Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Pedro Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28640
Resumo: Atualmente, a oportunidade de começar a estudar em uma universidade não parece chegar da mesma forma para todos aqueles que concluem o ensino médio. Em vista disso, muito se discute sobre quais fatores poderiam determinar uma maior chance de ingresso no ensino superior. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma análise exploratória sobre os microdados levantados na Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADc), realizada em 2019, especialmente aqueles relacionados ao tema de Educação e, a partir deles, construir um modelo de regressão logística para relacionar a chance de iniciar uma graduação a partir de características de cada indivíduo, como sexo, cor/raça, região geográfica, grau de escolaridade do chefe do domicílio e renda domiciliar. Com base neste modelo, foi estimado o Índice de Oportunidades Humanas (IOH), proposto inicialmente por Barros et al. (2009), para o Brasil no ano de 2019, sob a perspectiva de avaliar as desigualdades com relação ao ingresso em instituições de ensino superior (IES), possibilitando, também, comparar o acesso às IES públicas e privadas, em separado. Ao ser desconsiderado o tipo de instituição de ensino, o IOH encontrado foi igual a 0,331. Investigando-se somente o acesso às IES públicas, o IOH para 2019 foi de 0,172 e já para o ingresso em instituições particulares, o valor do IOH em 2019 foi de 0,154. Assim, foi percebida uma maior desigualdade de oportunidades em relação ao ingresso na educação superior nas IES privadas do que nas públicas. Destaca-se, também, que, nos três casos estudados, os índices calculados se encontraram distantes de 1, valor que indicaria uma situação onde o acesso à educação superior seria universal, ou seja, possível a todos.
id UFF-2_206021eac8450e849446b7d7a66d4dde
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28640
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019Acesso ao ensino superiorRegressão logísticaÍndice de dissimilaridadeÍndice de Oportunidades HumanasEnsino superiorExclusão socialEstatísticaAtualmente, a oportunidade de começar a estudar em uma universidade não parece chegar da mesma forma para todos aqueles que concluem o ensino médio. Em vista disso, muito se discute sobre quais fatores poderiam determinar uma maior chance de ingresso no ensino superior. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma análise exploratória sobre os microdados levantados na Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADc), realizada em 2019, especialmente aqueles relacionados ao tema de Educação e, a partir deles, construir um modelo de regressão logística para relacionar a chance de iniciar uma graduação a partir de características de cada indivíduo, como sexo, cor/raça, região geográfica, grau de escolaridade do chefe do domicílio e renda domiciliar. Com base neste modelo, foi estimado o Índice de Oportunidades Humanas (IOH), proposto inicialmente por Barros et al. (2009), para o Brasil no ano de 2019, sob a perspectiva de avaliar as desigualdades com relação ao ingresso em instituições de ensino superior (IES), possibilitando, também, comparar o acesso às IES públicas e privadas, em separado. Ao ser desconsiderado o tipo de instituição de ensino, o IOH encontrado foi igual a 0,331. Investigando-se somente o acesso às IES públicas, o IOH para 2019 foi de 0,172 e já para o ingresso em instituições particulares, o valor do IOH em 2019 foi de 0,154. Assim, foi percebida uma maior desigualdade de oportunidades em relação ao ingresso na educação superior nas IES privadas do que nas públicas. Destaca-se, também, que, nos três casos estudados, os índices calculados se encontraram distantes de 1, valor que indicaria uma situação onde o acesso à educação superior seria universal, ou seja, possível a todos.60 f.Fonseca, Ana Beatriz MonteiroErbisti, Rafael SantosFonseca, Ana Beatriz MonteiroErbisti, Rafael SantosCarvalho, Márcia Marques deSouza, Mariana Albi de OliveiraMartins, João Pedro Fernandes2023-04-28T14:57:07Z2023-04-28T14:57:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARTINS, João Pedro Fernandes. Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28640CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-28T14:57:11Zoai:app.uff.br:1/28640Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:13.800299Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019
title Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019
spellingShingle Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019
Martins, João Pedro Fernandes
Acesso ao ensino superior
Regressão logística
Índice de dissimilaridade
Índice de Oportunidades Humanas
Ensino superior
Exclusão social
Estatística
title_short Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019
title_full Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019
title_fullStr Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019
title_full_unstemmed Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019
title_sort Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019
author Martins, João Pedro Fernandes
author_facet Martins, João Pedro Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Ana Beatriz Monteiro
Erbisti, Rafael Santos
Fonseca, Ana Beatriz Monteiro
Erbisti, Rafael Santos
Carvalho, Márcia Marques de
Souza, Mariana Albi de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, João Pedro Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso ao ensino superior
Regressão logística
Índice de dissimilaridade
Índice de Oportunidades Humanas
Ensino superior
Exclusão social
Estatística
topic Acesso ao ensino superior
Regressão logística
Índice de dissimilaridade
Índice de Oportunidades Humanas
Ensino superior
Exclusão social
Estatística
description Atualmente, a oportunidade de começar a estudar em uma universidade não parece chegar da mesma forma para todos aqueles que concluem o ensino médio. Em vista disso, muito se discute sobre quais fatores poderiam determinar uma maior chance de ingresso no ensino superior. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma análise exploratória sobre os microdados levantados na Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADc), realizada em 2019, especialmente aqueles relacionados ao tema de Educação e, a partir deles, construir um modelo de regressão logística para relacionar a chance de iniciar uma graduação a partir de características de cada indivíduo, como sexo, cor/raça, região geográfica, grau de escolaridade do chefe do domicílio e renda domiciliar. Com base neste modelo, foi estimado o Índice de Oportunidades Humanas (IOH), proposto inicialmente por Barros et al. (2009), para o Brasil no ano de 2019, sob a perspectiva de avaliar as desigualdades com relação ao ingresso em instituições de ensino superior (IES), possibilitando, também, comparar o acesso às IES públicas e privadas, em separado. Ao ser desconsiderado o tipo de instituição de ensino, o IOH encontrado foi igual a 0,331. Investigando-se somente o acesso às IES públicas, o IOH para 2019 foi de 0,172 e já para o ingresso em instituições particulares, o valor do IOH em 2019 foi de 0,154. Assim, foi percebida uma maior desigualdade de oportunidades em relação ao ingresso na educação superior nas IES privadas do que nas públicas. Destaca-se, também, que, nos três casos estudados, os índices calculados se encontraram distantes de 1, valor que indicaria uma situação onde o acesso à educação superior seria universal, ou seja, possível a todos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28T14:57:07Z
2023-04-28T14:57:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, João Pedro Fernandes. Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28640
identifier_str_mv MARTINS, João Pedro Fernandes. Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823661243432960