Metodologias didáticas alternativas para o ensino de geometria molecular e soluções: estratégias para a construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bouzon, Júlia Damazio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4785
Resumo: Com uma proposta de atuação na melhoria do processo de ensino-aprendizagem de química, neste trabalho é descrito o uso de metodologias didáticas alternativas para o ensino dos conteúdos curriculares de geometria molecular e de soluções. O primeiro tópico foi abordado com o uso de balões de aniversário como modelos materiais, enquanto para o segundo utilizou-se substâncias comuns no dia a dia dos alunos na busca de um ensino mais contextualizado. A avaliação da aplicação destas metodologias didáticas foi realizada comparativamente (turmas onde as metodologias foram aplicadas versus turmas que não tiveram acesso as mesmas) por meio de questionários sobre a metodologia em si e exercícios sobre os conteúdos disciplinares. Os resultados alcançados foram positivos demonstrando o favorecimento do processo de ensino-aprendizagem, com maior participação dos alunos tanto na discussão quanto na construção do próprio conhecimento. Considerando os resultados observados e a necessidade de trocas entre os docentes de experiências inovadoras utilizadas para a melhoria do ensino de química, este trabalho também relata a construção de um blog que objetiva a discussão de metodologias didáticas e a troca de conhecimentos e experiências entre professores de química
id UFF-2_2094c992c4355e70403d199b5d485917
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4785
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Metodologias didáticas alternativas para o ensino de geometria molecular e soluções: estratégias para a construção do conhecimentoEnsino de químicaContextualizaçãoModelos molecularesGeometria molecularSoluçõesBlogTroca de experiênciasEnsino de químicaProcesso ensino-aprendizagemMetodologia de ensinoGeometria molecularModelo molecularBlogTeaching chemistryContextualizationMolecular modelsMolecular geometry educationSolutions educationExchange in chemystry teachingBlogCom uma proposta de atuação na melhoria do processo de ensino-aprendizagem de química, neste trabalho é descrito o uso de metodologias didáticas alternativas para o ensino dos conteúdos curriculares de geometria molecular e de soluções. O primeiro tópico foi abordado com o uso de balões de aniversário como modelos materiais, enquanto para o segundo utilizou-se substâncias comuns no dia a dia dos alunos na busca de um ensino mais contextualizado. A avaliação da aplicação destas metodologias didáticas foi realizada comparativamente (turmas onde as metodologias foram aplicadas versus turmas que não tiveram acesso as mesmas) por meio de questionários sobre a metodologia em si e exercícios sobre os conteúdos disciplinares. Os resultados alcançados foram positivos demonstrando o favorecimento do processo de ensino-aprendizagem, com maior participação dos alunos tanto na discussão quanto na construção do próprio conhecimento. Considerando os resultados observados e a necessidade de trocas entre os docentes de experiências inovadoras utilizadas para a melhoria do ensino de química, este trabalho também relata a construção de um blog que objetiva a discussão de metodologias didáticas e a troca de conhecimentos e experiências entre professores de químicaBased on a proposal to improve the chemistry teaching-learning process, this work describes the use of alternative methods for teaching the curricular content of molecular geometry and solutions. The first topic was approached using birthday balloons as material models, while for the second we used common substances in students’ everyday lives to provide a more contextualized learning. The evaluation of the implementation of these teaching methodologies was carried out comparatively (classes where the methodologies were applied versus classes that did not have access to these) through questionnaires on the methodology itself and exercises on the subject content. The results were positive, having demonstrated that the teaching-learning process was favored, from the increased participation of students, both in discussion and in the construction of knowledge itself. Considering the observed results and the need for exchanges among teachers who did innovative experiments to improve their teaching of chemistry, this paper also describes the creation of a blog that aims to discuss teaching methods and promote the exchange of knowledge and experience among chemistry teachersFarias, Florence Moellmann Cordeiro deGuimarães, Pedro Ivo CanessoMerçon, FábioBorges, Márcia NarcizoBouzon, Júlia Damazio2017-10-04T21:44:00Z2017-10-04T21:44:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4785http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T19:08:39Zoai:app.uff.br:1/4785Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:08.450798Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias didáticas alternativas para o ensino de geometria molecular e soluções: estratégias para a construção do conhecimento
