O brincar na creche: os espaços escolares necessários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corguinha, Natalia Gomes da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6032
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo analisar a importância do ato de brincar na creche do município de Itaocara. A fim de coletar informações com os profissionais da creche sobre a importância do ato de brincar e observar as brincadeiras planejadas para as crianças optei pelo tipo de pesquisa qualitativa utilizando na metodologia, técnicas de observação e aplicação de questionário. Os principais teóricos que utilizei no embasamento do trabalho são: Gilles Brougere, Kishimoto, Vygotski, Barros, além da legislação vigente sobre a educação infantil, e consulta a outros autores que foram destacados no decorrer do trabalho. A brincadeira é definida como uma atividade livre, que ajuda as crianças de várias formas, desenvolvendo, assim, sua capacidade de resolver problemas, demonstrar sua personalidade, gostos, trabalho em equipe, dentre tantos outros fatores que podem ser trabalhados no contexto de uma brincadeira. O fato de diversos profissionais da área da educação não darem a real importância em relação ao ato de brincar, justifica a relevância do presente estudo. Conclui-se que o jogo e a brincadeira são elementos essenciais ao desenvolvimento da criança, no aspecto cognitivo, afetivo e social. E que o espaço da sala de aula e o espaço externo devem ser adequados a mobilidade das crianças e ao desenvolvimento do trabalho pedagógico
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