A biblioteca e o usuário surdo: uma questão de inclusão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23118 |
Resumo: | Estudo teórico sobre a relação entre o usuário surdo e a biblioteca. Buscou-se, primeiramente, estabelecer os conceitos de surdez x deficiência auditiva. Fez-se um contraponto entre o caráter sociológico cujo aspecto era da acessibilidade e o caráter médico cujo aspecto era da enfermidade. Adotou-se como ponto de vista o caráter sociológico da surdez e, por conseguinte adotou-se o termo surdez como o preferido ao decorrer do trabalho. Traçou-se a mesma diferença quanto ao deficiente auditivo e o surdo. Verificou-se como o próprio surdo via si mesmo enquanto pessoa, com diferenças funcionais em relação ao ouvinte. Observou- se que para sua interação e integração o surdo tende a se agrupar com iguais e nunca com o diferente. Analisou-se como se dá o aprendizado da pessoa surda: o modelo oral, da linguagem de sinais e do bilingüismo. Analisou-se a presença do surdo na sociedade de um modo geral, através de exemplos, como o mostrado no jornal “O Globo”. A partir da inserção do surdo na sociedade fez-se uma ponte entre o surdo e a biblioteca, mostrando a potencialidade deste usuário. Analisou-se o papel educativo da biblioteca no tocante ao usuário surdo. Ademais, observou-se a contribuição da biblioteca no que diz respeito à inclusão social, a inclusão de deficientes, a inclusão do usuário surdo. Buscaram-se exemplos do que se tem feito em termos de inclusão social tanto para surdos, como para deficientes de um modo geral. Sinalizou-se ao que se tem como padrão segundo relato do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Sugeriu-se, então, a adoção dos pontos levantados pelo INES. |
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