Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28001 |
Resumo: | Nesta dissertação, temos por objetivo construir metodologias para o ensino de Física para serem aplicadas em turmas de pré-vestibular. Baseadas nas Teorias da Aprendizagem Significativa (AS) e da Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) foram desenvolvidas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).Contudo, sua aplicação não foi possível devido à pandemia da Covid 19. Com isso, o produto resultou em um material instrucional para o professor. Material esse que contém propostas de aulas com os temas: Energia Mecânica, Corrente Elétrica e Fenômenos Ondulatórios pensados a partir de uma revisão realizada nas provas do Enem de 2016 a 2020. Cada UEPS foi dividida em momentos a fim de viabilizar os conhecimentos adquiridos a cada etapa. Nas UEPS há sugestões de atividades, avaliações e subsídios para que o professor adapte de acordo com a realidade da sua turma, podendo ser aplicadas durante as etapas da Educação Básica ou em cursos preparatórios para Enem ou vestibulares |
id |
UFF-2_25a0a492702a0915c8954a75fbec48f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28001 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- VestibularEnsino de Física, Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS, EnemEnsino de física, Aprendizagem significativa, VestibularPhysics Teaching, Meaningful Learning, Critical Meaningful Learning, UEPS, EnemNesta dissertação, temos por objetivo construir metodologias para o ensino de Física para serem aplicadas em turmas de pré-vestibular. Baseadas nas Teorias da Aprendizagem Significativa (AS) e da Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) foram desenvolvidas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).Contudo, sua aplicação não foi possível devido à pandemia da Covid 19. Com isso, o produto resultou em um material instrucional para o professor. Material esse que contém propostas de aulas com os temas: Energia Mecânica, Corrente Elétrica e Fenômenos Ondulatórios pensados a partir de uma revisão realizada nas provas do Enem de 2016 a 2020. Cada UEPS foi dividida em momentos a fim de viabilizar os conhecimentos adquiridos a cada etapa. Nas UEPS há sugestões de atividades, avaliações e subsídios para que o professor adapte de acordo com a realidade da sua turma, podendo ser aplicadas durante as etapas da Educação Básica ou em cursos preparatórios para Enem ou vestibularesIn this dissertation, we aim to build methodologies for teaching Physics to be Applied in pre-university classes. Based on the Theories of Meaningful Learning (AS) and Critical Meaningful Learning (ASC), Potentially Meaningful Teaching Units (UEPS) were developed. However, its application was not possible due to the Covid 19 pandemic. Consequently, the product resulted in an instructional material for the teacher. This material contains proposals for classes with the themes: Mechanical Energy, Electric Current and Wave Phenomena thought from a review carried out in the Enem exams from 2016 to 2020. Each UEPS was divided into moments in order to nable the knowledge elaboration in each stage. In the UEPS there are suggestions for activities, assessments and subsidies for the teachers to adapt according to the reality of their class and can be applied during the stages of Basic Education or in preparatory courses for Enem or College/University entrance exams.70 p.Costa, IsaCosta, Marcus Vinicius TovarBarbosa, Augusto Cesar de CastroVasconcelos, Vanessa Mariano de2023-03-02T14:17:38Z2023-03-02T14:17:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfVASCONCELOS, Vanessa Mariano de. Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré-Vestibular. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense,Niterói,2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28001CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-02T14:17:42Zoai:app.uff.br:1/28001Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:22.571238Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular |
title |
Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular |
spellingShingle |
Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular Vasconcelos, Vanessa Mariano de Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS, Enem Ensino de física, Aprendizagem significativa, Vestibular Physics Teaching, Meaningful Learning, Critical Meaningful Learning, UEPS, Enem |
title_short |
Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular |
title_full |
Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular |
title_fullStr |
Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular |
title_full_unstemmed |
Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular |
title_sort |
Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular |
author |
Vasconcelos, Vanessa Mariano de |
author_facet |
Vasconcelos, Vanessa Mariano de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Isa Costa, Marcus Vinicius Tovar Barbosa, Augusto Cesar de Castro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Vanessa Mariano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS, Enem Ensino de física, Aprendizagem significativa, Vestibular Physics Teaching, Meaningful Learning, Critical Meaningful Learning, UEPS, Enem |
topic |
Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS, Enem Ensino de física, Aprendizagem significativa, Vestibular Physics Teaching, Meaningful Learning, Critical Meaningful Learning, UEPS, Enem |
description |
Nesta dissertação, temos por objetivo construir metodologias para o ensino de Física para serem aplicadas em turmas de pré-vestibular. Baseadas nas Teorias da Aprendizagem Significativa (AS) e da Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) foram desenvolvidas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).Contudo, sua aplicação não foi possível devido à pandemia da Covid 19. Com isso, o produto resultou em um material instrucional para o professor. Material esse que contém propostas de aulas com os temas: Energia Mecânica, Corrente Elétrica e Fenômenos Ondulatórios pensados a partir de uma revisão realizada nas provas do Enem de 2016 a 2020. Cada UEPS foi dividida em momentos a fim de viabilizar os conhecimentos adquiridos a cada etapa. Nas UEPS há sugestões de atividades, avaliações e subsídios para que o professor adapte de acordo com a realidade da sua turma, podendo ser aplicadas durante as etapas da Educação Básica ou em cursos preparatórios para Enem ou vestibulares |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-02T14:17:38Z 2023-03-02T14:17:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VASCONCELOS, Vanessa Mariano de. Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré-Vestibular. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense,Niterói,2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28001 |
identifier_str_mv |
VASCONCELOS, Vanessa Mariano de. Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré-Vestibular. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense,Niterói,2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823594028662784 |