Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Catharinna Ferreira da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21857
Resumo: Em 2003, pela primeira vez na história do Brasil foi promulgada uma Lei Federal cujo objetivo geral era garantir que conteúdos antirracistas adentrassem os espaços escolares, alterando a LDB/96 a Lei 10.639, que versa sobre o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, foi alterada em 2008, incluindo também o ensino de história e culturas indígenas. Levando em consideração que há mais de uma década e meia há dispositivos legais para trabalhar a questão racial nas escolas, essa pesquisa visa observar à aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 em duas instituições de ensino públicas da cidade de Niterói, Rio de janeiro, quais sejam: a escola estadual Nilo Peçanha e a escola estadual Manuel de Abreu. A metodologia usada foi observação participante e conversas informais com alunos, professores, diretores e bibliotecárias. Os resultados deste estudo evidenciam que a educação antirracista contribui para a valorização da população negra e influencia diretamente o desenvolvimento de identidades raciais afirmativas entre os atores sociais escolares, sobretudo, o corpo discente
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