Geometria molecular: elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática envolvendo o lúdico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Medeiros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5030
Resumo: Esse trabalho apresenta uma sequência didática sobre geometria molecular, elaborada após análise de uma diagnose aplicada, levando-se em consideração a opinião dos participantes envolvidos nesta pesquisa. Utilizou-se a teoria cognitiva de David Ausubel e as obras de Paulo Freire, para fundamentar a pesquisa. A sequência foi desenvolvida em duas turmas de 1ºsérie do ensino médio no município de Belford-Roxo, buscou-se envolver os alunos através de uma pesquisa bibliográfica sobre “A importância e tipos de geometria molecular”, assim como a elaboração de modelos com materiais alternativos, juntamente com uma ficha contendo informações sobre a molécula. Para reforçar a construção do conhecimento, foram elaborados e utilizados dois jogos didáticos, um dominó geométrico e um cara-cara geométrico. Ambos abordaram o assunto estudado em sala de aula durante o 4º bimestre. Posteriormente ao processo envolvendo o lúdico, os alunos participaram de uma avaliação escrita. Após todo desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, os discentes responderam a um questionário, onde puderam expor suas opiniões sobre as atividades desenvolvidas, permitindo ao docente analisar o processo ensino- aprendizagem e os benefícios do uso de atividades lúdicas associado a teoria para abordagem do conteúdo de geometria molecular. Após análise e reflexão docente, foi obtido a versão final da sequência didática, envolvendo atividades lúdicas para o processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular no ensino médio. Configurando-se como produto final dessa Dissertação, podendo contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Química à medida que permite a construção do conhecimento em conjunto professor-alunos
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