Saúde e educação: encontros possíveis com a mediação escolar no processo de inclusão da criança com autismo no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Renata Domingues Gonçalves Caveari de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22742
Resumo: A pesquisa aborda a questão da inclusão de crianças com autismo no ensino regular em uma cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, trazendo como foco principal o papel do psicólogo numa perspectiva de apoio junto aos mediadores escolares no processo ensino e aprendizagem. O objetivo do trabalho é a busca do rompimento da lógica dos encaminhamentos ao serviço de psicologia, pensando a partir dos conceitos de integralidade e matriciamento o fortalecimento da rede na produção do cuidado compartilhado contemplando outros espaços que não apenas o da saúde, mas todos que se encontram disponíveis no território. Utiliza-se a cartografia enquanto viés metodológico no traçar de um plano comum para circular por territórios não familiares e vivenciar com diferentes atores momentos de intensos afetos no encontro com a estranheza. As rodas de conversas foram realizadas com os professores mediadores da rede regular de ensino proporcionando trocas, afetações e produção de sentidos outros na condução do processo de inclusão de estudantes com autismo no ensino regular. O psicólogo apoiador tenta se articular em diferentes territórios existenciais e tecer uma forma de atenção que não produza novos especialismos mas possa contribuir para a articulação de diferentes atores na construção de outros olhares. Neste sentido a mediação escolar pode ser uma forma de cuidado outro com o estudante que se articula a partir da relação deste estudante com o professor, partindo desta relação a necessidade ou não de sua presença. No entanto, exclusivamente, não dá conta de solucionar a questão da inclusão. O que ainda se percebe é a constante subordinação do saber pedagógico aos saberes da saúde, apresentando-se a prática da mediação em diversos momentos medicalizante, segregatória e patologizante
id UFF-2_2517a9402a2ecfa95328b3dc13fc2731
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22742
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Saúde e educação: encontros possíveis com a mediação escolar no processo de inclusão da criança com autismo no ensino regularMediação escolarAutismoMatriciamentoEducação inclusivaEnsinoSchool mediationAutismMatricial practiceInclusive educationA pesquisa aborda a questão da inclusão de crianças com autismo no ensino regular em uma cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, trazendo como foco principal o papel do psicólogo numa perspectiva de apoio junto aos mediadores escolares no processo ensino e aprendizagem. O objetivo do trabalho é a busca do rompimento da lógica dos encaminhamentos ao serviço de psicologia, pensando a partir dos conceitos de integralidade e matriciamento o fortalecimento da rede na produção do cuidado compartilhado contemplando outros espaços que não apenas o da saúde, mas todos que se encontram disponíveis no território. Utiliza-se a cartografia enquanto viés metodológico no traçar de um plano comum para circular por territórios não familiares e vivenciar com diferentes atores momentos de intensos afetos no encontro com a estranheza. As rodas de conversas foram realizadas com os professores mediadores da rede regular de ensino proporcionando trocas, afetações e produção de sentidos outros na condução do processo de inclusão de estudantes com autismo no ensino regular. O psicólogo apoiador tenta se articular em diferentes territórios existenciais e tecer uma forma de atenção que não produza novos especialismos mas possa contribuir para a articulação de diferentes atores na construção de outros olhares. Neste sentido a mediação escolar pode ser uma forma de cuidado outro com o estudante que se articula a partir da relação deste estudante com o professor, partindo desta relação a necessidade ou não de sua presença. No entanto, exclusivamente, não dá conta de solucionar a questão da inclusão. O que ainda se percebe é a constante subordinação do saber pedagógico aos saberes da saúde, apresentando-se a prática da mediação em diversos momentos medicalizante, segregatória e patologizanteThe research addresses the issue of inclusion of children with autism in regular education in a town in the interior of the State of Rio de Janeiro, focusing on the role of the psychologist in a perspective of support to the school mediators in the teaching and learning process. The objective of the work is the search for a rupture of the logic of referrals to the psychology service, thinking from the concepts of integrality and matricial practice, the strengthening of the network in the production of shared care contemplating spaces other than health, available in the territory. Cartography is used as methodological bias in the drawing of a common plan to move through unfamiliar territories and to experience with different actors moments of intense affection in the encounter with the strangeness. The conversational wheels were carried out with the mediators teachers of the regular network of education providing changes, affections and other sense