Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22382 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre as mudanças curriculares ocorridas no curso de graduação em Administração e os aspectos percebidos como fatores determinantes para tais mudanças, sob a perspectiva daqueles que acompanharam sua trajetória, direta ou indiretamente. Possui abordagem qualitativa, natureza básica, objetivo descritivo e utilizou de procedimentos técnicos como o levantamento documental, a pesquisa de campo e a análise de conteúdo. Nesse sentido, utilizou-se como estudo de caso a Universidade Federal Fluminense, campus de Volta Redonda, mediante a análise de sua trajetória curricular documentada e uma pesquisa de campo realizada mediante entrevistas semiestruturadas junto ao coordenador do curso de Administração da instituição e docentes, e um integrante do CRA/RJ e da ANGRAD. Através desse estudo, pode-se afirmar que as Diretrizes Curriculares Nacional – DCN – propostas pelo MEC impactam diretamente na forma como o ensino em Administração ocorre, influenciando diretamente na liberdade que as IES possuem quanto a reestruturação de seu currículo. Também foi possível perceber que, além das práticas organizacionais, outro fator importante para a atualização do ensino em Administração são as inovações tecnológicas, criando, atualizando e excluindo práticas e teorias de forma ágil e fluida |
id |
UFF-2_2640cbc667a41a7fcac7d034acb950f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22382 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta RedondaCurrículoEnsino em administraçãoEnsino superiorUniversidade Federal FluminenseEnsino de AdministraçãoEste artigo tem como objetivo analisar a relação entre as mudanças curriculares ocorridas no curso de graduação em Administração e os aspectos percebidos como fatores determinantes para tais mudanças, sob a perspectiva daqueles que acompanharam sua trajetória, direta ou indiretamente. Possui abordagem qualitativa, natureza básica, objetivo descritivo e utilizou de procedimentos técnicos como o levantamento documental, a pesquisa de campo e a análise de conteúdo. Nesse sentido, utilizou-se como estudo de caso a Universidade Federal Fluminense, campus de Volta Redonda, mediante a análise de sua trajetória curricular documentada e uma pesquisa de campo realizada mediante entrevistas semiestruturadas junto ao coordenador do curso de Administração da instituição e docentes, e um integrante do CRA/RJ e da ANGRAD. Através desse estudo, pode-se afirmar que as Diretrizes Curriculares Nacional – DCN – propostas pelo MEC impactam diretamente na forma como o ensino em Administração ocorre, influenciando diretamente na liberdade que as IES possuem quanto a reestruturação de seu currículo. Também foi possível perceber que, além das práticas organizacionais, outro fator importante para a atualização do ensino em Administração são as inovações tecnológicas, criando, atualizando e excluindo práticas e teorias de forma ágil e fluidaDias, Sabrina de Oliveira MouraConejero, Marco AntônioAbreu, Júlio César Andrade deRubino, Giovani2021-06-22T18:15:30Z2021-06-22T18:15:30Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRUBINO, Geovanni. Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22382http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-16T16:16:02Zoai:app.uff.br:1/22382Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-16T16:16:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda |
title |
Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda |
spellingShingle |
Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda Rubino, Giovani Currículo Ensino em administração Ensino superior Universidade Federal Fluminense Ensino de Administração |
title_short |
Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda |
title_full |
Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda |
title_fullStr |
Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda |
title_full_unstemmed |
Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda |
title_sort |
Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda |
author |
Rubino, Giovani |
author_facet |
Rubino, Giovani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Sabrina de Oliveira Moura Conejero, Marco Antônio Abreu, Júlio César Andrade de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rubino, Giovani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino em administração Ensino superior Universidade Federal Fluminense Ensino de Administração |
topic |
Currículo Ensino em administração Ensino superior Universidade Federal Fluminense Ensino de Administração |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre as mudanças curriculares ocorridas no curso de graduação em Administração e os aspectos percebidos como fatores determinantes para tais mudanças, sob a perspectiva daqueles que acompanharam sua trajetória, direta ou indiretamente. Possui abordagem qualitativa, natureza básica, objetivo descritivo e utilizou de procedimentos técnicos como o levantamento documental, a pesquisa de campo e a análise de conteúdo. Nesse sentido, utilizou-se como estudo de caso a Universidade Federal Fluminense, campus de Volta Redonda, mediante a análise de sua trajetória curricular documentada e uma pesquisa de campo realizada mediante entrevistas semiestruturadas junto ao coordenador do curso de Administração da instituição e docentes, e um integrante do CRA/RJ e da ANGRAD. Através desse estudo, pode-se afirmar que as Diretrizes Curriculares Nacional – DCN – propostas pelo MEC impactam diretamente na forma como o ensino em Administração ocorre, influenciando diretamente na liberdade que as IES possuem quanto a reestruturação de seu currículo. Também foi possível perceber que, além das práticas organizacionais, outro fator importante para a atualização do ensino em Administração são as inovações tecnológicas, criando, atualizando e excluindo práticas e teorias de forma ágil e fluida |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2021-06-22T18:15:30Z 2021-06-22T18:15:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RUBINO, Geovanni. Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22382 |
identifier_str_mv |
RUBINO, Geovanni. Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838873764495360 |