A Educação Especial e seus contornos dentro do Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roza, Gabriela Garcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253336
Resumo: O estudo tem como objetivo compreender a inclusão educacional e social das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Deste modo o trabalho busca apreender a legislação vigente de modo que seja evidenciado se ela está sendo efetivada e como isso pode afetar a população que necessita da mesma para efetivar seus direitos. A partir disso também foi visto os avanços e retrocessos em torno da inclusão educacional e social das crianças com TEA, com os estudos bibliográficos foi abordado como este processo de inclusão está sendo realizado para que seja garantido uma educação de qualidade para todos/as. Ademais, ressaltamos a importância da educação e a relevância dela em volta da criação de novos pensamentos e perspectivas sobre a realidade que vivenciamos. Portanto, foi possível verificar avanços na inclusão social trazendo assim as crianças com TEA para uma vivência social e inclusiva, de modo que este processo traz benefícios para o espaço educacional proporcionando uma educação que se atente a diversidade. Podendo assim neste espaço levantar propostas de debates e oficinas sobre a diversidade, fazendo com que as crianças tenham contato com estes assuntos desde a infância. Outro ponto muito importante que foi tratado na pesquisa está centrado na compreensão das dificuldades das crianças com TEA em meio ao espaço educacional, a partir disso foi buscado bibliografias que tratam da presente temática, fazendo com que fosse identificado como isso afeta no desenvolvimento destas crianças e perspectivas para solucionar esta situação. Ao final, conclui-se que a pesquisa deu visibilidade para esta temática fazendo com que a academia científica e a população tenham acesso a estas discussões feitas e compreendam maneiras de incluir as crianças com TEA nos meios sociais e educacionais.
id UNSP_b51f02bb308366eab3bc85e23d47880f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253336
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Educação Especial e seus contornos dentro do Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidadesSpecial education and its contours within Autism Spectrum Disorder: the challenges and possibilitiesEducação EspecialTranstorno do Espectro AutistaServiço SocialSpecial educationAutism Spectrum DisorderSocial servicesO estudo tem como objetivo compreender a inclusão educacional e social das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Deste modo o trabalho busca apreender a legislação vigente de modo que seja evidenciado se ela está sendo efetivada e como isso pode afetar a população que necessita da mesma para efetivar seus direitos. A partir disso também foi visto os avanços e retrocessos em torno da inclusão educacional e social das crianças com TEA, com os estudos bibliográficos foi abordado como este processo de inclusão está sendo realizado para que seja garantido uma educação de qualidade para todos/as. Ademais, ressaltamos a importância da educação e a relevância dela em volta da criação de novos pensamentos e perspectivas sobre a realidade que vivenciamos. Portanto, foi possível verificar avanços na inclusão social trazendo assim as crianças com TEA para uma vivência social e inclusiva, de modo que este processo traz benefícios para o espaço educacional proporcionando uma educação que se atente a diversidade. Podendo assim neste espaço levantar propostas de debates e oficinas sobre a diversidade, fazendo com que as crianças tenham contato com estes assuntos desde a infância. Outro ponto muito importante que foi tratado na pesquisa está centrado na compreensão das dificuldades das crianças com TEA em meio ao espaço educacional, a partir disso foi buscado bibliografias que tratam da presente temática, fazendo com que fosse identificado como isso afeta no desenvolvimento destas crianças e perspectivas para solucionar esta situação. Ao final, conclui-se que a pesquisa deu visibilidade para esta temática fazendo com que a academia científica e a população tenham acesso a estas discussões feitas e compreendam maneiras de incluir as crianças com TEA nos meios sociais e educacionais.The study aims to understand the educational and social inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). In this way the work seeks to apprehend the current legislation so that it is evidenced if it is being affected and how this can affect the population that needs it to enforce their rights. From this will also has be seen the advances and setbacks around the educational and social inclusion of children with ASD, with the bibliographic studies, it was approached as this process of inclusion is being carried out so that a quality education is guaranteed for all. In addition, we emphasize the importance of education and its relevance around the creation of new thoughts and perspectives on the reality we experience. Therefore, it was possible verify advances in social inclusion thus bringing children with ASD to a social and inclusive experience, so this process brings benefits to the educational space providing an education that pays attention to diversity. Thus, in this space, it can raise proposals for debates and workshops on diversity, making children have contact with these subjects from childhood. Another very important point that was addressed in the research is centered on the understanding of the difficulties of children with ASD in the educational space, from this was searched bibliographies that deal with the present theme, causing it to be identified how this affects the development of these children and perspectives to solve this situation. In the end, it concludes that the research gives visibility to this theme so that the Scientific Academy and the population have access to these discussions and understand ways to include children with ASD in social and educational settings.