O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Rogério
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22397
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07022893705
Resumo: O objetivo desta dissertação é desenvolver uma sequência didática em uma perspectiva inclusiva voltada para alunos surdos a fim de ser explorada por professores de física, fluentes ou não em Libras. Diante da escassez de publicações voltadas para o aluno surdo, foi elaborado um material educacional para investigar os conceitos fundamentais do tema eletricidade focado para turmas regulares do terceiro ano do ensino médio. Considerando que os intérpretes são uma peça fundamental na tradução adequada do português para a Libras, as atividades iniciais da sequência de ensino presentes nesta proposta privilegiam a participação deles na precisão da tradução dos sinais empregados dos termos técnicos associados ao estudo dos fenômenos elétricos, uma vez que conceitos mais abstratos são construídos a partir daqueles mais essenciais. Das várias abordagens de ensino disponíveis, a dinâmica dos três momentos pedagógicos, desenvolvida originalmente por Delizoicov e Angotti, mostrou-se apropriada como referencial teórico a ser adotado para nortear as atividades que compõem o produto educacional. Através dos recursos interativos do hipervídeo presentes no material elaborado, é possível acessar todas as atividades diretamente nos navegadores de internet, sejam nos computadores, sejam em smartphones ou tablets, sem a necessidade de instalação de softwares adicionais. O produto educacional, fruto dos estudos realizados durante esta dissertação de mestrado profissional, prevê a aplicação das atividades que compõem a sequência de ensino e aprendizagem em cinco encontros e incentiva o uso consciente de energia elétrica residencial
id UFF-2_23a3a7097a1252c0fc391e54e09b2d23
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22397
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdosThe teaching of electricity through the dynamics of the three pedagogical moments: a proposal for inclusion of deaf studentsEnsino de físicaEletricidadeEducação InclusivaSurdezEnsino médioSequência didáticaPhysics teachingElectricityInclusive educationDeafnessO objetivo desta dissertação é desenvolver uma sequência didática em uma perspectiva inclusiva voltada para alunos surdos a fim de ser explorada por professores de física, fluentes ou não em Libras. Diante da escassez de publicações voltadas para o aluno surdo, foi elaborado um material educacional para investigar os conceitos fundamentais do tema eletricidade focado para turmas regulares do terceiro ano do ensino médio. Considerando que os intérpretes são uma peça fundamental na tradução adequada do português para a Libras, as atividades iniciais da sequência de ensino presentes nesta proposta privilegiam a participação deles na precisão da tradução dos sinais empregados dos termos técnicos associados ao estudo dos fenômenos elétricos, uma vez que conceitos mais abstratos são construídos a partir daqueles mais essenciais. Das várias abordagens de ensino disponíveis, a dinâmica dos três momentos pedagógicos, desenvolvida originalmente por Delizoicov e Angotti, mostrou-se apropriada como referencial teórico a ser adotado para nortear as atividades que compõem o produto educacional. Através dos recursos interativos do hipervídeo presentes no material elaborado, é possível acessar todas as atividades diretamente nos navegadores de internet, sejam nos computadores, sejam em smartphones ou tablets, sem a necessidade de instalação de softwares adicionais. O produto educacional, fruto dos estudos realizados durante esta dissertação de mestrado profissional, prevê a aplicação das atividades que compõem a sequência de ensino e aprendizagem em cinco encontros e incentiva o uso consciente de energia elétrica residencialCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe aim of this study is to develop a didactic sequence under an inclusive perspective toward deaf students, in order to be explored by physics teachers, fluent or not in Libras. From the lack of didactic materials for the deaf, it was made one which investigates the fundamental concepts about electricity for the high school 3rd grade students. Considering the Libras interpreters as an essential part in the suitable translation of the subjects studied, the initial activities of the didactic sequence privilege the accurate transmission of technical terms of the signs used in electrical phenomena, once the most abstract concepts are built from those essential ones. From the several available learning approaches, the dynamic of three pedagogical moments, developed originally by Delizoicov and Angotti, showed itself appropriated as a theorical reference to be adopted in this proposal. Through the use of interactive resources in the hipervideo, it is possible to access the educational material directly on browsers, either on the computers, or on the smartphones or tablets, without the need of additional software installation. The educational product, based on the studies accomplished in this work, consists of five meetings as well as it supports the conscious use of residential electrical energy140f.Oliveira, Jaime Souza deGarcia, Lígia Valente de SáOliveira, Jeane Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/0356575449450403http://lattes.cnpq.br/1077117608574907http://lattes.cnpq.br/0319858204930594Lourenço, Rogério2021-06-23T18:53:01Z2021-06-23T18:53:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLOURENÇO, Rogério. O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos. 2020. 140f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22397Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07022893705http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T20:01:09Zoai:app.uff.br:1/22397Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:07.513407Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos
The teaching of electricity through the dynamics of the three pedagogical moments: a proposal for inclusion of deaf students
title O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos
spellingShingle O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos
Lourenço, Rogério
Ensino de física
Eletricidade
Educação Inclusiva
Surdez
Ensino médio
Sequência didática
Physics teaching
Electricity
Inclusive education
Deafness
title_short O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos
title_full O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos
title_fullStr O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos
title_full_unstemmed O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos
title_sort O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos
author Lourenço, Rogério
author_facet Lourenço, Rogério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Jaime Souza de
Garcia, Lígia Valente de Sá
Oliveira, Jeane Cristina de
http://lattes.cnpq.br/0356575449450403
http://lattes.cnpq.br/1077117608574907
http://lattes.cnpq.br/0319858204930594
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Eletricidade
Educação Inclusiva
Surdez
Ensino médio
Sequência didática
Physics teaching
Electricity
Inclusive education
Deafness
topic Ensino de física
Eletricidade
Educação Inclusiva
Surdez
Ensino médio
Sequência didática
Physics teaching
Electricity
Inclusive education
Deafness
description O objetivo desta dissertação é desenvolver uma sequência didática em uma perspectiva inclusiva voltada para alunos surdos a fim de ser explorada por professores de física, fluentes ou não em Libras. Diante da escassez de publicações voltadas para o aluno surdo, foi elaborado um material educacional para investigar os conceitos fundamentais do tema eletricidade focado para turmas regulares do terceiro ano do ensino médio. Considerando que os intérpretes são uma peça fundamental na tradução adequada do português para a Libras, as atividades iniciais da sequência de ensino presentes nesta proposta privilegiam a participação deles na precisão da tradução dos sinais empregados dos termos técnicos associados ao estudo dos fenômenos elétricos, uma vez que conceitos mais abstratos são construídos a partir daqueles mais essenciais. Das várias abordagens de ensino disponíveis, a dinâmica dos três momentos pedagógicos, desenvolvida originalmente por Delizoicov e Angotti, mostrou-se apropriada como referencial teórico a ser adotado para nortear as atividades que compõem o produto educacional. Através dos recursos interativos do hipervídeo presentes no material elaborado, é possível acessar todas as atividades diretamente nos navegadores de internet, sejam nos computadores, sejam em smartphones ou tablets, sem a necessidade de instalação de softwares adicionais. O produto educacional, fruto dos estudos realizados durante esta dissertação de mestrado profissional, prevê a aplicação das atividades que compõem a sequência de ensino e aprendizagem em cinco encontros e incentiva o uso consciente de energia elétrica residencial
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-06-23T18:53:01Z
2021-06-23T18:53:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOURENÇO, Rogério. O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos. 2020. 140f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22397
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07022893705
identifier_str_mv LOURENÇO, Rogério. O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos. 2020. 140f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22397
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07022893705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823578418511872