Aplicabilidade de sedimentos estuarinos em plantações: um instrumento de gerenciamento ambiental para os portos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, André Luiz Pio dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25792
Resumo: No mundo inteiro, os estuários estão perdendo a capacidade de navegação devido à deposição gradual dos sedimentos carreados pelos cursos d’água, ocasionando o assoreamento do sistema aquático e dificultando a passagem das embarcações. A manutenção desses canais de navegação que acessa os portos organizados por meio de operações de dragagem e posterior despejo dos rejeitos em áreas bota-fora constitui atividade onerosa para os portos e altamente impactante para o meio ambiente. Uma alternativa plausível e capaz de apresentar resultados positivos seria aplicar em áreas escassas de nutrientes esses sedimentos quando dragados, os quais poderiam substituir total ou parcialmente os fertilizantes convencionais, de modo a repor as perdas nutricionais dos solos. Visando avaliar essa forma de disposição do material em terra, analisaram-se os sedimentos depositados na Enseada de Jurujuba e no Porto de Niterói (RJ), quanto aos riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, tais como: classificação do resíduo, níveis de fertilidade, concentrações de metais pesados, conteúdo de agrotóxicos, presença de organismos patogênicos, identificação de derivados de petróleo e salinidade. Os resultados foram comparados com normas de referência de modo a diagnosticar a potencialidade do emprego desse material como “fertilizante mineralizado” para cultivo de espécies vegetais, se a legislação vigente assim o permitir. As análises inferidas mostraram-se preliminarmente promissoras quanto à utilização desses materiais clásticos como fonte de fertilizante para a finalidade a que se destina; o que, certamente, contribuirá para minimizar o problema de descarte de sedimentos dragados em corpos d’água, reduzindo drasticamente as implicações ambientais da disposição inadequada no ambiente; fornecendo, assim, uma oportunidade conjunta de atender às necessidades de dragagem bem como de reabilitação das áreas costeiras.
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Uma alternativa plausível e capaz de apresentar resultados positivos seria aplicar em áreas escassas de nutrientes esses sedimentos quando dragados, os quais poderiam substituir total ou parcialmente os fertilizantes convencionais, de modo a repor as perdas nutricionais dos solos. Visando avaliar essa forma de disposição do material em terra, analisaram-se os sedimentos depositados na Enseada de Jurujuba e no Porto de Niterói (RJ), quanto aos riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, tais como: classificação do resíduo, níveis de fertilidade, concentrações de metais pesados, conteúdo de agrotóxicos, presença de organismos patogênicos, identificação de derivados de petróleo e salinidade. Os resultados foram comparados com normas de referência de modo a diagnosticar a potencialidade do emprego desse material como “fertilizante mineralizado” para cultivo de espécies vegetais, se a legislação vigente assim o permitir. As análises inferidas mostraram-se preliminarmente promissoras quanto à utilização desses materiais clásticos como fonte de fertilizante para a finalidade a que se destina; o que, certamente, contribuirá para minimizar o problema de descarte de sedimentos dragados em corpos d’água, reduzindo drasticamente as implicações ambientais da disposição inadequada no ambiente; fornecendo, assim, uma oportunidade conjunta de atender às necessidades de dragagem bem como de reabilitação das áreas costeiras.In all world the estuaries are losing their navigation capacity due to the gradual deposition of sediments carried by waterways, causing the silting of the aquatic system and making it difficult for ships to pass vessels. The maintenance of these navigation channels that access ports organized through dredging operations and subsequent dumping of these wastes in boot-off areas constitute a costly activity for ports and highly impacting the environment. A plausible and positive alternative would be to apply these sediments when dredged in nutrient-deficient areas, which could replace totally or partially the conventional fertilizers, to restore the nutritional losses of the soils. To evaluate this form of disposition of the material on land, the sediments deposited at the Jurujuba Sound and Harbour of Niterói (RJ) were analyzed for their potential risks to the environment and public health, such as: classification of waste, levels of fertility, heavy metal concentrations, pesticide content, presence of pathogenic organisms, identification of hydrocarbons derivatives and salinity. The results were compared with reference standards to predict the potential of using this material as a “mineralized fertilizer” for cultivation of plant species, if the legislation in force so permits. The inferred analyzes have shown preliminary promise as to the use of these clastic materials as source of fertilizer for the purpose for which it is intended; which will certainly contribute to minimizing the problem of dredged sediment discharges into water bodies, drastically reducing the environmental implications of their inadequate disposal in the environment. Thus, providing a joint opportunity to meet the dredging needs as well as the rehabilitation of coastal areas.190 f.NiteróiNeto, José Antônio BaptistaCrapez, Mírian Araújo CarlosNascimento, Marília Teresa Lima doMelo, Gustavo Vaz deSchlüter, Helga Elisabeth PinheiroBaptista Neto, José AntônioCrapez, Mírian Araújo CarlosNascimento, Marília Teresa Lima doMelo, Gustavo Vaz deSchlüter, Helga Elisabeth PinheiroDias, Gilberto Tavares de MacedoSantos, André Luiz Pio dos2022-07-21T20:54:59Z2022-07-21T20:54:59Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, André Luiz Pio dos. Aplicabilidade de sedimentos estuarinos em plantações: um instrumento de gerenciamento ambiental para os portos. 2017. 190 f. Tese (Doutorado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra) - Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói,2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25792Aluno de Doutoradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-21T20:55:03Zoai:app.uff.br:1/25792Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:08.621180Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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