Experiências de uma mediadora escolar no encontro com um estudante dito autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nadine Coelho da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26513
Resumo: Esse estudo se justifica pela inovação de trazer a experiência de mediadora escolar no relato do encontro com um estudante dito com autismo na trajetória de iniciação à docência vivida através do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em uma Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Como caminho metodológico, se ampara em uma narrativa que se aproxima de uma autobiografia do leitor, encontro entre leitura e afeto, no mergulho nos textos da breve revisão da literatura da área, e ao revisitar os relatórios da mediação escolar enquanto escrita de um “diário de campo”. São trazidos aspectos históricos da Educação Especial e Inclusiva, dado destaque à Sala de Recursos Multifuncionais, e à medicalização que atravessa a Educação Especial. Por meio das significações atribuídas aos diversos discursos que tentam defini-la histórica ou genealogicamente, tentamos perceber a infância na intensidade dos fluxos pelos quais ela emerge, ao abordar as infâncias ditas autistas na escola e a mediação escolar. O mergulho em leituras sobre o tema da Educação Inclusiva e da Mediação Escolar fez ressignificar minha experiência como mediadora escolar, e me tornou mais potente para a compreensão de todo o processo.
id UFF-2_e13adc5a8aff90164d3ce8acce4a166b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26513
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Experiências de uma mediadora escolar no encontro com um estudante dito autistaAutismoEducação InclusivaMediação EscolarBeginning in TeachingPedagogiaAutismInclusive EducationSchool MediationBeginning in Teaching.Esse estudo se justifica pela inovação de trazer a experiência de mediadora escolar no relato do encontro com um estudante dito com autismo na trajetória de iniciação à docência vivida através do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em uma Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Como caminho metodológico, se ampara em uma narrativa que se aproxima de uma autobiografia do leitor, encontro entre leitura e afeto, no mergulho nos textos da breve revisão da literatura da área, e ao revisitar os relatórios da mediação escolar enquanto escrita de um “diário de campo”. São trazidos aspectos históricos da Educação Especial e Inclusiva, dado destaque à Sala de Recursos Multifuncionais, e à medicalização que atravessa a Educação Especial. Por meio das significações atribuídas aos diversos discursos que tentam defini-la histórica ou genealogicamente, tentamos perceber a infância na intensidade dos fluxos pelos quais ela emerge, ao abordar as infâncias ditas autistas na escola e a mediação escolar. O mergulho em leituras sobre o tema da Educação Inclusiva e da Mediação Escolar fez ressignificar minha experiência como mediadora escolar, e me tornou mais potente para a compreensão de todo o processo.This study is justified by the innovation of bringing the experience of the school mediator in the narrative of an encounter with a student said with autism in the trajectory of initiation in teaching experience through the Company-School Integration Center (CIEE), in a Education and Culture Municipal Secretary. As a methodological path, it is sustained by a narrative that is close to the reader's autobiography, encounter between reading and affection, diving into texts of the brief area literary review, and when revisiting the reports of school mediation as the writing of a "field journal". Historical aspects of Special and Inclusive Education are brought, emphasizing the Multifunctional Resources Room, and the medicalization that crosses Special Education. Through the significations attributed to the various speeches that try to define it historically or genealogically, we tried to perceive childhood in the intensity of flows through which it emerges, when approaching the children said with autism in schools and in school mediation. The dive in literature about the subject of Inclusive Education and School Mediation reframed my experience as a school mediator, and made me more powerful to the comprehension of the whole process.Rodrigues, Maria Goretti AndradeSilva, Nadine Coelho da2022-10-19T15:02:53Z2022-10-19T15:02:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26513CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-19T15:02:57Zoai:app.uff.br:1/26513Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:34.808907Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de uma mediadora escolar no encontro com um estudante dito autista
title Experiências de uma mediadora escolar no encontro com um estudante dito autista
spellingShingle Experiências de uma mediadora escolar no encontro com um estudante dito autista
Silva, Nadine Coelho da
Autismo
Educação Inclusiva
Mediação Escolar
Beginning in Teaching
Pedagogia
Autism
Inclusive Education
School Mediation
Beginning in Teaching.
title_short Experiências de uma mediadora escolar no encontro com um estudante dito autista
title_full Experiências de uma mediadora escolar no encontro com um estudante dito autista
title_fullStr Experiências de uma mediadora escolar no encontro com um estudante dito autista
title_full_unstemmed Experiências de uma mediadora escolar no encontro com um estudante dito autista
title_sort Experiências de uma mediadora escolar no encontro com um estudante dito autista
author Silva, Nadine Coelho da
author_facet Silva, Nadine Coelho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria Goretti Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nadine Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Educação Inclusiva
Mediação Escolar
Beginning in Teaching
Pedagogia
Autism
Inclusive Education
School Mediation
Beginning in Teaching.
topic Autismo
Educação Inclusiva
Mediação Escolar
Beginning in Teaching
Pedagogia
Autism
Inclusive Education
School Mediation
Beginning in Teaching.
description Esse estudo se justifica pela inovação de trazer a experiência de mediadora escolar no relato do encontro com um estudante dito com autismo na trajetória de iniciação à docência vivida através do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em uma Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Como caminho metodológico, se ampara em uma narrativa que se aproxima de uma autobiografia do leitor, encontro entre leitura e afeto, no mergulho nos textos da breve revisão da literatura da área, e ao revisitar os relatórios da mediação escolar enquanto escrita de um “diário de campo”. São trazidos aspectos históricos da Educação Especial e Inclusiva, dado destaque à Sala de Recursos Multifuncionais, e à medicalização que atravessa a Educação Especial. Por meio das significações atribuídas aos diversos discursos que tentam defini-la histórica ou genealogicamente, tentamos perceber a infância na intensidade dos fluxos pelos quais ela emerge, ao abordar as infâncias ditas autistas na escola e a mediação escolar. O mergulho em leituras sobre o tema da Educação Inclusiva e da Mediação Escolar fez ressignificar minha experiência como mediadora escolar, e me tornou mais potente para a compreensão de todo o processo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19T15:02:53Z
2022-10-19T15:02:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/26513
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823653034131456