Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21857 |
Resumo: | Em 2003, pela primeira vez na história do Brasil foi promulgada uma Lei Federal cujo objetivo geral era garantir que conteúdos antirracistas adentrassem os espaços escolares, alterando a LDB/96 a Lei 10.639, que versa sobre o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, foi alterada em 2008, incluindo também o ensino de história e culturas indígenas. Levando em consideração que há mais de uma década e meia há dispositivos legais para trabalhar a questão racial nas escolas, essa pesquisa visa observar à aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 em duas instituições de ensino públicas da cidade de Niterói, Rio de janeiro, quais sejam: a escola estadual Nilo Peçanha e a escola estadual Manuel de Abreu. A metodologia usada foi observação participante e conversas informais com alunos, professores, diretores e bibliotecárias. Os resultados deste estudo evidenciam que a educação antirracista contribui para a valorização da população negra e influencia diretamente o desenvolvimento de identidades raciais afirmativas entre os atores sociais escolares, sobretudo, o corpo discente |
id |
UFF-2_1e0917bde84fa2248eb21e72b7efad1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21857 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de NiteróiEducação antirracistaRelações étnico-raciaisIdentidadeColonialidadeDesigualdadeEducação antirracistaRelações étnico-raciaisIdentidade étnicaDesigualdade racialLegislação educacionalAntiracist educationRacial ethnic relationsIdentitiesColonialityInequalityEm 2003, pela primeira vez na história do Brasil foi promulgada uma Lei Federal cujo objetivo geral era garantir que conteúdos antirracistas adentrassem os espaços escolares, alterando a LDB/96 a Lei 10.639, que versa sobre o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, foi alterada em 2008, incluindo também o ensino de história e culturas indígenas. Levando em consideração que há mais de uma década e meia há dispositivos legais para trabalhar a questão racial nas escolas, essa pesquisa visa observar à aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 em duas instituições de ensino públicas da cidade de Niterói, Rio de janeiro, quais sejam: a escola estadual Nilo Peçanha e a escola estadual Manuel de Abreu. A metodologia usada foi observação participante e conversas informais com alunos, professores, diretores e bibliotecárias. Os resultados deste estudo evidenciam que a educação antirracista contribui para a valorização da população negra e influencia diretamente o desenvolvimento de identidades raciais afirmativas entre os atores sociais escolares, sobretudo, o corpo discenteIn 2003, for the first time in the history of Brazil, a federal law was promulgated, which the general objective was to ensure that the anti-racial subjects would be discussed in an educational demain, modifying the LDB / 96 into the law 10.639, which concerns the teaching of history, African and Afro-Brazilian cultures. It was changed in 2008, also including the teaching of history and indigenous cultures, considering the fact that for over a decade and a half, there are legal provisions to discuss the racial issue at school. This research aims to observe the application of laws 10.639 / 03 and 11.645 / 08 in two public education institutions in the city of Niterói, Rio de Janeiro, specially: the Nilo Peçanha state school and the Manuel de Abreu state school. The methodology used was the observation of the participants and informal conversations with students, teachers, principals and librarians. The results of this study show that antiracist education contributes to the appreciation of black people and directly influences the development of affirmative racial identities among the social actors of the school, in particular the student bodyUniversidade Federal FluminenseNiteróiRios, Flávia MateusSantos, Luane Bento dosBarboza, Jacqueline Aline Botelho LimaMarques, Catharinna Ferreira da Costa2021-05-04T16:29:07Z2021-05-04T16:29:07Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARQUES, Catharinna Ferreira da Costa. Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21857Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T16:52:22Zoai:app.uff.br:1/21857Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:36.368239Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói |
title |
Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói |
spellingShingle |
Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói Marques, Catharinna Ferreira da Costa Educação antirracista Relações étnico-raciais Identidade Colonialidade Desigualdade Educação antirracista Relações étnico-raciais Identidade étnica Desigualdade racial Legislação educacional Antiracist education Racial ethnic relations Identities Coloniality Inequality |
title_short |
Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói |
title_full |
Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói |
title_fullStr |
Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói |
title_full_unstemmed |
Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói |
title_sort |
Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói |
author |
Marques, Catharinna Ferreira da Costa |
author_facet |
Marques, Catharinna Ferreira da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rios, Flávia Mateus Santos, Luane Bento dos Barboza, Jacqueline Aline Botelho Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Catharinna Ferreira da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação antirracista Relações étnico-raciais Identidade Colonialidade Desigualdade Educação antirracista Relações étnico-raciais Identidade étnica Desigualdade racial Legislação educacional Antiracist education Racial ethnic relations Identities Coloniality Inequality |
topic |
Educação antirracista Relações étnico-raciais Identidade Colonialidade Desigualdade Educação antirracista Relações étnico-raciais Identidade étnica Desigualdade racial Legislação educacional Antiracist education Racial ethnic relations Identities Coloniality Inequality |
description |
Em 2003, pela primeira vez na história do Brasil foi promulgada uma Lei Federal cujo objetivo geral era garantir que conteúdos antirracistas adentrassem os espaços escolares, alterando a LDB/96 a Lei 10.639, que versa sobre o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, foi alterada em 2008, incluindo também o ensino de história e culturas indígenas. Levando em consideração que há mais de uma década e meia há dispositivos legais para trabalhar a questão racial nas escolas, essa pesquisa visa observar à aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 em duas instituições de ensino públicas da cidade de Niterói, Rio de janeiro, quais sejam: a escola estadual Nilo Peçanha e a escola estadual Manuel de Abreu. A metodologia usada foi observação participante e conversas informais com alunos, professores, diretores e bibliotecárias. Os resultados deste estudo evidenciam que a educação antirracista contribui para a valorização da população negra e influencia diretamente o desenvolvimento de identidades raciais afirmativas entre os atores sociais escolares, sobretudo, o corpo discente |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-05-04T16:29:07Z 2021-05-04T16:29:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARQUES, Catharinna Ferreira da Costa. Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21857 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
MARQUES, Catharinna Ferreira da Costa. Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823581080846336 |