Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28640 |
Resumo: | Atualmente, a oportunidade de começar a estudar em uma universidade não parece chegar da mesma forma para todos aqueles que concluem o ensino médio. Em vista disso, muito se discute sobre quais fatores poderiam determinar uma maior chance de ingresso no ensino superior. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma análise exploratória sobre os microdados levantados na Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADc), realizada em 2019, especialmente aqueles relacionados ao tema de Educação e, a partir deles, construir um modelo de regressão logística para relacionar a chance de iniciar uma graduação a partir de características de cada indivíduo, como sexo, cor/raça, região geográfica, grau de escolaridade do chefe do domicílio e renda domiciliar. Com base neste modelo, foi estimado o Índice de Oportunidades Humanas (IOH), proposto inicialmente por Barros et al. (2009), para o Brasil no ano de 2019, sob a perspectiva de avaliar as desigualdades com relação ao ingresso em instituições de ensino superior (IES), possibilitando, também, comparar o acesso às IES públicas e privadas, em separado. Ao ser desconsiderado o tipo de instituição de ensino, o IOH encontrado foi igual a 0,331. Investigando-se somente o acesso às IES públicas, o IOH para 2019 foi de 0,172 e já para o ingresso em instituições particulares, o valor do IOH em 2019 foi de 0,154. Assim, foi percebida uma maior desigualdade de oportunidades em relação ao ingresso na educação superior nas IES privadas do que nas públicas. Destaca-se, também, que, nos três casos estudados, os índices calculados se encontraram distantes de 1, valor que indicaria uma situação onde o acesso à educação superior seria universal, ou seja, possível a todos. |
id |
UFF-2_206021eac8450e849446b7d7a66d4dde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28640 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019Acesso ao ensino superiorRegressão logísticaÍndice de dissimilaridadeÍndice de Oportunidades HumanasEnsino superiorExclusão socialEstatísticaAtualmente, a oportunidade de começar a estudar em uma universidade não parece chegar da mesma forma para todos aqueles que concluem o ensino médio. Em vista disso, muito se discute sobre quais fatores poderiam determinar uma maior chance de ingresso no ensino superior. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma análise exploratória sobre os microdados levantados na Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADc), realizada em 2019, especialmente aqueles relacionados ao tema de Educação e, a partir deles, construir um modelo de regressão logística para relacionar a chance de iniciar uma graduação a partir de características de cada indivíduo, como sexo, cor/raça, região geográfica, grau de escolaridade do chefe do domicílio e renda domiciliar. Com base neste modelo, foi estimado o Índice de Oportunidades Humanas (IOH), proposto inicialmente por Barros et al. (2009), para o Brasil no ano de 2019, sob a perspectiva de avaliar as desigualdades com relação ao ingresso em instituições de ensino superior (IES), possibilitando, também, comparar o acesso às IES públicas e privadas, em separado. Ao ser desconsiderado o tipo de instituição de ensino, o IOH encontrado foi igual a 0,331. Investigando-se somente o acesso às IES públicas, o IOH para 2019 foi de 0,172 e já para o ingresso em instituições particulares, o valor do IOH em 2019 foi de 0,154. Assim, foi percebida uma maior desigualdade de oportunidades em relação ao ingresso na educação superior nas IES privadas do que nas públicas. Destaca-se, também, que, nos três casos estudados, os índices calculados se encontraram distantes de 1, valor que indicaria uma situação onde o acesso à educação superior seria universal, ou seja, possível a todos.60 f.Fonseca, Ana Beatriz MonteiroErbisti, Rafael SantosFonseca, Ana Beatriz MonteiroErbisti, Rafael SantosCarvalho, Márcia Marques deSouza, Mariana Albi de OliveiraMartins, João Pedro Fernandes2023-04-28T14:57:07Z2023-04-28T14:57:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARTINS, João Pedro Fernandes. Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28640CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-28T14:57:11Zoai:app.uff.br:1/28640Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:13.800299Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019 |
title |
Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019 |
spellingShingle |
Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019 Martins, João Pedro Fernandes Acesso ao ensino superior Regressão logística Índice de dissimilaridade Índice de Oportunidades Humanas Ensino superior Exclusão social Estatística |
title_short |
Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019 |
title_full |
Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019 |
title_fullStr |
Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019 |
title_full_unstemmed |
Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019 |
title_sort |
Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019 |
author |
Martins, João Pedro Fernandes |
author_facet |
Martins, João Pedro Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Ana Beatriz Monteiro Erbisti, Rafael Santos Fonseca, Ana Beatriz Monteiro Erbisti, Rafael Santos Carvalho, Márcia Marques de Souza, Mariana Albi de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, João Pedro Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acesso ao ensino superior Regressão logística Índice de dissimilaridade Índice de Oportunidades Humanas Ensino superior Exclusão social Estatística |
topic |
Acesso ao ensino superior Regressão logística Índice de dissimilaridade Índice de Oportunidades Humanas Ensino superior Exclusão social Estatística |
description |
Atualmente, a oportunidade de começar a estudar em uma universidade não parece chegar da mesma forma para todos aqueles que concluem o ensino médio. Em vista disso, muito se discute sobre quais fatores poderiam determinar uma maior chance de ingresso no ensino superior. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma análise exploratória sobre os microdados levantados na Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADc), realizada em 2019, especialmente aqueles relacionados ao tema de Educação e, a partir deles, construir um modelo de regressão logística para relacionar a chance de iniciar uma graduação a partir de características de cada indivíduo, como sexo, cor/raça, região geográfica, grau de escolaridade do chefe do domicílio e renda domiciliar. Com base neste modelo, foi estimado o Índice de Oportunidades Humanas (IOH), proposto inicialmente por Barros et al. (2009), para o Brasil no ano de 2019, sob a perspectiva de avaliar as desigualdades com relação ao ingresso em instituições de ensino superior (IES), possibilitando, também, comparar o acesso às IES públicas e privadas, em separado. Ao ser desconsiderado o tipo de instituição de ensino, o IOH encontrado foi igual a 0,331. Investigando-se somente o acesso às IES públicas, o IOH para 2019 foi de 0,172 e já para o ingresso em instituições particulares, o valor do IOH em 2019 foi de 0,154. Assim, foi percebida uma maior desigualdade de oportunidades em relação ao ingresso na educação superior nas IES privadas do que nas públicas. Destaca-se, também, que, nos três casos estudados, os índices calculados se encontraram distantes de 1, valor que indicaria uma situação onde o acesso à educação superior seria universal, ou seja, possível a todos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-28T14:57:07Z 2023-04-28T14:57:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, João Pedro Fernandes. Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28640 |
identifier_str_mv |
MARTINS, João Pedro Fernandes. Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823661243432960 |