O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22397 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07022893705 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é desenvolver uma sequência didática em uma perspectiva inclusiva voltada para alunos surdos a fim de ser explorada por professores de física, fluentes ou não em Libras. Diante da escassez de publicações voltadas para o aluno surdo, foi elaborado um material educacional para investigar os conceitos fundamentais do tema eletricidade focado para turmas regulares do terceiro ano do ensino médio. Considerando que os intérpretes são uma peça fundamental na tradução adequada do português para a Libras, as atividades iniciais da sequência de ensino presentes nesta proposta privilegiam a participação deles na precisão da tradução dos sinais empregados dos termos técnicos associados ao estudo dos fenômenos elétricos, uma vez que conceitos mais abstratos são construídos a partir daqueles mais essenciais. Das várias abordagens de ensino disponíveis, a dinâmica dos três momentos pedagógicos, desenvolvida originalmente por Delizoicov e Angotti, mostrou-se apropriada como referencial teórico a ser adotado para nortear as atividades que compõem o produto educacional. Através dos recursos interativos do hipervídeo presentes no material elaborado, é possível acessar todas as atividades diretamente nos navegadores de internet, sejam nos computadores, sejam em smartphones ou tablets, sem a necessidade de instalação de softwares adicionais. O produto educacional, fruto dos estudos realizados durante esta dissertação de mestrado profissional, prevê a aplicação das atividades que compõem a sequência de ensino e aprendizagem em cinco encontros e incentiva o uso consciente de energia elétrica residencial |
id |
UFF-2_23a3a7097a1252c0fc391e54e09b2d23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22397 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdosThe teaching of electricity through the dynamics of the three pedagogical moments: a proposal for inclusion of deaf studentsEnsino de físicaEletricidadeEducação InclusivaSurdezEnsino médioSequência didáticaPhysics teachingElectricityInclusive educationDeafnessO objetivo desta dissertação é desenvolver uma sequência didática em uma perspectiva inclusiva voltada para alunos surdos a fim de ser explorada por professores de física, fluentes ou não em Libras. Diante da escassez de publicações voltadas para o aluno surdo, foi elaborado um material educacional para investigar os conceitos fundamentais do tema eletricidade focado para turmas regulares do terceiro ano do ensino médio. Considerando que os intérpretes são uma peça fundamental na tradução adequada do português para a Libras, as atividades iniciais da sequência de ensino presentes nesta proposta privilegiam a participação deles na precisão da tradução dos sinais empregados dos termos técnicos associados ao estudo dos fenômenos elétricos, uma vez que conceitos mais abstratos são construídos a partir daqueles mais essenciais. Das várias abordagens de ensino disponíveis, a dinâmica dos três momentos pedagógicos, desenvolvida originalmente por Delizoicov e Angotti, mostrou-se apropriada como referencial teórico a ser adotado para nortear as atividades que compõem o produto educacional. Através dos recursos interativos do hipervídeo presentes no material elaborado, é possível acessar todas as atividades diretamente nos navegadores de internet, sejam nos computadores, sejam em smartphones ou tablets, sem a necessidade de instalação de softwares adicionais. O produto educacional, fruto dos estudos realizados durante esta dissertação de mestrado profissional, prevê a aplicação das atividades que compõem a sequência de ensino e aprendizagem em cinco encontros e incentiva o uso consciente de energia elétrica residencialCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe aim of this study is to develop a didactic sequence under an inclusive perspective toward deaf students, in order to be explored by physics teachers, fluent or not in Libras. From the lack of didactic materials for the deaf, it was made one which investigates the fundamental concepts about electricity for the high school 3rd grade students. Considering the Libras interpreters as an essential part in the suitable translation of the subjects studied, the initial activities of the didactic sequence privilege the accurate transmission of technical terms of the signs used in electrical phenomena, once the most abstract concepts are built from those essential ones. From the several available learning approaches, the dynamic of three pedagogical moments, developed originally by Delizoicov and Angotti, showed itself appropriated as a theorical reference to be adopted in this proposal. Through the use of interactive resources in the hipervideo, it is possible to access the educational material directly on browsers, either on the computers, or on the smartphones or tablets, without the need of additional software installation. The educational product, based on the studies accomplished in this work, consists of five meetings as well as it supports the conscious use of residential electrical energy140f.Oliveira, Jaime Souza deGarcia, Lígia Valente de SáOliveira, Jeane Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/0356575449450403http://lattes.cnpq.br/1077117608574907http://lattes.cnpq.br/0319858204930594Lourenço, Rogério2021-06-23T18:53:01Z2021-06-23T18:53:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLOURENÇO, Rogério. O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos. 2020. 