Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rubino, Giovani
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22382
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre as mudanças curriculares ocorridas no curso de graduação em Administração e os aspectos percebidos como fatores determinantes para tais mudanças, sob a perspectiva daqueles que acompanharam sua trajetória, direta ou indiretamente. Possui abordagem qualitativa, natureza básica, objetivo descritivo e utilizou de procedimentos técnicos como o levantamento documental, a pesquisa de campo e a análise de conteúdo. Nesse sentido, utilizou-se como estudo de caso a Universidade Federal Fluminense, campus de Volta Redonda, mediante a análise de sua trajetória curricular documentada e uma pesquisa de campo realizada mediante entrevistas semiestruturadas junto ao coordenador do curso de Administração da instituição e docentes, e um integrante do CRA/RJ e da ANGRAD. Através desse estudo, pode-se afirmar que as Diretrizes Curriculares Nacional – DCN – propostas pelo MEC impactam diretamente na forma como o ensino em Administração ocorre, influenciando diretamente na liberdade que as IES possuem quanto a reestruturação de seu currículo. Também foi possível perceber que, além das práticas organizacionais, outro fator importante para a atualização do ensino em Administração são as inovações tecnológicas, criando, atualizando e excluindo práticas e teorias de forma ágil e fluida
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