Análise da aderência plena aos indicadores essenciais da Global Reporting Initiative nos relatórios de sustentabilidade de empresas de varejo de moda do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33452 |
Resumo: | O significativo impacto causado pelo setor têxtil no meio ambiente indica cada vez mais a necessidade de incorporar estratégias de responsabilidade ambiental em processos corporativos. Por esses motivos, cada vez mais empresas estão adotando relatórios de sustentabilidade para dar maior transparência às suas atividades e ampliar o diálogo da organização com a sociedade. Para tanto, é preciso utilizar indicadores adequados para a mensuração de desempenho dessas organizações em relação à sustentabilidade. Este trabalho verificou o grau de aderência plena aos indicadores essenciais da Global Reporting Initiative (GAPIE-GRI) e o grau de evidenciação efetiva (GEE), por meio da análise da avaliação dos Relatórios de Sustentabilidade de empresas de varejo de moda no Brasil. Como resultado verificou-se que as empresas ainda têm dificuldades em evidenciar corretamente todos os indicadores ambientais solicitados pelo Global Reporting Initiative (GRI) e podem estar utilizando os relatórios como instrumentos de marketing ou apenas para gestão de dados e indicadores para o controle de seus acionistas |
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Análise da aderência plena aos indicadores essenciais da Global Reporting Initiative nos relatórios de sustentabilidade de empresas de varejo de moda do BrasilRelatório de sustentabilidadeResponsabilidade ambientalIndicadores ambientaisGlobal Reporting Initiative (GRI)ModaBrasilDesenvolvimento sustentávelSustainability reportEnvironmental responsibilityEnvironmental indicatorsO significativo impacto causado pelo setor têxtil no meio ambiente indica cada vez mais a necessidade de incorporar estratégias de responsabilidade ambiental em processos corporativos. Por esses motivos, cada vez mais empresas estão adotando relatórios de sustentabilidade para dar maior transparência às suas atividades e ampliar o diálogo da organização com a sociedade. Para tanto, é preciso utilizar indicadores adequados para a mensuração de desempenho dessas organizações em relação à sustentabilidade. Este trabalho verificou o grau de aderência plena aos indicadores essenciais da Global Reporting Initiative (GAPIE-GRI) e o grau de evidenciação efetiva (GEE), por meio da análise da avaliação dos Relatórios de Sustentabilidade de empresas de varejo de moda no Brasil. Como resultado verificou-se que as empresas ainda têm dificuldades em evidenciar corretamente todos os indicadores ambientais solicitados pelo Global Reporting Initiative (GRI) e podem estar utilizando os relatórios como instrumentos de marketing ou apenas para gestão de dados e indicadores para o controle de seus acionistasThe significant impact caused by the textile sector on the environment increasingly indicates the need to incorporate environmental responsibility strategies into corporate processes. For these reasons, more and more companies are adopting sustainability reports to provide greater transparency to their activities and expand the organization's dialogue with society. Therefore, it is necessary to use adequate indicators to measure the performance of these organizations in relation to sustainability. This work verified the degree of full adherence to the essential indicators of the Global Reporting Initiative (GAPIE-GRI) and the degree of effective disclosure (GEE), through the analysis of the evaluation of the Sustainability Reports of fashion retail companies in Brazil. As a result, it was found that companies still have difficulties in correctly evidencing all the environmental indicators requested by the Global Reporting Initiative (GRI) and may be using the reports as marketing tools or just for managing data and indicators for the control of their stakeholders58 f.Silva, Rodrigo Amado GarciaLemme, Rafael de Freitas FunciaHall, JamesMachado, Anna Virgínia MunizCavalcanti, Fernanda Cunha2024-07-19T14:01:17Z2024-07-19T14:01:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAVALCANTI, Fernanda Cunha. Análise da aderência plena aos indicadores essenciais da Global Reporting Initiative nos relatórios de sustentabilidade de empresas de varejo de moda do Brasil. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33452CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-19T14:01:21Zoai:app.uff.br:1/33452Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-19T14:01:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O significativo impacto causado pelo setor têxtil no meio ambiente indica cada vez mais a necessidade de incorporar estratégias de responsabilidade ambiental em processos corporativos. Por esses motivos, cada vez mais empresas estão adotando relatórios de sustentabilidade para dar maior transparência às suas atividades e ampliar o diálogo da organização com a sociedade. Para tanto, é preciso utilizar indicadores adequados para a mensuração de desempenho dessas organizações em relação à sustentabilidade. Este trabalho verificou o grau de aderência plena aos indicadores essenciais da Global Reporting Initiative (GAPIE-GRI) e o grau de evidenciação efetiva (GEE), por meio da análise da avaliação dos Relatórios de Sustentabilidade de empresas de varejo de moda no Brasil. Como resultado verificou-se que as empresas ainda têm dificuldades em evidenciar corretamente todos os indicadores ambientais solicitados pelo Global Reporting Initiative (GRI) e podem estar utilizando os relatórios como instrumentos de marketing ou apenas para gestão de dados e indicadores para o controle de seus acionistas |
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