140f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22397Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07022893705http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T20:01:09Zoai:app.uff.br:1/22397Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:07.513407Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos The teaching of electricity through the dynamics of the three pedagogical moments: a proposal for inclusion of deaf students |
title |
O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos |
spellingShingle |
O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos Lourenço, Rogério Ensino de física Eletricidade Educação Inclusiva Surdez Ensino médio Sequência didática Physics teaching Electricity Inclusive education Deafness |
title_short |
O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos |
title_full |
O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos |
title_fullStr |
O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos |
title_full_unstemmed |
O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos |
title_sort |
O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos |
author |
Lourenço, Rogério |
author_facet |
Lourenço, Rogério |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Jaime Souza de Garcia, Lígia Valente de Sá Oliveira, Jeane Cristina de http://lattes.cnpq.br/0356575449450403 http://lattes.cnpq.br/1077117608574907 http://lattes.cnpq.br/0319858204930594 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Eletricidade Educação Inclusiva Surdez Ensino médio Sequência didática Physics teaching Electricity Inclusive education Deafness |
topic |
Ensino de física Eletricidade Educação Inclusiva Surdez Ensino médio Sequência didática Physics teaching Electricity Inclusive education Deafness |
description |
O objetivo desta dissertação é desenvolver uma sequência didática em uma perspectiva inclusiva voltada para alunos surdos a fim de ser explorada por professores de física, fluentes ou não em Libras. Diante da escassez de publicações voltadas para o aluno surdo, foi elaborado um material educacional para investigar os conceitos fundamentais do tema eletricidade focado para turmas regulares do terceiro ano do ensino médio. Considerando que os intérpretes são uma peça fundamental na tradução adequada do português para a Libras, as atividades iniciais da sequência de ensino presentes nesta proposta privilegiam a participação deles na precisão da tradução dos sinais empregados dos termos técnicos associados ao estudo dos fenômenos elétricos, uma vez que conceitos mais abstratos são construídos a partir daqueles mais essenciais. Das várias abordagens de ensino disponíveis, a dinâmica dos três momentos pedagógicos, desenvolvida originalmente por Delizoicov e Angotti, mostrou-se apropriada como referencial teórico a ser adotado para nortear as atividades que compõem o produto educacional. Através dos recursos interativos do hipervídeo presentes no material elaborado, é possível acessar todas as atividades diretamente nos navegadores de internet, sejam nos computadores, sejam em smartphones ou tablets, sem a necessidade de instalação de softwares adicionais. O produto educacional, fruto dos estudos realizados durante esta dissertação de mestrado profissional, prevê a aplicação das atividades que compõem a sequência de ensino e aprendizagem em cinco encontros e incentiva o uso consciente de energia elétrica residencial |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-06-23T18:53:01Z 2021-06-23T18:53:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOURENÇO, Rogério. O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos. 2020. 140f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22397 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07022893705 |
identifier_str_mv |
LOURENÇO, Rogério. O ensino da eletricidade através da dinâmica dos três momentos pedagógicos: uma proposta para inclusão de alunos surdos. 2020. 140f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22397 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07022893705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823578418511872 |