Avaliação da taxa de sedimentação do canal do porto de santos após processo de alargamento e aprofundamento

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Main Author: Matheus, Daniel Muraro, 1976-
Publication Date: 2023
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Download full: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12895
Summary: Orientadores: Patrícia Dalsoglio Garcia, Tiago Zenker Gireli
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Para atingir este posto, o porto precisa superar entraves referentes à eficiência nas operações e aos acessos marítimos, reduzindo seus custos logísticos e aumentando a competitividade dos produtos latino-americanos no mercado internacional. Com o objetivo de aumentar a sua capacidade a permitir o acesso de navios maiores e mais modernos, no ano de 2010 o porto passou por um processo de expansão no seu canal de navegação atingindo a largura mínima de 220m e profundidades média de projeto de -15m DHN possibilitando a passagem segura de navios com calados de até 13,50m e permitindo um aumento nesta medida de até um metro na maré alta. Estas mudanças causaram alterações na dinâmica sedimentar do canal estuarino que culminaram no aumento dos processos de dragagem de manutenção para manter o canal navegável e também alterações morfológicas na região da Ponta da Praia. Os planos da Autoridade Portuária de expandir o canal de navegação para uma cota futura de -17m DHN hoje são questionados, em função de alguns estudos que apontam um aumento exponencial da taxa de manutenção do canal tornando tecnicamente e economicamente inviável esta proposta. Este trabalho apresenta o cálculo da taxa de sedimentação do canal após a expansão do mesmo para a profundidade de -15m DHN através do cálculo do aporte de sedimentos pela diferença entre as cotas batimétricas das sucessivas campanhas realizadas no período de 2014 a 2019 do Canal do Porto. As três abordagens cálculo deste trabalho convergem para taxas médias de sedimentação variando de 3,76 a 4,12 milhões de m3/ano, apontado as áreas de 6 a 9, próximo à entrada no canal como sendo as áreas mais críticas e com maior frequência de dragagem e confirmando a dificuldade atual em manter a cota atual de -15m DHNAbstract: The Port of Santos, one of the largest and busiest port complexes in the world, owns the 41th place in container handling in the world ranking, classified as the largest port in the Southern Hemisphere and the 2nd in Latin America, only behind Port of Colón (Panama). This places It as a possible candidate for Hub Port or South Atlantic cargo concentrating port, competing nationally for this role with Suape and Itaguaí Ports. To reach this position, the port needs to surpass obstacles related to maritime access and operations efficiency, reducing its logistical costs and increasing Latin American products competitiveness in the international market. In order to increase its capacity to allow larger and more modern ships access, in 2010 the port passed through an expansion process in its navigation channel reaching a minimum width of 220m and an average design depth of -15m DHN allowing safe passage of ships with drafts up to 13.50m with an additional increase in this measure up to one meter at high tide. These modifications caused changes in the sedimentary dynamics of the estuarine channel, which culminated in a maintenance dredging processes increase to maintain the channel navigable and also morphological changes in the Ponta da Praia region. Port Authority plans to expand the navigation channel to a future quota of -17m DHN are questioned, due to some studies that point to an exponential increase in the channel maintenance rate making this proposal technically and economically unfeasible. This work looks forward to calculate the sedimentation rate of the channel after -15m DHN depth expansion by calculating the sediment increase by bathymetric depths difference between of the successive campaigns carried out in the period 2014 to 2019 in the harbor channel. For better sedimentary balance calculations accuracy, dredged material volumes taken from the channel in the same period of the study were considered. The three calculation approaches developed in this work converge to mean sedimentation rates ranging varying from 3.76 to 4.12 million m3/year, with areas 6 to 9, near the channel entrance, as the most critical and frequent dredging areas and confirming the actual difficulty in maintaining the current quota of -15m DHNMestradoRecursos Hídricos, Energéticos e AmbientaisMestre em Engenharia Civil[s.n.]Garcia, Patrícia Dalsoglio, 1980-Gireli, Tiago Zenker, 1980-Martim, André Luís Sotero SalustianoVinzon, Suzana BeatrizUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMatheus, Daniel Muraro, 1976-20232023-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (186 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12895MATHEUS, Daniel Muraro. Avaliação da taxa de sedimentação do canal do porto de santos após processo de alargamento e aprofundamento. 2023. 1 recurso online (186 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12895. 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