Um guia ilustrado, como material potencialmente significativo, para ensinar a Teoria da Relatividade Restrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Milena Teixeira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/207128
Resumo: O presente trabalho propõe-se a elaborar uma sequência didática em guia ilustrado, utilizando-os para possibilitar aprendizagens significativas no ensino da Teoria da Relatividade Restrita (TRR), de Albert Einstein – tópico da Física Contemporânea. O “Guia Ilustrado sobre Relatividade Restrita”, traz a abordagem da evolução da teoria relativística, enfocando a História e Filosofia da Ciência (HFC). Tal sequência didática está fundamentada na perspectiva da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, no Interacionismo Social de Lev S. Vygotsky e na relevância de Mapas Conceituais para Joseph D. Novak. Além das recomendações legais (PCNs) para inserção do ensino da Física Moderna no Ensino Médio, justifica-se o desenvolvimento desta proposta pela verificação da ausência de tópicos da Física Contemporânea no programa curricular de ensino. O produto educacional foi aplicado em duas turmas do Ensino Médio, sendo uma do segundo ano e outra do terceiro ano, de uma escola pública estadual, localizada na cidade de Capão da Canoa/RS, em 2019. Verificou-se a contribuição da proposta na aprendizagem dos estudantes, promovendo conhecimentos a partir de atividades interativas, autônomas, colaborativas e integradoras de compreensões e significados. Para além, em momentos como os debates, percebeu-se um despertar do gosto pelos estudos, possibilitando o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva sobre as concepções da ciência e compreensão dos fenômenos físicos. Esse material de apoio, está disponibilizado nas versões impressa e digital, tornando o acesso gratuito, aos professores que desejarem introduzir a teoria relativística no planejamento de suas aulas, para a consulta dos alunos e pessoas em geral que se interessam em compreender esse tópico da Física.
id URGS_0ce3ed7b20616178209b66de26caf07f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207128
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rosa, Milena Teixeira daSantos, Marcio Gabriel dosWitt, Neila Seliane Pereira2020-04-29T04:08:52Z2020http://hdl.handle.net/10183/207128001114353O presente trabalho propõe-se a elaborar uma sequência didática em guia ilustrado, utilizando-os para possibilitar aprendizagens significativas no ensino da Teoria da Relatividade Restrita (TRR), de Albert Einstein – tópico da Física Contemporânea. O “Guia Ilustrado sobre Relatividade Restrita”, traz a abordagem da evolução da teoria relativística, enfocando a História e Filosofia da Ciência (HFC). Tal sequência didática está fundamentada na perspectiva da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, no Interacionismo Social de Lev S. Vygotsky e na relevância de Mapas Conceituais para Joseph D. Novak. Além das recomendações legais (PCNs) para inserção do ensino da Física Moderna no Ensino Médio, justifica-se o desenvolvimento desta proposta pela verificação da ausência de tópicos da Física Contemporânea no programa curricular de ensino. O produto educacional foi aplicado em duas turmas do Ensino Médio, sendo uma do segundo ano e outra do terceiro ano, de uma escola pública estadual, localizada na cidade de Capão da Canoa/RS, em 2019. Verificou-se a contribuição da proposta na aprendizagem dos estudantes, promovendo conhecimentos a partir de atividades interativas, autônomas, colaborativas e integradoras de compreensões e significados. Para além, em momentos como os debates, percebeu-se um despertar do gosto pelos estudos, possibilitando o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva sobre as concepções da ciência e compreensão dos fenômenos físicos. Esse material de apoio, está disponibilizado nas versões impressa e digital, tornando o acesso gratuito, aos professores que desejarem introduzir a teoria relativística no planejamento de suas aulas, para a consulta dos alunos e pessoas em geral que se interessam em compreender esse tópico da Física.The present study aims to elaborate a didactic sequence and an illustrated guide. Together, the materials intent to make meaningful learning possible and to promote the teaching of Einstein's Special Theory of Relativity (STR) - a topic of Contemporary Physics. The “Illustrated Guide to Special Relativity”, presents the evolution of the relativistic theory, focusing on the History and Philosophy of Science (HPS) and composes the classes of the didactic sequence mentioned before. The didactic sequence, as well as the guide are based on the perspective of David Ausubel’s Meaningful Learning, Lev Vygotsky's Social Interactionism and on the relevance of Joseph D. Novak’s Concept Maps. In addition to the legal recommendations (PCNs) to insert the teaching of Modern Physics in High School, the development of this proposal is justified, due to the verification of the absence of Contemporary Physics topics in the syllabus during a six-year teaching experience in elementary school. The educational product was applied to two high school classes, being a junior and a senior year, from a state public school, located in Capão da Canoa / RS, in 2019. A contribution to students' learning was verified, promoting the construction of knowledge from interactive, autonomous, collaborative and integrating activities of understandings and meanings. Furthermore, in moments such as the debates, there was an awakening to the appreciation of school learning, enabling the development of a critical and reflective view on the concepts of science and the understanding of