O itinerário para as delícias : o locus amoenus entre o De Vita solitária, de Francesco Petrarca, e o Boosco deleitoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonomini, Guido Alberto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/17934
Resumo: Il presente lavoro contiene um analisi sulla collazione delle opere: De Vita Solitaria di Francesco Petrarca (Vat. Lat. 3357)e il Boosco Deleitoso, di autore anonimo, opera pubblicata nel 1515. E stato tracciato um possibile cammino e arrivo del manoscritto del De Vita Solitaria, in Portogallo, al quale si ispirò l anonimo. E presente inoltre in questo lavoro l edizione di alcune lettere che dimostrano lo scambio tra la dedicataria dell opera, la Regina D. Leonor e il Convento delle Murate di Firenze. Parte centrale del prtesente lavoro è l analisi del topos di matrice classica, il locus amoenus, nell opera di Petrarca e la sua riutilizzazione nel Boosco Deleitoso.
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spelling O itinerário para as delícias : o locus amoenus entre o De Vita solitária, de Francesco Petrarca, e o Boosco deleitosoLetrasPetrarca, Francesco, 1304-1374 - Crítica e interpretaçãoDe Vita SolitáriaBoosco DeleitosoLocus AmoenusCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASIl presente lavoro contiene um analisi sulla collazione delle opere: De Vita Solitaria di Francesco Petrarca (Vat. Lat. 3357)e il Boosco Deleitoso, di autore anonimo, opera pubblicata nel 1515. E stato tracciato um possibile cammino e arrivo del manoscritto del De Vita Solitaria, in Portogallo, al quale si ispirò l anonimo. E presente inoltre in questo lavoro l edizione di alcune lettere che dimostrano lo scambio tra la dedicataria dell opera, la Regina D. Leonor e il Convento delle Murate di Firenze. Parte centrale del prtesente lavoro è l analisi del topos di matrice classica, il locus amoenus, nell opera di Petrarca e la sua riutilizzazione nel Boosco Deleitoso.O presente trabalho contém uma análise sobre a colação das obras: De Vita Solitaria, de Francesco Petrarca ( Vat. Lat. 3357) e o Boosco Deleitoso, obra editada em 1515, de autoria anônima. Foi traçado um possível caminho e chegada do manuscrito do De Vita Solitaria, em Portugal, no qual se inspirou o anônimo. Há também neste trabalho a edição de algumas cartas que demonstram o intercâmbio entre a dedicatária da obra, a Rainha D. Leonor, e o Convento de Le Murate de Florença. Parte central do presente trabalho é a análise do topos de matriz clássica, o locus amoenus, na obra de Petrarca, e seu relativo reaproveitamento no Boosco Deleitoso.Programa de Pós-graduação em LetrasletrasBarcellos, José CarlosCPF:45454342322http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797128A6Bonomini, Guido Alberto2021-03-10T20:43:08Z2008-07-252021-03-10T20:43:08Z2008-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17934porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:43:08Zoai:app.uff.br:1/17934Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:11.022298Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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