Mineração de dados educacionais para avaliar os fatores que influenciam no desempenho de candidatos do ENEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10985 |
Resumo: | Existe uma base de dados que possui características culturais, socioeconômicas e de desempenho dos alunos que realizaram o ENEM que é disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Através dessa base é possível realizar análises e caracterizar alunos e escolas de acordo com o desempenho obtido, tornando possível o conhecimento do perfil dos alunos e escolas que são submetidos ao exame. Esse conhecimento pode ser obtido através de uma técnica denominada Mineração de Dados que permite a descoberta de conhecimento em grandes bases de dados se os passos do processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados (Knowledge Discovery in Databases - KDD) forem seguidos corretamente. Uma das usabilidades dessa mineração de dados é a Mineração de Dados Educacionais (MDE) que é uma área que analisa e estuda dados de contextos educacionais. Para conseguir realizar o que foi descrito acima, este trabalho realizou análises e comparações com o objetivo de encontrar correlações na base de dados do ENEM 2015 afim de encontrar fatores que influenciam no desempenho de candidatos do ENEM e verificar se há condições igualitárias entre diferentes classes socioeconômicas |
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Mineração de dados educacionais para avaliar os fatores que influenciam no desempenho de candidatos do ENEMMineração de dadosMineração de dados educacionaisDescoberta de conhecimentoENEMMineração de dados (Computação)Exame Nacional do Ensino MédioAnálise sócio-econômicaData miningEducational data miningKnowledge discoveryExiste uma base de dados que possui características culturais, socioeconômicas e de desempenho dos alunos que realizaram o ENEM que é disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Através dessa base é possível realizar análises e caracterizar alunos e escolas de acordo com o desempenho obtido, tornando possível o conhecimento do perfil dos alunos e escolas que são submetidos ao exame. Esse conhecimento pode ser obtido através de uma técnica denominada Mineração de Dados que permite a descoberta de conhecimento em grandes bases de dados se os passos do processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados (Knowledge Discovery in Databases - KDD) forem seguidos corretamente. Uma das usabilidades dessa mineração de dados é a Mineração de Dados Educacionais (MDE) que é uma área que analisa e estuda dados de contextos educacionais. Para conseguir realizar o que foi descrito acima, este trabalho realizou análises e comparações com o objetivo de encontrar correlações na base de dados do ENEM 2015 afim de encontrar fatores que influenciam no desempenho de candidatos do ENEM e verificar se há condições igualitárias entre diferentes classes socioeconômicasThere is a database that has cultural, socioeconomic and performance characteristics of students who have taken ENEM that is available from the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). Through this base it is possible to perform analyzes and characterize students and schools. according to the performance obtained, making it possible to know the profile of the students and schools that are subjected to the exam. This knowledge can be obtained through a technique called Data Mining that allows the discovery of knowledge in large databases if the steps of the Knowledge Discovery in Databases (KDD) process are followed correctly. One of the uses of this data mining is Educational Data Mining (MDE) which is an area that analyzes and studies data from educational contexts. In order to accomplish the things described above, this paper performed analysis and comparisons in order to find correlations in the ENEM 2015 database in order to find factors that influence the performance of ENEM candidates and to check for equal conditions between different socioeconomic classesViterbo Filho, JoséCosta, Leonardo Cruz daAndrade, EduardoConte, Victor de Souza2019-08-27T19:06:17Z2019-08-27T19:06:17Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10985Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T20:17:50Zoai:app.uff.br:1/10985Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T20:17:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Existe uma base de dados que possui características culturais, socioeconômicas e de desempenho dos alunos que realizaram o ENEM que é disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Através dessa base é possível realizar análises e caracterizar alunos e escolas de acordo com o desempenho obtido, tornando possível o conhecimento do perfil dos alunos e escolas que são submetidos ao exame. Esse conhecimento pode ser obtido através de uma técnica denominada Mineração de Dados que permite a descoberta de conhecimento em grandes bases de dados se os passos do processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados (Knowledge Discovery in Databases - KDD) forem seguidos corretamente. Uma das usabilidades dessa mineração de dados é a Mineração de Dados Educacionais (MDE) que é uma área que analisa e estuda dados de contextos educacionais. Para conseguir realizar o que foi descrito acima, este trabalho realizou análises e comparações com o objetivo de encontrar correlações na base de dados do ENEM 2015 afim de encontrar fatores que influenciam no desempenho de candidatos do ENEM e verificar se há condições igualitárias entre diferentes classes socioeconômicas |
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