Análise da aderência plena aos indicadores essenciais da Global Reporting Initiative nos relatórios de sustentabilidade de empresas de varejo de moda do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Fernanda Cunha
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33452
Resumo: O significativo impacto causado pelo setor têxtil no meio ambiente indica cada vez mais a necessidade de incorporar estratégias de responsabilidade ambiental em processos corporativos. Por esses motivos, cada vez mais empresas estão adotando relatórios de sustentabilidade para dar maior transparência às suas atividades e ampliar o diálogo da organização com a sociedade. Para tanto, é preciso utilizar indicadores adequados para a mensuração de desempenho dessas organizações em relação à sustentabilidade. Este trabalho verificou o grau de aderência plena aos indicadores essenciais da Global Reporting Initiative (GAPIE-GRI) e o grau de evidenciação efetiva (GEE), por meio da análise da avaliação dos Relatórios de Sustentabilidade de empresas de varejo de moda no Brasil. Como resultado verificou-se que as empresas ainda têm dificuldades em evidenciar corretamente todos os indicadores ambientais solicitados pelo Global Reporting Initiative (GRI) e podem estar utilizando os relatórios como instrumentos de marketing ou apenas para gestão de dados e indicadores para o controle de seus acionistas
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