Mineração de dados educacionais para avaliar os fatores que influenciam no desempenho de candidatos do ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte, Victor de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10985
Resumo: Existe uma base de dados que possui características culturais, socioeconômicas e de desempenho dos alunos que realizaram o ENEM que é disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Através dessa base é possível realizar análises e caracterizar alunos e escolas de acordo com o desempenho obtido, tornando possível o conhecimento do perfil dos alunos e escolas que são submetidos ao exame. Esse conhecimento pode ser obtido através de uma técnica denominada Mineração de Dados que permite a descoberta de conhecimento em grandes bases de dados se os passos do processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados (Knowledge Discovery in Databases - KDD) forem seguidos corretamente. Uma das usabilidades dessa mineração de dados é a Mineração de Dados Educacionais (MDE) que é uma área que analisa e estuda dados de contextos educacionais. Para conseguir realizar o que foi descrito acima, este trabalho realizou análises e comparações com o objetivo de encontrar correlações na base de dados do ENEM 2015 afim de encontrar fatores que influenciam no desempenho de candidatos do ENEM e verificar se há condições igualitárias entre diferentes classes socioeconômicas
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