Do conhecimento ao cuidado: a bioética na tomada de decisão em prevenção quaternária na Medicina de Família e Comunidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5608 |
Resumo: | O percurso profissional da Medicina é pautado entre o conhecimento das teorias que embasam sua Ciência e as práticas que se efetivam através dessas teorias. Porém, o caminho de sedimentação entre esse saberes e sua prática não se apresenta de forma tão linear quanto pretendido. Fato é que essa relação entre conhecimento e prática, também traduzida em saber-fazer, faz parte do processo de tomada de decisão profissional em várias circunstâncias, sendo que a Filosofia e a Bioética podem aproximar-nos de um arcabouço teórico para melhor compreender este fenômeno. Especificamente na especialidade médica Medicina de Família e Comunidade, que possui características de atuação específicas, a tomada de decisão é uma competência importante a ser construída pelo profissional. Dentre as possibilidades da prática clínica dessa área há a prevenção quaternária, a qual é uma discussão recente. Para realizar tomadas de decisão em prevenção quaternária na Medicina de Família e Comunidade é necessário ter o conhecimento de algumas ferramentas próprias de atuação da especialidade, assim como discutir a contribuição que a Bioética pode auxiliar neste processo. Este estudo teve como objetivo investigar esta tomada de decisão sob o olhar da Bioética, sendo realizado através de um trabalho de campo com método qualitativo com entrevistas de médicos preceptores e residentes de programas de residência em Medicina de Família e Comunidade. Os resultados apontaram que os elementos relacionados ao conhecimento técnico-científico somados aos elementos bioéticos, constroem uma possibilidade de atuação singular nesta prática, isto é uma arte médica de tomada de decisão. Conclui-se o trabalho com a sugestão de um referencial teórico para maximizar este saber-fazer, que seria a deliberação moral e finaliza-se o mesmo através da sugestão de possibilidades de apronfundamento da temática de forma a contribuir para área |
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