Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Pablo dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30294
Resumo: Esta dissertação intitulada “ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MESQUITA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO”, buscou compreender quais estratégias os professores desenvolveram durante o ensino remoto e quais suportes receberam para desenvolvê-las. Apresenta a história e experiências do pesquisador, além de recortes da trajetória da EJA, a escolha da escola para a pesquisa, a justificativa, os objetivos e a metodologia com uso da Análise Textual Discursiva ATD. Em seguida, apresenta a revisão bibliográfica e o referencial teórico que apontaram uma carência de pesquisas em educação matemática na EJA, na Baixada Fluminense, no ensino remoto. Analisa as categorias que emergiram das entrevistas narrativas dos professores do Colégio Estadual Brasil: Identidade docente, Precariedade do trabalho docente, Ensino de matemática na EJA, e a EJA na pandemia – Ensino remoto. Dentre os resultados, a compreensão das dificuldades dos professores diante da pouca participação dos estudantes, por conta especialmente da falta de conectividade. As principais estratégias utilizadas pelos docentes foram os recursos digitais disponibilizados pela SEEDUCRJ: Google Meet, Classroom, YouTube, google formulários e o Applique-se. Os professores receberam algum auxílio tecnológico como suporte. As considerações finais trazem contribuições da pesquisa, bem como propostas para novas pesquisas.
id UFF-2_2692603009736d0f2c24c0ec162feb00
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30294
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remotoEducação de Jovens e AdultosMatemáticaEstratégias CurricularesEnsino remotoEducação de adultosEnsino de MatemáticaEnsino remotoYouth and Adult EducationMathematicsCurriculum StrategiesRemote teachingEsta dissertação intitulada “ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MESQUITA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO”, buscou compreender quais estratégias os professores desenvolveram durante o ensino remoto e quais suportes receberam para desenvolvê-las. Apresenta a história e experiências do pesquisador, além de recortes da trajetória da EJA, a escolha da escola para a pesquisa, a justificativa, os objetivos e a metodologia com uso da Análise Textual Discursiva ATD. Em seguida, apresenta a revisão bibliográfica e o referencial teórico que apontaram uma carência de pesquisas em educação matemática na EJA, na Baixada Fluminense, no ensino remoto. Analisa as categorias que emergiram das entrevistas narrativas dos professores do Colégio Estadual Brasil: Identidade docente, Precariedade do trabalho docente, Ensino de matemática na EJA, e a EJA na pandemia – Ensino remoto. Dentre os resultados, a compreensão das dificuldades dos professores diante da pouca participação dos estudantes, por conta especialmente da falta de conectividade. As principais estratégias utilizadas pelos docentes foram os recursos digitais disponibilizados pela SEEDUCRJ: Google Meet, Classroom, YouTube, google formulários e o Applique-se. Os professores receberam algum auxílio tecnológico como suporte. As considerações finais trazem contribuições da pesquisa, bem como propostas para novas pesquisas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation entitled “STRATEGIES OF MATHEMATICS TEACHERS IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN A STATE SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF MESQUITA IN THE CONTEXT OF REMOTE TEACHING”, sought to understand which strategies teachers developed during remote teaching and what supports they acquired to develop them. them. Chapter 1 presents the researcher's history and experiences, as well as excerpts from the trajectory of EJA, the choice of school for the research, the justification, objectives and methodology using the ATD Discursive Textual Analysis. Chapter 2 presents a bibliographic review and the theoretical framework that pointed to a lack of research in mathematics education in EJA in Baixada Fluminense, in remote teaching. Chapter 3 analyzes the categories that emerged from the narrative interviews of the teachers at Colégio Estadual Brasil: Teaching identity, Precariousness of teaching work, Mathematics teaching in EJA, EJA in the pandemic – Remote teaching and it was understood, in addition to the difficulties of teachers in the face of the little participation of the students, due to the lack of connectivity, that the possible strategies were based on the digital resources available SEEDUCRJ: Google Meet, Classroom, YouTube, google forms and Appliquese. Teachers received technological assistance as support. The final considerations brought contributions that the research brought, as well as paths for further research.134 pFreitas, Adriano VargasCosta, Cláudio Fernandes daSoares, Gisele AméricoDias, Pablo dos Santos2023-09-12T14:01:29Z2023-09-12T14:01:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Pablo dos Santos. Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto. 2023. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30294CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-12T14:01:33Zoai:app.uff.br:1/30294Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-12T14:01:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto
title Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto
spellingShingle Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto
Dias, Pablo dos Santos
Educação de Jovens e Adultos
Matemática
Estratégias Curriculares
Ensino remoto
Educação de adultos
Ensino de Matemática
Ensino remoto
Youth and Adult Education
Mathematics
Curriculum Strategies
Remote teaching
title_short Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto
title_full Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto
title_fullStr Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto
title_full_unstemmed Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto
title_sort Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto
author Dias, Pablo dos Santos
author_facet Dias, Pablo dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Adriano Vargas
Costa, Cláudio Fernandes da
Soares, Gisele Américo
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Pablo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Matemática
Estratégias Curriculares
Ensino remoto
Educação de adultos
Ensino de Matemática
Ensino remoto
Youth and Adult Education
Mathematics
Curriculum Strategies
Remote teaching
topic Educação de Jovens e Adultos
Matemática
Estratégias Curriculares
Ensino remoto
Educação de adultos
Ensino de Matemática
Ensino remoto
Youth and Adult Education
Mathematics
Curriculum Strategies
Remote teaching
description Esta dissertação intitulada “ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MESQUITA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO”, buscou compreender quais estratégias os professores desenvolveram durante o ensino remoto e quais suportes receberam para desenvolvê-las. Apresenta a história e experiências do pesquisador, além de recortes da trajetória da EJA, a escolha da escola para a pesquisa, a justificativa, os objetivos e a metodologia com uso da Análise Textual Discursiva ATD. Em seguida, apresenta a revisão bibliográfica e o referencial teórico que apontaram uma carência de pesquisas em educação matemática na EJA, na Baixada Fluminense, no ensino remoto. Analisa as categorias que emergiram das entrevistas narrativas dos professores do Colégio Estadual Brasil: Identidade docente, Precariedade do trabalho docente, Ensino de matemática na EJA, e a EJA na pandemia – Ensino remoto. Dentre os resultados, a compreensão das dificuldades dos professores diante da pouca participação dos estudantes, por conta especialmente da falta de conectividade. As principais estratégias utilizadas pelos docentes foram os recursos digitais disponibilizados pela SEEDUCRJ: Google Meet, Classroom, YouTube, google formulários e o Applique-se. Os professores receberam algum auxílio tecnológico como suporte. As considerações finais trazem contribuições da pesquisa, bem como propostas para novas pesquisas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-12T14:01:29Z
2023-09-12T14:01:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Pablo dos Santos. Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto. 2023. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30294
identifier_str_mv DIAS, Pablo dos Santos. Estratégias de professores de matemática na Educação de Jovens e Adultos em uma escola estadual do município de Mesquita no contexto do ensino remoto. 2023. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838679204364288