Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canuto, Bárbara Silva de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30144
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral essa pesquisa: refletir sobre os aspectos pedagógicos que se mostram indispensáveis diante de um aluno com TEA na educação infantil de uma escola do interior do estado do Rio de Janeiro/RJ. Como objetivos específicos: a) realizar estudos sobre a temática; b) aproximar-se de dois professores a fim de conhecer possibilidades pedagógicas que sob seus pontos de vista impulsionam sua aprendizagem e desenvolvimento; c) possibilitar apontamentos importantes sobre o tema a fim de contribuir com a área e a inclusão dos alunos com TEA. Ao buscar centralidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos, apresentou-se a seguinte pergunta de pesquisa: que aspectos pedagógicos são importantes para a aprendizagem e desenvolvimento desses estudantes? Como metodologia buscou-se desenvolver uma Pesquisa de Campo por meio de entrevistas semiestruturadas tendo como foco dois professores que atuam com alunos com TEA a fim de saber (e após buscar refletir) sobre o caminho pedagógico organizado para/com o aluno, sobretudo diante da elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PEI). Como resultados foi possível destacar dois pontos importantes: 1) planejamento de atividades pedagógicas significativas e de acordo com as especificidades dos alunos com TEA e 2) a importância da realização do PEI frente aos alunos com TEA para uma efetiva aprendizagem e desenvolvimento.
id UFF-2_25987324cdfcd279564293e9b9a6d710
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30144
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizadoAprendizagemEducação especialEducação inclusivaTranstorno do Espectro Autistalearningspecial educationinclusive educationautism spectrum disorderEste trabalho teve como objetivo geral essa pesquisa: refletir sobre os aspectos pedagógicos que se mostram indispensáveis diante de um aluno com TEA na educação infantil de uma escola do interior do estado do Rio de Janeiro/RJ. Como objetivos específicos: a) realizar estudos sobre a temática; b) aproximar-se de dois professores a fim de conhecer possibilidades pedagógicas que sob seus pontos de vista impulsionam sua aprendizagem e desenvolvimento; c) possibilitar apontamentos importantes sobre o tema a fim de contribuir com a área e a inclusão dos alunos com TEA. Ao buscar centralidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos, apresentou-se a seguinte pergunta de pesquisa: que aspectos pedagógicos são importantes para a aprendizagem e desenvolvimento desses estudantes? Como metodologia buscou-se desenvolver uma Pesquisa de Campo por meio de entrevistas semiestruturadas tendo como foco dois professores que atuam com alunos com TEA a fim de saber (e após buscar refletir) sobre o caminho pedagógico organizado para/com o aluno, sobretudo diante da elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PEI). Como resultados foi possível destacar dois pontos importantes: 1) planejamento de atividades pedagógicas significativas e de acordo com as especificidades dos alunos com TEA e 2) a importância da realização do PEI frente aos alunos com TEA para uma efetiva aprendizagem e desenvolvimento.This work had the general objective of this research: to reflect on the pedagogical aspects that are essential for a student with ASD in early childhood education at a school in the interior of the state of Rio de Janeiro/RJ. As specific objectives: a) carry out studies on the subject; b) approach two teachers in order to discover pedagogical possibilities that, from their point of view, drive their learning and development; c) enable important notes on the subject in order to contribute to the area and the inclusion of students with ASD. When seeking centrality in the learning and development processes of these students, the following research question was presented: what pedagogical aspects are important for the learning and development of these students? As a methodology, we sought to develop a Field Research through semi-structured interviews focusing on two teachers who work with students with ASD in order to know (and after seeking to reflect) on the pedagogical path organized for/with the student, especially in the face of the elaboration and execution of the Individualized Development Plan (PEI). As a result, it was possible to highlight two important points: 1) planning of significant pedagogical activities and according to the specificities of students with ASD and 2) the importance of carrying out the PEI in front of students with ASD for effective learning and development.34Uhmann, Silvana MatosRequião, Luciana Pires de SáAlves, Maria AparecidaCanuto, Bárbara Silva de Souza2023-08-30T22:46:20Z2023-08-30T22:46:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCanuto, Bárbara Silva de Souza. Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30144CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-30T22:46:24Zoai:app.uff.br:1/30144Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:05.475318Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado
title Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado
spellingShingle Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado
Canuto, Bárbara Silva de Souza
Aprendizagem
Educação especial
Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
learning
special education
inclusive education
autism spectrum disorder
title_short Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado
title_full Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado
title_fullStr Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado
title_sort Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado
author Canuto, Bárbara Silva de Souza
author_facet Canuto, Bárbara Silva de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uhmann, Silvana Matos
Requião, Luciana Pires de Sá
Alves, Maria Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Canuto, Bárbara Silva de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação especial
Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
learning
special education
inclusive education
autism spectrum disorder
topic Aprendizagem
Educação especial
Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
learning
special education
inclusive education
autism spectrum disorder
description Este trabalho teve como objetivo geral essa pesquisa: refletir sobre os aspectos pedagógicos que se mostram indispensáveis diante de um aluno com TEA na educação infantil de uma escola do interior do estado do Rio de Janeiro/RJ. Como objetivos específicos: a) realizar estudos sobre a temática; b) aproximar-se de dois professores a fim de conhecer possibilidades pedagógicas que sob seus pontos de vista impulsionam sua aprendizagem e desenvolvimento; c) possibilitar apontamentos importantes sobre o tema a fim de contribuir com a área e a inclusão dos alunos com TEA. Ao buscar centralidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos, apresentou-se a seguinte pergunta de pesquisa: que aspectos pedagógicos são importantes para a aprendizagem e desenvolvimento desses estudantes? Como metodologia buscou-se desenvolver uma Pesquisa de Campo por meio de entrevistas semiestruturadas tendo como foco dois professores que atuam com alunos com TEA a fim de saber (e após buscar refletir) sobre o caminho pedagógico organizado para/com o aluno, sobretudo diante da elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PEI). Como resultados foi possível destacar dois pontos importantes: 1) planejamento de atividades pedagógicas significativas e de acordo com as especificidades dos alunos com TEA e 2) a importância da realização do PEI frente aos alunos com TEA para uma efetiva aprendizagem e desenvolvimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-30T22:46:20Z
2023-08-30T22:46:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Canuto, Bárbara Silva de Souza. Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30144
identifier_str_mv Canuto, Bárbara Silva de Souza. Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: destaques importantes a partir do plano de desenvolvimento individualizado. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823688459223040