A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marlus José Soares dos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23118
Resumo: Estudo teórico sobre a relação entre o usuário surdo e a biblioteca. Buscou-se, primeiramente, estabelecer os conceitos de surdez x deficiência auditiva. Fez-se um contraponto entre o caráter sociológico cujo aspecto era da acessibilidade e o caráter médico cujo aspecto era da enfermidade. Adotou-se como ponto de vista o caráter sociológico da surdez e, por conseguinte adotou-se o termo surdez como o preferido ao decorrer do trabalho. Traçou-se a mesma diferença quanto ao deficiente auditivo e o surdo. Verificou-se como o próprio surdo via si mesmo enquanto pessoa, com diferenças funcionais em relação ao ouvinte. Observou- se que para sua interação e integração o surdo tende a se agrupar com iguais e nunca com o diferente. Analisou-se como se dá o aprendizado da pessoa surda: o modelo oral, da linguagem de sinais e do bilingüismo. Analisou-se a presença do surdo na sociedade de um modo geral, através de exemplos, como o mostrado no jornal “O Globo”. A partir da inserção do surdo na sociedade fez-se uma ponte entre o surdo e a biblioteca, mostrando a potencialidade deste usuário. Analisou-se o papel educativo da biblioteca no tocante ao usuário surdo. Ademais, observou-se a contribuição da biblioteca no que diz respeito à inclusão social, a inclusão de deficientes, a inclusão do usuário surdo. Buscaram-se exemplos do que se tem feito em termos de inclusão social tanto para surdos, como para deficientes de um modo geral. Sinalizou-se ao que se tem como padrão segundo relato do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Sugeriu-se, então, a adoção dos pontos levantados pelo INES.
id UFF-2_26ebda85692ed2c049bf82e20a01aec7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23118
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusãoBibliotecaUsuário surdoInclusão socialSurdezSurdoINESPessoa com deficiênciaSurdezInclusão socialBibliotecaLibraryDeaf userSocial inclusionDeafnessDeaf personINESEstudo teórico sobre a relação entre o usuário surdo e a biblioteca. Buscou-se, primeiramente, estabelecer os conceitos de surdez x deficiência auditiva. Fez-se um contraponto entre o caráter sociológico cujo aspecto era da acessibilidade e o caráter médico cujo aspecto era da enfermidade. Adotou-se como ponto de vista o caráter sociológico da surdez e, por conseguinte adotou-se o termo surdez como o preferido ao decorrer do trabalho. Traçou-se a mesma diferença quanto ao deficiente auditivo e o surdo. Verificou-se como o próprio surdo via si mesmo enquanto pessoa, com diferenças funcionais em relação ao ouvinte. Observou- se que para sua interação e integração o surdo tende a se agrupar com iguais e nunca com o diferente. Analisou-se como se dá o aprendizado da pessoa surda: o modelo oral, da linguagem de sinais e do bilingüismo. Analisou-se a presença do surdo na sociedade de um modo geral, através de exemplos, como o mostrado no jornal “O Globo”. A partir da inserção do surdo na sociedade fez-se uma ponte entre o surdo e a biblioteca, mostrando a potencialidade deste usuário. Analisou-se o papel educativo da biblioteca no tocante ao usuário surdo. Ademais, observou-se a contribuição da biblioteca no que diz respeito à inclusão social, a inclusão de deficientes, a inclusão do usuário surdo. Buscaram-se exemplos do que se tem feito em termos de inclusão social tanto para surdos, como para deficientes de um modo geral. Sinalizou-se ao que se tem como padrão segundo relato do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Sugeriu-se, então, a adoção dos pontos levantados pelo INES.Theoretical study on the relation between the deaf user and the library. One searched, first, to establish the concepts of deafness x auditory deficiency. A counterpoint between the sociological character whose aspect was of the accessibility and the medical character became whose aspect was of the disease. The sociological character of the deafness was adopted as point of view and, therefore the term was adopted deafness as the preferred one when elapsing of the work. It was traced same deficient difference how much to auditory and the deaf person. It was verified as the proper deaf person saw itself exactly while person, with functional differences in relation to the listener. It was observed that for its interaction and integration the deaf person tends if to group with equal and never with the different one. It was analyzed as if of the o learning of the deaf person: the verbal model, of the language of signals and the bilinguilism. It was analyzed presence of the deaf person in the society in a general way, through examples, as shown in the periodical “O Globo”. From the insertion of the deaf person in the society a bridge between the deaf person and the library became, showing the