mão de pesquisas que debatem a produção escrita na educação escolar, especialmente com aporte teórico de teorias do discurso e do texto (BUNZEN, 2006; DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY; 2004; FREITAS, 2010; FREITAS, DAHER, SANT’ANNA, 2013; FREITAS; VARGENS, 2016; FREITAS, MARTINS, 2017; ELIAS e KOCH, 2011; GERALDI, 2004; 2012; MACHADO, 2001; ROJO, 2008; 2015). Além dos aspectos relativos à escrita, esta investigação contextualiza história, organização e função do professor no pré-vestibular em que são utilizadas as apostilas, objetos de pesquisa desta dissertação, assim como discute a respeito do tipo de material didático – apostilas – utilizado âmbito educacional. Partindo-se do pressuposto de que a produção de textos envolve aspectos não só gramaticais e textuais, mas também compreende condições discursivas, observamos o trabalho que se propõe nas apostilas do curso sobredito para constatar quais visões predominam e como se dá a composição do material e das atividades propostas. Dentre os objetivos traçados, destacam-se: a) analisar o material didático do curso, por meio das atividades que propõem ao estudante, a fim de observar as concepções linguísticas – língua, gênero do discurso e produção escrita – e a efetividade enquanto ferramenta para elaboração de texto dissertativo argumentativo; b) polemizar trajetória, metodologia e condições do trabalho docente. Os resultados obtidos, no que tange às considerações linguísticas, apontam a predominância da visão de língua como estrutura, ao passo de que o texto é considerado uma materialidade textual, não relacionado a aspectos discursivos constitutivos de qualquer enunciado. As atividades que compõem o capítulo reforçam tanto a incidência de algumas concepções de língua e de texto, como também explicitam a composição deficitária das atividades de produção escrita referentes ao gênero escolar “dissertação de vestibular”. Ademais, confere-se que os professores, na instituição, são designados pelo termo “tutor”, contratados sem direitos trabalhistas, pois a remuneração ocorre por meio de bolsas, embora tais profissionais atuem em aulas presenciais e a distância e desempenhem tarefas de educador. Nesse sentido, além da discussão em torno de questões linguísticas sobre as apostilas, a pesquisa em curso também problematiza a situação a que se submete o educador no Pré-Vestibular SocialEsta disertación de maestría aborda el tema de la enseñanza de la escritura en portugués en los documentos de redacción del Examen de ingreso en el Preuniversitario Social de la Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) – Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) (RABIN; 2014; 2015). La perspectiva teórica que sostiene la investigación es la concepción dialógica del lenguaje del Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2009); por lo tanto, se interesa en la relación entre la lengua y la sociedad para construir reflexiones sobre la educación lingüística del portugués, especialmente para el acto de escribir. Para componer este trabajo, utilizamos investigaciones que analizan la producción escrita en la educación escolar, especialmente con el apoyo teórico de teorías del discurso y del texto (BUNZEN, 2006; DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY; 2004; FREITAS, 2010; FREITAS, DAHER, SANT'ANNA, 2013; FREITAS; VARGENS, 2016; FREITAS, MARTINS, 2017; ELIAS y KOCH, 2011; GERALDI, 2004; 2012; MACHADO, 2001; ROJO, 2008; 2015). Además de los aspectos relacionados con la escritura, esta investigación contextualiza la historia, la organización y la función del profesor en el preuniversitario en los que se utilizan los materiales didácticos objetos de investigación de esta disertación, así como también discute el papel del material en este campo educativo. Asumiendo que la producción de textos involucra no solo aspectos y textuales, sino que también incluye condiciones discursivas, observamos el trabajo que se propone en los materiales didácticos del curso antes mencionado para ver qué puntos de vista predominan y cómo tiene lugar la composición del material de las actividades propuestas. Entre los objetivos esbozados, se destacan los siguientes: a) analizar el material didáctico del curso, a través de las actividades propuestas al alumno, para observar las concepciones lingüísticas (lenguaje, género discursivo y producción escrita) y la efectividad como herramienta para redacción de disertación argumentativa; b) discutir la trayectoria, metodología y condiciones del trabajo docente. Los resultados con respecto a las consideraciones lingüísticas apuntan al predominio de la visión del lenguaje como una estructura, mientras que el texto se considera una materialidad textual, sin relación con los aspectos discursivos que constituyen cualquier enunciado. Las actividades que componen el capítulo refuerzan tanto la incidencia de algunas concepciones del lenguaje y el texto, como también explican la composición deficiente de las actividades de producción escrita relacionadas con el género escolar "disertación de ingreso a la universidad". Además, se verifica que los docentes de la institución son designados por el término “tutor”, contratados sin derechos laborales, porque la remuneración se produce a través de becas, aunque estos profesionales trabajan en aulas y clases a distancia y realizan tareas educativas. En este sentido, además de la discusión sobre cuestiones lingüísticas presentes en el material didáctico, la investigación también problematiza la situación que experimenta el educador en el Preuniversitario Social156 f.Freitas, Luciana Maria Almeida deRibeiro, Patricia Ferreira NevesVargas, Diego da SilvaMartins, Cláudio de Oliveira2020-03-06T14:52:27Z2020-03-06T14:52:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13021CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-10T16:38:08Zoai:app.uff.br:1/13021Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-10T16:38:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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