production in the process of inclusion of students with autism in regular education. The supportive psychologist tries to articulate in different existential territories and weave a form of attention that does not produce new specialisms but can contribute to the articulation of different actors in the construction of other glances. In this sense the school mediation can be a form of care other with the student that articulates from the relation of this student with the teacher, starting from this relation the necessity or not of its presence. However, it does not exclusively solve the issue of inclusion. What is still perceived is the constant subordination of pedagogical knowledge to health knowledge, presenting the practice of mediation at various times, medicalizing, segregatory and pathologizing112 f.Rodrigues, Maria Goretti AndradeMello, Maristela Barenco Corrêa deRibetto, Anelice AstridMoraes, Márcia OliveiraSousa, Renata Domingues Gonçalves Caveari de2021-07-26T19:09:36Z2021-07-26T19:09:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22742http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-07T20:24:37Zoai:app.uff.br:1/22742Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:16.908903Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde e educação: encontros possíveis com a mediação escolar no processo de inclusão da criança com autismo no ensino regular
title Saúde e educação: encontros possíveis com a mediação escolar no processo de inclusão da criança com autismo no ensino regular
spellingShingle Saúde e educação: encontros possíveis com a mediação escolar no processo de inclusão da criança com autismo no ensino regular
Sousa, Renata Domingues Gonçalves Caveari de
Mediação escolar
Autismo
Matriciamento
Educação inclusiva
Ensino
School mediation
Autism
Matricial practice
Inclusive education
title_short Saúde e educação: encontros possíveis com a mediação escolar no processo de inclusão da criança com autismo no ensino regular
title_full Saúde e educação: encontros possíveis com a mediação escolar no processo de inclusão da criança com autismo no ensino regular
title_fullStr Saúde e educação: encontros possíveis com a mediação escolar no processo de inclusão da criança com autismo no ensino regular
title_full_unstemmed Saúde e educação: encontros possíveis com a mediação escolar no processo de inclusão da criança com autismo no ensino regular
title_sort Saúde e educação: encontros possíveis com a mediação escolar no processo de inclusão da criança com autismo no ensino regular
author Sousa, Renata Domingues Gonçalves Caveari de
author_facet Sousa, Renata Domingues Gonçalves Caveari de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria Goretti Andrade
Mello, Maristela Barenco Corrêa de
Ribetto, Anelice Astrid
Moraes, Márcia Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Renata Domingues Gonçalves Caveari de
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação escolar
Autismo
Matriciamento
Educação inclusiva
Ensino
School mediation
Autism
Matricial practice
Inclusive education
topic Mediação escolar
Autismo
Matriciamento
Educação inclusiva
Ensino
School mediation
Autism
Matricial practice
Inclusive education
description A pesquisa aborda a questão da inclusão de crianças com autismo no ensino regular em uma cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, trazendo como foco principal o papel do psicólogo numa perspectiva de apoio junto aos mediadores escolares no processo ensino e aprendizagem. O objetivo do trabalho é a busca do rompimento da lógica dos encaminhamentos ao serviço de psicologia, pensando a partir dos conceitos de integralidade e matriciamento o fortalecimento da rede na produção do cuidado compartilhado contemplando outros espaços que não apenas o da saúde, mas todos que se encontram disponíveis no território. Utiliza-se a cartografia enquanto viés metodológico no traçar de um plano comum para circular por territórios não familiares e vivenciar com diferentes atores momentos de intensos afetos no encontro com a estranheza. As rodas de conversas foram realizadas com os professores mediadores da rede regular de ensino proporcionando trocas, afetações e produção de sentidos outros na condução do processo de inclusão de estudantes com autismo no ensino regular. O psicólogo apoiador tenta se articular em diferentes territórios existenciais e tecer uma forma de atenção que não produza novos especialismos mas possa contribuir para a articulação de diferentes atores na construção de outros olhares. Neste sentido a mediação escolar pode ser uma forma de cuidado outro com o estudante que se articula a partir da relação deste estudante com o professor, partindo desta relação a necessidade ou não de sua presença. No entanto, exclusivamente, não dá conta de solucionar a questão da inclusão. O que ainda se percebe é a constante subordinação do saber pedagógico aos saberes da saúde, apresentando-se a prática da mediação em diversos momentos medicalizante, segregatória e patologizante
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-07-26T19:09:36Z
2021-07-26T19:09:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/22742
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823642361724928