potentiality of this user. The educative paper of the library in regards to the deaf user was analyzed. Moreover, observed it contribution of the library in what it says respect to the social inclusion, the inclusion of deficient, the inclusion of the deaf user. Examples of what had searched if it has made in terms of social inclusion in such a way for deaf people, as for deficient in a general way. It was signaled what it is had as standard according to story of the National Institute of Education of Deaf people (INES). It was suggested, then, the adoption of the points raised for INES.Universidade Federal FluminenseNiteróiMendonça, Marília Alvarenga RochaFreitas, Lídia Silvia deBadini, Sandra BorgesSantos, Marlus José Soares dos2021-09-02T18:41:46Z2021-09-02T18:41:46Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSantos, Marlus José Soares dos. A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão. 2007. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2007.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23118Aluno de GraduaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-02T18:41:46Zoai:app.uff.br:1/23118Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-02T18:41:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão
title A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão
spellingShingle A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão
Santos, Marlus José Soares dos
Biblioteca
Usuário surdo
Inclusão social
Surdez
Surdo
INES
Pessoa com deficiência
Surdez
Inclusão social
Biblioteca
Library
Deaf user
Social inclusion
Deafness
Deaf person
INES
title_short A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão
title_full A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão
title_fullStr A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão
title_full_unstemmed A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão
title_sort A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão
author Santos, Marlus José Soares dos
author_facet Santos, Marlus José Soares dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Marília Alvarenga Rocha
Freitas, Lídia Silvia de
Badini, Sandra Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marlus José Soares dos
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca
Usuário surdo
Inclusão social
Surdez
Surdo
INES
Pessoa com deficiência
Surdez
Inclusão social
Biblioteca
Library
Deaf user
Social inclusion
Deafness
Deaf person
INES
topic Biblioteca
Usuário surdo
Inclusão social
Surdez
Surdo
INES
Pessoa com deficiência
Surdez
Inclusão social
Biblioteca
Library
Deaf user
Social inclusion
Deafness
Deaf person
INES
description Estudo teórico sobre a relação entre o usuário surdo e a biblioteca. Buscou-se, primeiramente, estabelecer os conceitos de surdez x deficiência auditiva. Fez-se um contraponto entre o caráter sociológico cujo aspecto era da acessibilidade e o caráter médico cujo aspecto era da enfermidade. Adotou-se como ponto de vista o caráter sociológico da surdez e, por conseguinte adotou-se o termo surdez como o preferido ao decorrer do trabalho. Traçou-se a mesma diferença quanto ao deficiente auditivo e o surdo. Verificou-se como o próprio surdo via si mesmo enquanto pessoa, com diferenças funcionais em relação ao ouvinte. Observou- se que para sua interação e integração o surdo tende a se agrupar com iguais e nunca com o diferente. Analisou-se como se dá o aprendizado da pessoa surda: o modelo oral, da linguagem de sinais e do bilingüismo. Analisou-se a presença do surdo na sociedade de um modo geral, através de exemplos, como o mostrado no jornal “O Globo”. A partir da inserção do surdo na sociedade fez-se uma ponte entre o surdo e a biblioteca, mostrando a potencialidade deste usuário. Analisou-se o papel educativo da biblioteca no tocante ao usuário surdo. Ademais, observou-se a contribuição da biblioteca no que diz respeito à inclusão social, a inclusão de deficientes, a inclusão do usuário surdo. Buscaram-se exemplos do que se tem feito em termos de inclusão social tanto para surdos, como para deficientes de um modo geral. Sinalizou-se ao que se tem como padrão segundo relato do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Sugeriu-se, então, a adoção dos pontos levantados pelo INES.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2021-09-02T18:41:46Z
2021-09-02T18:41:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos, Marlus José Soares dos. A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão. 2007. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2007.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23118
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Santos, Marlus José Soares dos. A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão. 2007. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2007.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135315466420224