Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30294 |
Resumo: | Esta dissertação intitulada “ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MESQUITA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO”, buscou compreender quais estratégias os professores desenvolveram durante o ensino remoto e quais suportes receberam para desenvolvê-las. Apresenta a história e experiências do pesquisador, além de recortes da trajetória da EJA, a escolha da escola para a pesquisa, a justificativa, os objetivos e a metodologia com uso da Análise Textual Discursiva ATD. Em seguida, apresenta a revisão bibliográfica e o referencial teórico que apontaram uma carência de pesquisas em educação matemática na EJA, na Baixada Fluminense, no ensino remoto. Analisa as categorias que emergiram das entrevistas narrativas dos professores do Colégio Estadual Brasil: Identidade docente, Precariedade do trabalho docente, Ensino de matemática na EJA, e a EJA na pandemia – Ensino remoto. Dentre os resultados, a compreensão das dificuldades dos professores diante da pouca participação dos estudantes, por conta especialmente da falta de conectividade. As principais estratégias utilizadas pelos docentes foram os recursos digitais disponibilizados pela SEEDUCRJ: Google Meet, Classroom, YouTube, google formulários e o Applique-se. Os professores receberam algum auxílio tecnológico como suporte. As considerações finais trazem contribuições da pesquisa, bem como propostas para novas pesquisas. |
id |
UFF-2_2692603009736d0f2c24c0ec162feb00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30294 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remotoEducação de Jovens e AdultosMatemáticaEstratégias CurricularesEnsino remotoEducação de adultosEnsino de MatemáticaEnsino remotoYouth and Adult EducationMathematicsCurriculum StrategiesRemote teachingEsta dissertação intitulada “ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MESQUITA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO”, buscou compreender quais estratégias os professores desenvolveram durante o ensino remoto e quais suportes receberam para desenvolvê-las. Apresenta a história e experiências do pesquisador, além de recortes da trajetória da EJA, a escolha da escola para a pesquisa, a justificativa, os objetivos e a metodologia com uso da Análise Textual Discursiva ATD. Em seguida, apresenta a revisão bibliográfica e o referencial teórico que apontaram uma carência de pesquisas em educação matemática na EJA, na Baixada Fluminense, no ensino remoto. Analisa as categorias que emergiram das entrevistas narrativas dos professores do Colégio Estadual Brasil: Identidade docente, Precariedade do trabalho docente, Ensino de matemática na EJA, e a EJA na pandemia – Ensino remoto. Dentre os resultados, a compreensão das dificuldades dos professores diante da pouca participação dos estudantes, por conta especialmente da falta de conectividade. As principais estratégias utilizadas pelos docentes foram os recursos digitais disponibilizados pela SEEDUCRJ: Google Meet, Classroom, YouTube, google formulários e o Applique-se. Os professores receberam algum auxílio tecnológico como suporte. As considerações finais trazem contribuições da pesquisa, bem como propostas para novas pesquisas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation entitled “STRATEGIES OF MATHEMATICS TEACHERS IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN A STATE SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF MESQUITA IN THE CONTEXT OF REMOTE TEACHING”, sought to understand which strategies teachers developed during remote teaching and what supports they acquired to develop them. them. Chapter 1 presents the researcher's history and experiences, as well as excerpts from the trajectory of EJA, the choice of school for the research, the justification, objectives and methodology using the ATD Discursive Textual Analysis. Chapter 2 presents a bibliographic review and the theoretical framework that pointed to a lack of research in mathematics education in EJA in Baixada Fluminense, in remote teaching. Chapter 3 analyzes the categories that emerged from the narrative interviews of the teachers at Colégio Estadual Brasil: Teaching identity, Precariousness of teaching work, Mathematics teaching in EJA, EJA in the pandemic – Remote teaching and it was understood, in addition to the difficulties of teachers in the face of the little participation of the students, due to the lack of connectivity, that the possible strategies were based on the digital resources available SEEDUCRJ: Google Meet, Classroom, YouTube, google forms and Appliquese. Teachers received technological assistance as support. The final considerations brought contributions that the research brought, as well as paths for further research.134 pFreitas, Adriano VargasCosta, Cláudio Fernandes daSoares, Gisele AméricoDias, Pablo dos Santos2023-09-12T14:01:29Z2023-09-12T14:01:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Pablo dos Santos. Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto. 2023. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30294CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-12T14:01:33Zoai:app.uff.br:1/30294Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-12T14:01:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto |
title |
Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto |
spellingShingle |
Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto Dias, Pablo dos Santos Educação de Jovens e Adultos Matemática Estratégias Curriculares Ensino remoto Educação de adultos Ensino de Matemática Ensino remoto Youth and Adult Education Mathematics Curriculum Strategies Remote teaching |
title_short |
Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto |
title_full |
Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto |
title_fullStr |
Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto |
title_sort |
Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto |
author |
Dias, Pablo dos Santos |
author_facet |
Dias, Pablo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Adriano Vargas Costa, Cláudio Fernandes da Soares, Gisele Américo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Pablo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Matemática Estratégias Curriculares Ensino remoto Educação de adultos Ensino de Matemática Ensino remoto Youth and Adult Education Mathematics Curriculum Strategies Remote teaching |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Matemática Estratégias Curriculares Ensino remoto Educação de adultos Ensino de Matemática Ensino remoto Youth and Adult Education Mathematics Curriculum Strategies Remote teaching |
description |
Esta dissertação intitulada “ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MESQUITA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO”, buscou compreender quais estratégias os professores desenvolveram durante o ensino remoto e quais suportes receberam para desenvolvê-las. Apresenta a história e experiências do pesquisador, além de recortes da trajetória da EJA, a escolha da escola para a pesquisa, a justificativa, os objetivos e a metodologia com uso da Análise Textual Discursiva ATD. Em seguida, apresenta a revisão bibliográfica e o referencial teórico que apontaram uma carência de pesquisas em educação matemática na EJA, na Baixada Fluminense, no ensino remoto. Analisa as categorias que emergiram das entrevistas narrativas dos professores do Colégio Estadual Brasil: Identidade docente, Precariedade do trabalho docente, Ensino de matemática na EJA, e a EJA na pandemia – Ensino remoto. Dentre os resultados, a compreensão das dificuldades dos professores diante da pouca participação dos estudantes, por conta especialmente da falta de conectividade. As principais estratégias utilizadas pelos docentes foram os recursos digitais disponibilizados pela SEEDUCRJ: Google Meet, Classroom, YouTube, google formulários e o Applique-se. Os professores receberam algum auxílio tecnológico como suporte. As considerações finais trazem contribuições da pesquisa, bem como propostas para novas pesquisas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-12T14:01:29Z 2023-09-12T14:01:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Pablo dos Santos. Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto. 2023. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30294 |
identifier_str_mv |
DIAS, Pablo dos Santos. Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto. 2023. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838679204364288 |