Cinemática Relativística no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Ulisses Lasmar Sirieiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27887
Resumo: Este trabalho tem como foco a elaboração de uma sequência didática para o ensino de cinemática unidimensional juntamente com a Relatividade Restrita. Primeiramente, é feita uma análise do ensino de cinemática e em seguida uma análise do ensino de Relatividade Restrita, ambas visando uma sequência didática mais coesa e precisa para os alunos, observando quais erros são geralmente cometidos e quais dificuldades estão geralmente presentes em seus ensinos. A sequência foi elaborada pensando em um processo de aprendizagem investigativa, onde ocorrem atividades e discussões entre os alunos e entre aluno e professor, de modo a colocar os estudantes como protagonistas na construção do saber. A construção e análise gráfica estão bastante presentes no decorrer das aulas. Nesta sequência didática, serão definidos os conceitos de instante de tempo, intervalo de tempo, posição, deslocamento, velocidade média, variação da velocidade, aceleração média, evento espaço-temporal, referencial, referencial inercial, movimento relativo entre referenciais, simultaneidade, dilatação temporal e contração espacial.
id UFF-2_207115c1d70ebb2ac31b1f47c3bbb2a9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27887
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Cinemática Relativística no Ensino MédioSequência didáticaCinemáticaRelatividadeRelatividade RestritaEnsino investigativoFísica ModernaAprendizagem significativaRelatividade (Física)CinemáticaSequência didáticaEnsino médioProdução intelectualTeaching sequenceKinematicsRelativitySpecial RelativityInvestigative teachingModern PhysicsMeaningful learningEste trabalho tem como foco a elaboração de uma sequência didática para o ensino de cinemática unidimensional juntamente com a Relatividade Restrita. Primeiramente, é feita uma análise do ensino de cinemática e em seguida uma análise do ensino de Relatividade Restrita, ambas visando uma sequência didática mais coesa e precisa para os alunos, observando quais erros são geralmente cometidos e quais dificuldades estão geralmente presentes em seus ensinos. A sequência foi elaborada pensando em um processo de aprendizagem investigativa, onde ocorrem atividades e discussões entre os alunos e entre aluno e professor, de modo a colocar os estudantes como protagonistas na construção do saber. A construção e análise gráfica estão bastante presentes no decorrer das aulas. Nesta sequência didática, serão definidos os conceitos de instante de tempo, intervalo de tempo, posição, deslocamento, velocidade média, variação da velocidade, aceleração média, evento espaço-temporal, referencial, referencial inercial, movimento relativo entre referenciais, simultaneidade, dilatação temporal e contração espacial.This work focuses on crafting a teaching sequence for unidimensional kinematics along with Special Relativity. First, an analysis of the teaching of kinematics is done, followed by an analysis of the teaching of Special Relativity, both aiming for a more precise and cohesive teaching sequence for the students, inspecting which mistakes are generally commited and which difficulties are generally present in their teachings. The sequence was made thinking of an investigative learning process, where activities and discussions between students and between student and teacher occur, in a way that students act as the protagonists in the cultivation of knowledge. Graphic construction and analysis are heavily present during the lessons. In this teaching sequence, the following concepts will be defined: instant of time, time interval, position, position displacement, average velocity, velocity variation, average acceleration, space-time event, frame of reference, inertial frame of reference, relative motion, simultaneity, time dilation, and length contraction.52 pMendes, Raissa Fernandes PessoaMartins, Jorge Simões de SáSouza, Reinaldo Faria de Melo eViana, Ulisses Lasmar Sirieiro2023-02-15T16:32:05Z2023-02-15T16:32:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIANA, Ulisses Lasmar Sirieiro. Cinemática Relativística no Ensino Médio. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27887CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-15T16:32:09Zoai:app.uff.br:1/27887Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-15T16:32:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinemática Relativística no Ensino Médio
title Cinemática Relativística no Ensino Médio
spellingShingle Cinemática Relativística no Ensino Médio
Viana, Ulisses Lasmar Sirieiro
Sequência didática
Cinemática
Relatividade
Relatividade Restrita
Ensino investigativo
Física Moderna
Aprendizagem significativa
Relatividade (Física)
Cinemática
Sequência didática
Ensino médio
Produção intelectual
Teaching sequence
Kinematics
Relativity
Special Relativity
Investigative teaching
Modern Physics
Meaningful learning
title_short Cinemática Relativística no Ensino Médio
title_full Cinemática Relativística no Ensino Médio
title_fullStr Cinemática Relativística no Ensino Médio
title_full_unstemmed Cinemática Relativística no Ensino Médio
title_sort Cinemática Relativística no Ensino Médio
author Viana, Ulisses Lasmar Sirieiro
author_facet Viana, Ulisses Lasmar Sirieiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Raissa Fernandes Pessoa
Martins, Jorge Simões de Sá
Souza, Reinaldo Faria de Melo e
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Ulisses Lasmar Sirieiro
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Cinemática
Relatividade
Relatividade Restrita
Ensino investigativo
Física Moderna
Aprendizagem significativa
Relatividade (Física)
Cinemática
Sequência didática
Ensino médio
Produção intelectual
Teaching sequence
Kinematics
Relativity
Special Relativity
Investigative teaching
Modern Physics
Meaningful learning
topic Sequência didática
Cinemática
Relatividade
Relatividade Restrita
Ensino investigativo
Física Moderna
Aprendizagem significativa
Relatividade (Física)
Cinemática
Sequência didática
Ensino médio
Produção intelectual
Teaching sequence
Kinematics
Relativity
Special Relativity
Investigative teaching
Modern Physics
Meaningful learning
description Este trabalho tem como foco a elaboração de uma sequência didática para o ensino de cinemática unidimensional juntamente com a Relatividade Restrita. Primeiramente, é feita uma análise do ensino de cinemática e em seguida uma análise do ensino de Relatividade Restrita, ambas visando uma sequência didática mais coesa e precisa para os alunos, observando quais erros são geralmente cometidos e quais dificuldades estão geralmente presentes em seus ensinos. A sequência foi elaborada pensando em um processo de aprendizagem investigativa, onde ocorrem atividades e discussões entre os alunos e entre aluno e professor, de modo a colocar os estudantes como protagonistas na construção do saber. A construção e análise gráfica estão bastante presentes no decorrer das aulas. Nesta sequência didática, serão definidos os conceitos de instante de tempo, intervalo de tempo, posição, deslocamento, velocidade média, variação da velocidade, aceleração média, evento espaço-temporal, referencial, referencial inercial, movimento relativo entre referenciais, simultaneidade, dilatação temporal e contração espacial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-15T16:32:05Z
2023-02-15T16:32:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIANA, Ulisses Lasmar Sirieiro. Cinemática Relativística no Ensino Médio. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27887
identifier_str_mv VIANA, Ulisses Lasmar Sirieiro. Cinemática Relativística no Ensino Médio. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135444138229760