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Piana, Maria Cristina [UNESP]Abrahão, Anaísa Leal Barbosa [UNESP]Roza, Gabriela Garcia2024-02-19T14:05:18Z2024-02-19T14:05:18Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROZA, Gabriela Garcia. A Educação Especial e seus contornos dentro do Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades. Orientador: Maria Cristina Piana. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso - ( Graduação em Serviço Social ) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-20T06:16:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253336Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:29:03.594249Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Especial e seus contornos dentro do Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
Special education and its contours within Autism Spectrum Disorder: the challenges and possibilities
title A Educação Especial e seus contornos dentro do Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
spellingShingle A Educação Especial e seus contornos dentro do Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
Roza, Gabriela Garcia
Educação Especial
Transtorno do Espectro Autista
Serviço Social
Special education
Autism Spectrum Disorder
Social services
title_short A Educação Especial e seus contornos dentro do Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
title_full A Educação Especial e seus contornos dentro do Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
title_fullStr A Educação Especial e seus contornos dentro do Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed A Educação Especial e seus contornos dentro do Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
title_sort A Educação Especial e seus contornos dentro do Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
author Roza, Gabriela Garcia
author_facet Roza, Gabriela Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piana, Maria Cristina [UNESP]
Abrahão, Anaísa Leal Barbosa [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Roza, Gabriela Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Transtorno do Espectro Autista
Serviço Social
Special education
Autism Spectrum Disorder
Social services
topic Educação Especial
Transtorno do Espectro Autista
Serviço Social
Special education
Autism Spectrum Disorder
Social services
description O estudo tem como objetivo compreender a inclusão educacional e social das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Deste modo o trabalho busca apreender a legislação vigente de modo que seja evidenciado se ela está sendo efetivada e como isso pode afetar a população que necessita da mesma para efetivar seus direitos. A partir disso também foi visto os avanços e retrocessos em torno da inclusão educacional e social das crianças com TEA, com os estudos bibliográficos foi abordado como este processo de inclusão está sendo realizado para que seja garantido uma educação de qualidade para todos/as. Ademais, ressaltamos a importância da educação e a relevância dela em volta da criação de novos pensamentos e perspectivas sobre a realidade que vivenciamos. Portanto, foi possível verificar avanços na inclusão social trazendo assim as crianças com TEA para uma vivência social e inclusiva, de modo que este processo traz benefícios para o espaço educacional proporcionando uma educação que se atente a diversidade. Podendo assim neste espaço levantar propostas de debates e oficinas sobre a diversidade, fazendo com que as crianças tenham contato com estes assuntos desde a infância. Outro ponto muito importante que foi tratado na pesquisa está centrado na compreensão das dificuldades das crianças com TEA em meio ao espaço educacional, a partir disso foi buscado bibliografias que tratam da presente temática, fazendo com que fosse identificado como isso afeta no desenvolvimento destas crianças e perspectivas para solucionar esta situação. Ao final, conclui-se que a pesquisa deu visibilidade para esta temática fazendo com que a academia científica e a população tenham acesso a estas discussões feitas e compreendam maneiras de incluir as crianças com TEA nos meios sociais e educacionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11
2024-02-19T14:05:18Z
2024-02-19T14:05:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROZA, Gabriela Garcia. A Educação Especial e seus contornos dentro do Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades. Orientador: Maria Cristina Piana. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso - ( Graduação em Serviço Social ) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/253336
identifier_str_mv ROZA, Gabriela Garcia. A Educação Especial e seus contornos dentro do Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades. Orientador: Maria Cristina Piana. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso - ( Graduação em Serviço Social ) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/253336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129324995313664