Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Vanessa Mariano de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28001
Resumo: Nesta dissertação, temos por objetivo construir metodologias para o ensino de Física para serem aplicadas em turmas de pré-vestibular. Baseadas nas Teorias da Aprendizagem Significativa (AS) e da Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) foram desenvolvidas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).Contudo, sua aplicação não foi possível devido à pandemia da Covid 19. Com isso, o produto resultou em um material instrucional para o professor. Material esse que contém propostas de aulas com os temas: Energia Mecânica, Corrente Elétrica e Fenômenos Ondulatórios pensados a partir de uma revisão realizada nas provas do Enem de 2016 a 2020. Cada UEPS foi dividida em momentos a fim de viabilizar os conhecimentos adquiridos a cada etapa. Nas UEPS há sugestões de atividades, avaliações e subsídios para que o professor adapte de acordo com a realidade da sua turma, podendo ser aplicadas durante as etapas da Educação Básica ou em cursos preparatórios para Enem ou vestibulares
id UFF-2_25a0a492702a0915c8954a75fbec48f0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28001
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- VestibularEnsino de Física, Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS, EnemEnsino de física, Aprendizagem significativa, VestibularPhysics Teaching, Meaningful Learning, Critical Meaningful Learning, UEPS, EnemNesta dissertação, temos por objetivo construir metodologias para o ensino de Física para serem aplicadas em turmas de pré-vestibular. Baseadas nas Teorias da Aprendizagem Significativa (AS) e da Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) foram desenvolvidas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).Contudo, sua aplicação não foi possível devido à pandemia da Covid 19. Com isso, o produto resultou em um material instrucional para o professor. Material esse que contém propostas de aulas com os temas: Energia Mecânica, Corrente Elétrica e Fenômenos Ondulatórios pensados a partir de uma revisão realizada nas provas do Enem de 2016 a 2020. Cada UEPS foi dividida em momentos a fim de viabilizar os conhecimentos adquiridos a cada etapa. Nas UEPS há sugestões de atividades, avaliações e subsídios para que o professor adapte de acordo com a realidade da sua turma, podendo ser aplicadas durante as etapas da Educação Básica ou em cursos preparatórios para Enem ou vestibularesIn this dissertation, we aim to build methodologies for teaching Physics to be Applied in pre-university classes. Based on the Theories of Meaningful Learning (AS) and Critical Meaningful Learning (ASC), Potentially Meaningful Teaching Units (UEPS) were developed. However, its application was not possible due to the Covid 19 pandemic. Consequently, the product resulted in an instructional material for the teacher. This material contains proposals for classes with the themes: Mechanical Energy, Electric Current and Wave Phenomena thought from a review carried out in the Enem exams from 2016 to 2020. Each UEPS was divided into moments in order to nable the knowledge elaboration in each stage. In the UEPS there are suggestions for activities, assessments and subsidies for the teachers to adapt according to the reality of their class and can be applied during the stages of Basic Education or in preparatory courses for Enem or College/University entrance exams.70 p.Costa, IsaCosta, Marcus Vinicius TovarBarbosa, Augusto Cesar de CastroVasconcelos, Vanessa Mariano de2023-03-02T14:17:38Z2023-03-02T14:17:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfVASCONCELOS, Vanessa Mariano de. Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré-Vestibular. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense,Niterói,2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28001CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-02T14:17:42Zoai:app.uff.br:1/28001Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:22.571238Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular
title Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular
spellingShingle Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular
Vasconcelos, Vanessa Mariano de
Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS, Enem
Ensino de física, Aprendizagem significativa, Vestibular
Physics Teaching, Meaningful Learning, Critical Meaningful Learning, UEPS, Enem
title_short Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular
title_full Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular
title_fullStr Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular
title_full_unstemmed Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular
title_sort Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular
author Vasconcelos, Vanessa Mariano de
author_facet Vasconcelos, Vanessa Mariano de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Isa
Costa, Marcus Vinicius Tovar
Barbosa, Augusto Cesar de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Vanessa Mariano de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS, Enem
Ensino de física, Aprendizagem significativa, Vestibular
Physics Teaching, Meaningful Learning, Critical Meaningful Learning, UEPS, Enem
topic Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS, Enem
Ensino de física, Aprendizagem significativa, Vestibular
Physics Teaching, Meaningful Learning, Critical Meaningful Learning, UEPS, Enem
description Nesta dissertação, temos por objetivo construir metodologias para o ensino de Física para serem aplicadas em turmas de pré-vestibular. Baseadas nas Teorias da Aprendizagem Significativa (AS) e da Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) foram desenvolvidas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).Contudo, sua aplicação não foi possível devido à pandemia da Covid 19. Com isso, o produto resultou em um material instrucional para o professor. Material esse que contém propostas de aulas com os temas: Energia Mecânica, Corrente Elétrica e Fenômenos Ondulatórios pensados a partir de uma revisão realizada nas provas do Enem de 2016 a 2020. Cada UEPS foi dividida em momentos a fim de viabilizar os conhecimentos adquiridos a cada etapa. Nas UEPS há sugestões de atividades, avaliações e subsídios para que o professor adapte de acordo com a realidade da sua turma, podendo ser aplicadas durante as etapas da Educação Básica ou em cursos preparatórios para Enem ou vestibulares
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-02T14:17:38Z
2023-03-02T14:17:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASCONCELOS, Vanessa Mariano de. Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré-Vestibular. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense,Niterói,2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28001
identifier_str_mv VASCONCELOS, Vanessa Mariano de. Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré-Vestibular. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense,Niterói,2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823594028662784