Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4771 |
Resumo: | Este trabalho relata uma metodologia ativa para o ensino de ligações químicas: composição de paródias musicais como uma proposta de potencializar a aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e utilizou, para o levantamento de dados e para a tomada de decisões no decorrer do processo de pesquisa, questionários, observações da atividade orientada, depoimento dos educandos durante e após a elaboração das paródias musicais, fotos, vídeos e análise das letras das paródias. A pesquisa foi realizada no Colégio Pedro II, Campus Niterói, Rio de Janeiro e aplicada no 1º. ano do ensino médio regular do ano letivo de 2016. Os resultados obtidos indicam que a construção de paródias musicais favoreceu o processo de ensino-aprendizagem, sendo esse recurso didáticos visto pelos alunos como alternativa para facilitar a aprendizagem. Consideramos que este trabalho pode ser replicado, abrindo possibilidades de novas criações e pesquisas sobre o emprego de estratégias de metodologias ativas no ensino de ciências da natureza. Com o intuito de incentivar esta aplicação, elaboramos, como produto dessa dissertação, uma videoaula onde é mostrada a aplicação da metodologia e com orientações sobre a forma de utilização |
id |
UFF-2_1fad0be92b28bc766dc820406d6a3206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4771 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativaEnsino-aprendizagem de químicaEnsino e aprendizagem de ligações químicasAprendizagem significativaParódias musicaisEnsino de químicaProcesso de ensino-aprendizagemMúsicaLigação químicaParódiaEnsino médioTeaching and learning of chemistryTeaching and learning of chemical bondsSignificant learningMusical parodiesEste trabalho relata uma metodologia ativa para o ensino de ligações químicas: composição de paródias musicais como uma proposta de potencializar a aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e utilizou, para o levantamento de dados e para a tomada de decisões no decorrer do processo de pesquisa, questionários, observações da atividade orientada, depoimento dos educandos durante e após a elaboração das paródias musicais, fotos, vídeos e análise das letras das paródias. A pesquisa foi realizada no Colégio Pedro II, Campus Niterói, Rio de Janeiro e aplicada no 1º. ano do ensino médio regular do ano letivo de 2016. Os resultados obtidos indicam que a construção de paródias musicais favoreceu o processo de ensino-aprendizagem, sendo esse recurso didáticos visto pelos alunos como alternativa para facilitar a aprendizagem. Consideramos que este trabalho pode ser replicado, abrindo possibilidades de novas criações e pesquisas sobre o emprego de estratégias de metodologias ativas no ensino de ciências da natureza. Com o intuito de incentivar esta aplicação, elaboramos, como produto dessa dissertação, uma videoaula onde é mostrada a aplicação da metodologia e com orientações sobre a forma de utilizaçãoThis paper reports an active methodology for the teaching of chemical bonds: composition of musical parodies as a proposal to potentiate meaningful learning. For this purpose we used a qualitative methodology and, for data collection and decision making during the research process, questionnaires, observations of the activity oriented, testimony of the students during and after the elaboration of the musical parodies, photos, videos and analysis of the letters of the parodies. The research was carried out at Pedro II School, Niterói, Campus, Rio de Janeiro and applied in the 1st. Year of regular high school during the academic year of 2106. The results indicate that the construction of musical parodies favors facilitate the teaching-learning process. We consider that this work can be replicated and open possibilities of new creations and research on the use of active methodologies for teaching of natural sciences. In order to stimulate this application, we elaborate, as a product of this dissertation, a videoconference showing the application of the methodology and guidelines on how to use itFarias, Florence Moellmann Cordeiro deAnjos, Maylta Brandão dosChinelli, Maura VenturaRibeiro, Carlos Magno RochaTorres, Alexandre Lourenço2017-10-03T17:14:22Z2017-10-03T17:14:22Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4771http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T18:34:19Zoai:app.uff.br:1/4771Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:57.249688Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa |
title |
Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa Torres, Alexandre Lourenço Ensino-aprendizagem de química Ensino e aprendizagem de ligações químicas Aprendizagem significativa Paródias musicais Ensino de química Processo de ensino-aprendizagem Música Ligação química Paródia Ensino médio Teaching and learning of chemistry Teaching and learning of chemical bonds Significant learning Musical parodies |
title_short |
Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa |
title_full |
Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa |
title_sort |
Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa |
author |
Torres, Alexandre Lourenço |
author_facet |
Torres, Alexandre Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farias, Florence Moellmann Cordeiro de Anjos, Maylta Brandão dos Chinelli, Maura Ventura Ribeiro, Carlos Magno Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Alexandre Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de química Ensino e aprendizagem de ligações químicas Aprendizagem significativa Paródias musicais Ensino de química Processo de ensino-aprendizagem Música Ligação química Paródia Ensino médio Teaching and learning of chemistry Teaching and learning of chemical bonds Significant learning Musical parodies |
topic |
Ensino-aprendizagem de química Ensino e aprendizagem de ligações químicas Aprendizagem significativa Paródias musicais Ensino de química Processo de ensino-aprendizagem Música Ligação química Paródia Ensino médio Teaching and learning of chemistry Teaching and learning of chemical bonds Significant learning Musical parodies |
description |
Este trabalho relata uma metodologia ativa para o ensino de ligações químicas: composição de paródias musicais como uma proposta de potencializar a aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e utilizou, para o levantamento de dados e para a tomada de decisões no decorrer do processo de pesquisa, questionários, observações da atividade orientada, depoimento dos educandos durante e após a elaboração das paródias musicais, fotos, vídeos e análise das letras das paródias. A pesquisa foi realizada no Colégio Pedro II, Campus Niterói, Rio de Janeiro e aplicada no 1º. ano do ensino médio regular do ano letivo de 2016. Os resultados obtidos indicam que a construção de paródias musicais favoreceu o processo de ensino-aprendizagem, sendo esse recurso didáticos visto pelos alunos como alternativa para facilitar a aprendizagem. Consideramos que este trabalho pode ser replicado, abrindo possibilidades de novas criações e pesquisas sobre o emprego de estratégias de metodologias ativas no ensino de ciências da natureza. Com o intuito de incentivar esta aplicação, elaboramos, como produto dessa dissertação, uma videoaula onde é mostrada a aplicação da metodologia e com orientações sobre a forma de utilização |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-03T17:14:22Z 2017-10-03T17:14:22Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4771 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823592781905920 |