title Metodologias didáticas alternativas para o ensino de geometria molecular e soluções: estratégias para a construção do conhecimento
spellingShingle Metodologias didáticas alternativas para o ensino de geometria molecular e soluções: estratégias para a construção do conhecimento
Bouzon, Júlia Damazio
Ensino de química
Contextualização
Modelos moleculares
Geometria molecular
Soluções
Blog
Troca de experiências
Ensino de química
Processo ensino-aprendizagem
Metodologia de ensino
Geometria molecular
Modelo molecular
Blog
Teaching chemistry
Contextualization
Molecular models
Molecular geometry education
Solutions education
Exchange in chemystry teaching
Blog
title_short Metodologias didáticas alternativas para o ensino de geometria molecular e soluções: estratégias para a construção do conhecimento
title_full Metodologias didáticas alternativas para o ensino de geometria molecular e soluções: estratégias para a construção do conhecimento
title_fullStr Metodologias didáticas alternativas para o ensino de geometria molecular e soluções: estratégias para a construção do conhecimento
title_full_unstemmed Metodologias didáticas alternativas para o ensino de geometria molecular e soluções: estratégias para a construção do conhecimento
title_sort Metodologias didáticas alternativas para o ensino de geometria molecular e soluções: estratégias para a construção do conhecimento
author Bouzon, Júlia Damazio
author_facet Bouzon, Júlia Damazio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
Guimarães, Pedro Ivo Canesso
Merçon, Fábio
Borges, Márcia Narcizo
dc.contributor.author.fl_str_mv Bouzon, Júlia Damazio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Contextualização
Modelos moleculares
Geometria molecular
Soluções
Blog
Troca de experiências
Ensino de química
Processo ensino-aprendizagem
Metodologia de ensino
Geometria molecular
Modelo molecular
Blog
Teaching chemistry
Contextualization
Molecular models
Molecular geometry education
Solutions education
Exchange in chemystry teaching
Blog
topic Ensino de química
Contextualização
Modelos moleculares
Geometria molecular
Soluções
Blog
Troca de experiências
Ensino de química
Processo ensino-aprendizagem
Metodologia de ensino
Geometria molecular
Modelo molecular
Blog
Teaching chemistry
Contextualization
Molecular models
Molecular geometry education
Solutions education
Exchange in chemystry teaching
Blog
description Com uma proposta de atuação na melhoria do processo de ensino-aprendizagem de química, neste trabalho é descrito o uso de metodologias didáticas alternativas para o ensino dos conteúdos curriculares de geometria molecular e de soluções. O primeiro tópico foi abordado com o uso de balões de aniversário como modelos materiais, enquanto para o segundo utilizou-se substâncias comuns no dia a dia dos alunos na busca de um ensino mais contextualizado. A avaliação da aplicação destas metodologias didáticas foi realizada comparativamente (turmas onde as metodologias foram aplicadas versus turmas que não tiveram acesso as mesmas) por meio de questionários sobre a metodologia em si e exercícios sobre os conteúdos disciplinares. Os resultados alcançados foram positivos demonstrando o favorecimento do processo de ensino-aprendizagem, com maior participação dos alunos tanto na discussão quanto na construção do próprio conhecimento. Considerando os resultados observados e a necessidade de trocas entre os docentes de experiências inovadoras utilizadas para a melhoria do ensino de química, este trabalho também relata a construção de um blog que objetiva a discussão de metodologias didáticas e a troca de conhecimentos e experiências entre professores de química
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-10-04T21:44:00Z
2017-10-04T21:44:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4785
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823627729895424