physical phenomena. This supporting material is made available in printed and digital versions, making the access free of charge for teachers who wish to introduce relativistic theory in the planning of their classes or students (and people in general) interested in understanding this topic of Physics.application/pdfporFísica : EnsinoFísica contemporâneaTeoria da relatividade restritaAprendizagem significativaSequência didáticaPhysics educationContemporary physicsSpecial Theory of RelativityMeaningful learningDidactic sequenceUm guia ilustrado, como material potencialmente significativo, para ensinar a Teoria da Relatividade Restritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114353.pdf.txt001114353.pdf.txtExtracted Texttext/plain321230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207128/2/001114353.pdf.txtd8cdecc04ae25b9e8c187da89ca80a56MD52ORIGINAL001114353.pdfTexto completoapplication/pdf11688078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207128/1/001114353.pdfa38b1c8553ade3bfc8e0fcb23b4ca1b6MD5110183/2071282020-04-30 04:10:40.876011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-04-30T07:10:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um guia ilustrado, como material potencialmente significativo, para ensinar a Teoria da Relatividade Restrita
title Um guia ilustrado, como material potencialmente significativo, para ensinar a Teoria da Relatividade Restrita
spellingShingle Um guia ilustrado, como material potencialmente significativo, para ensinar a Teoria da Relatividade Restrita
Rosa, Milena Teixeira da
Física : Ensino
Física contemporânea
Teoria da relatividade restrita
Aprendizagem significativa
Sequência didática
Physics education
Contemporary physics
Special Theory of Relativity
Meaningful learning
Didactic sequence
title_short Um guia ilustrado, como material potencialmente significativo, para ensinar a Teoria da Relatividade Restrita
title_full Um guia ilustrado, como material potencialmente significativo, para ensinar a Teoria da Relatividade Restrita
title_fullStr Um guia ilustrado, como material potencialmente significativo, para ensinar a Teoria da Relatividade Restrita
title_full_unstemmed Um guia ilustrado, como material potencialmente significativo, para ensinar a Teoria da Relatividade Restrita
title_sort Um guia ilustrado, como material potencialmente significativo, para ensinar a Teoria da Relatividade Restrita
author Rosa, Milena Teixeira da
author_facet Rosa, Milena Teixeira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Milena Teixeira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Marcio Gabriel dos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Witt, Neila Seliane Pereira
contributor_str_mv Santos, Marcio Gabriel dos
Witt, Neila Seliane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Física : Ensino
Física contemporânea
Teoria da relatividade restrita
Aprendizagem significativa
Sequência didática
topic Física : Ensino
Física contemporânea
Teoria da relatividade restrita
Aprendizagem significativa
Sequência didática
Physics education
Contemporary physics
Special Theory of Relativity
Meaningful learning
Didactic sequence
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics education
Contemporary physics
Special Theory of Relativity
Meaningful learning
Didactic sequence
description O presente trabalho propõe-se a elaborar uma sequência didática em guia ilustrado, utilizando-os para possibilitar aprendizagens significativas no ensino da Teoria da Relatividade Restrita (TRR), de Albert Einstein – tópico da Física Contemporânea. O “Guia Ilustrado sobre Relatividade Restrita”, traz a abordagem da evolução da teoria relativística, enfocando a História e Filosofia da Ciência (HFC). Tal sequência didática está fundamentada na perspectiva da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, no Interacionismo Social de Lev S. Vygotsky e na relevância de Mapas Conceituais para Joseph D. Novak. Além das recomendações legais (PCNs) para inserção do ensino da Física Moderna no Ensino Médio, justifica-se o desenvolvimento desta proposta pela verificação da ausência de tópicos da Física Contemporânea no programa curricular de ensino. O produto educacional foi aplicado em duas turmas do Ensino Médio, sendo uma do segundo ano e outra do terceiro ano, de uma escola pública estadual, localizada na cidade de Capão da Canoa/RS, em 2019. Verificou-se a contribuição da proposta na aprendizagem dos estudantes, promovendo conhecimentos a partir de atividades interativas, autônomas, colaborativas e integradoras de compreensões e significados. Para além, em momentos como os debates, percebeu-se um despertar do gosto pelos estudos, possibilitando o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva sobre as concepções da ciência e compreensão dos fenômenos físicos. Esse material de apoio, está disponibilizado nas versões impressa e digital, tornando o acesso gratuito, aos professores que desejarem introduzir a teoria relativística no planejamento de suas aulas, para a consulta dos alunos e pessoas em geral que se interessam em compreender esse tópico da Física.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-29T04:08:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/207128
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114353
url http://hdl.handle.net/10183/207128
identifier_str_mv 001114353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207128/2/001114353.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207128/1/001114353.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8cdecc04ae25b9e8c187da89ca80a56
a38b1c8553ade3bfc8e0fcb23b4ca1b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309163751899136