Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30144 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral essa pesquisa: refletir sobre os aspectos pedagógicos que se mostram indispensáveis diante de um aluno com TEA na educação infantil de uma escola do interior do estado do Rio de Janeiro/RJ. Como objetivos específicos: a) realizar estudos sobre a temática; b) aproximar-se de dois professores a fim de conhecer possibilidades pedagógicas que sob seus pontos de vista impulsionam sua aprendizagem e desenvolvimento; c) possibilitar apontamentos importantes sobre o tema a fim de contribuir com a área e a inclusão dos alunos com TEA. Ao buscar centralidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos, apresentou-se a seguinte pergunta de pesquisa: que aspectos pedagógicos são importantes para a aprendizagem e desenvolvimento desses estudantes? Como metodologia buscou-se desenvolver uma Pesquisa de Campo por meio de entrevistas semiestruturadas tendo como foco dois professores que atuam com alunos com TEA a fim de saber (e após buscar refletir) sobre o caminho pedagógico organizado para/com o aluno, sobretudo diante da elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PEI). Como resultados foi possível destacar dois pontos importantes: 1) planejamento de atividades pedagógicas significativas e de acordo com as especificidades dos alunos com TEA e 2) a importância da realização do PEI frente aos alunos com TEA para uma efetiva aprendizagem e desenvolvimento. |
id |
UFF-2_25987324cdfcd279564293e9b9a6d710 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30144 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizadoAprendizagemEducação especialEducação inclusivaTranstorno do Espectro Autistalearningspecial educationinclusive educationautism spectrum disorderEste trabalho teve como objetivo geral essa pesquisa: refletir sobre os aspectos pedagógicos que se mostram indispensáveis diante de um aluno com TEA na educação infantil de uma escola do interior do estado do Rio de Janeiro/RJ. Como objetivos específicos: a) realizar estudos sobre a temática; b) aproximar-se de dois professores a fim de conhecer possibilidades pedagógicas que sob seus pontos de vista impulsionam sua aprendizagem e desenvolvimento; c) possibilitar apontamentos importantes sobre o tema a fim de contribuir com a área e a inclusão dos alunos com TEA. Ao buscar centralidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos, apresentou-se a seguinte pergunta de pesquisa: que aspectos pedagógicos são importantes para a aprendizagem e desenvolvimento desses estudantes? Como metodologia buscou-se desenvolver uma Pesquisa de Campo por meio de entrevistas semiestruturadas tendo como foco dois professores que atuam com alunos com TEA a fim de saber (e após buscar refletir) sobre o caminho pedagógico organizado para/com o aluno, sobretudo diante da elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PEI). Como resultados foi possível destacar dois pontos importantes: 1) planejamento de atividades pedagógicas significativas e de acordo com as especificidades dos alunos com TEA e 2) a importância da realização do PEI frente aos alunos com TEA para uma efetiva aprendizagem e desenvolvimento.This work had the general objective of this research: to reflect on the pedagogical aspects that are essential for a student with ASD in early childhood education at a school in the interior of the state of Rio de Janeiro/RJ. As specific objectives: a) carry out studies on the subject; b) approach two teachers in order to discover pedagogical possibilities that, from their point of view, drive their learning and development; c) enable important notes on the subject in order to contribute to the area and the inclusion of students with ASD. When seeking centrality in the learning and development processes of these students, the following research question was presented: what pedagogical aspects are important for the learning and development of these students? As a methodology, we sought to develop a Field Research through semi-structured interviews focusing on two teachers who work with students with ASD in order to know (and after seeking to reflect) on the pedagogical path organized for/with the student, especially in the face of the elaboration and execution of the Individualized Development Plan (PEI). As a result, it was possible to highlight two important points: 1) planning of significant pedagogical activities and according to the specificities of students with ASD and 2) the importance of carrying out the PEI in front of students with ASD for effective learning and development.34Uhmann, Silvana MatosRequião, Luciana Pires de SáAlves, Maria AparecidaCanuto, Bárbara Silva de Souza2023-08-30T22:46:20Z2023-08-30T22:46:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCanuto, Bárbara Silva de Souza. Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30144CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-30T22:46:24Zoai:app.uff.br:1/30144Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:05.475318Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado |
title |
Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado |
spellingShingle |
Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado Canuto, Bárbara Silva de Souza Aprendizagem Educação especial Educação inclusiva Transtorno do Espectro Autista learning special education inclusive education autism spectrum disorder |
title_short |
Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado |
title_full |
Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado |
title_fullStr |
Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado |
title_full_unstemmed |
Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado |
title_sort |
Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado |
author |
Canuto, Bárbara Silva de Souza |
author_facet |
Canuto, Bárbara Silva de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Uhmann, Silvana Matos Requião, Luciana Pires de Sá Alves, Maria Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canuto, Bárbara Silva de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação especial Educação inclusiva Transtorno do Espectro Autista learning special education inclusive education autism spectrum disorder |
topic |
Aprendizagem Educação especial Educação inclusiva Transtorno do Espectro Autista learning special education inclusive education autism spectrum disorder |
description |
Este trabalho teve como objetivo geral essa pesquisa: refletir sobre os aspectos pedagógicos que se mostram indispensáveis diante de um aluno com TEA na educação infantil de uma escola do interior do estado do Rio de Janeiro/RJ. Como objetivos específicos: a) realizar estudos sobre a temática; b) aproximar-se de dois professores a fim de conhecer possibilidades pedagógicas que sob seus pontos de vista impulsionam sua aprendizagem e desenvolvimento; c) possibilitar apontamentos importantes sobre o tema a fim de contribuir com a área e a inclusão dos alunos com TEA. Ao buscar centralidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos, apresentou-se a seguinte pergunta de pesquisa: que aspectos pedagógicos são importantes para a aprendizagem e desenvolvimento desses estudantes? Como metodologia buscou-se desenvolver uma Pesquisa de Campo por meio de entrevistas semiestruturadas tendo como foco dois professores que atuam com alunos com TEA a fim de saber (e após buscar refletir) sobre o caminho pedagógico organizado para/com o aluno, sobretudo diante da elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PEI). Como resultados foi possível destacar dois pontos importantes: 1) planejamento de atividades pedagógicas significativas e de acordo com as especificidades dos alunos com TEA e 2) a importância da realização do PEI frente aos alunos com TEA para uma efetiva aprendizagem e desenvolvimento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-30T22:46:20Z 2023-08-30T22:46:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Canuto, Bárbara Silva de Souza. Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30144 |
identifier_str_mv |
Canuto, Bárbara Silva de Souza. Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823688459223040 |